O que é RAPPORT?
A palavra RAPPORT tem origem francesa e significa trazer de volta ou criar uma relação, podemos dizer que a sincronização entre duas ou mais pessoas.
No mundo empresarial, o rapport tem grande
relevância, usado estrategicamente em processos de negociações e vendas, onde busca a empatia entre vendedor e cliente.
Para muitas pessoas o rapport pode acontecer de forma natural, onde elas conseguem criar uma ligação de respeito e confiança com outras pessoas com quem ela se relaciona.
Com o cliente acontece sem nenhum esforço consciente, demonstrando interesse na opinião e pensamentos dele facilitando sua negociação.
Mas, para quem não consegue gerar essa conexão tão forte em um diálogo, existem algumas técnicas:
1. Chame o
cliente pelo nome
Pode parecer óbvio, mas muitos profissionais de vendas esquecem de falar o nome
do cliente durante a ligação ou quando estão em contato direto. Chamar pelo
nome é uma forma de demonstrar atenção a ele e personalidade
2. Sorria
Já te disseram que sorrir é o melhor remédio? O sorriso se aplica a tudo! Ser gentil é um dever de todos e isso favorece todas as áreas de
relacionamento e comunicação para vendas.
Um sorriso numa rotina pesada e cansativa, é capaz de desarmar qualquer pessoa, além de transformar um dia ruim em um momento muito mais leve! Seja pessoalmente, por telefone ou qualquer outro meio de interação, sorrir é um bom negócio.
3. Respeito e
autoridade
O rapport também gera respeito e faz com que a sua empresa seja
reconhecida como uma autoridade no que faz. Afinal, o cliente se sente acolhido
e desenvolve a confiança, que são dois pontos essenciais para a percepção
de valor.
4. Equilíbrio emocional
Acontece muito de num momento de discutir aspectos de um produto ou serviço, o cliente se exalta e o vendedor acaba agindo de forma reativa e as coisas escalam para um clima terrível.
Para aplicar bem o rapport é preciso estar equilibrado emocionalmente e entender que aquela relação é profissional e o seu objetivo primordial é ofertar uma solução.
E por que é importante criar relacionamento com o cliente?
Na prática, empresas podem considerar que vender, por si só, é o grande objetivo do negócio. No entanto, uma venda não é o suficiente para fidelizar um cliente.
Sabemos que manter clientes fiéis é muito mais barato e mais rentável do que ter que prospectar novos clientes o tempo todo.
Além disso, clientes fiéis tendem a se tornar advogados e promotores de marcas.
Os clientes a prospectar, não criaram identificação com a marca ou produto/serviço, e não tendo o peso da transformação na sua vida, se quer irão lembrar de que foi atendido por alguma empresa ou pessoa.
O consumidor atual só é atraído por uma marca/produto se ela oferecer uma experiência única e constante.
Caso contrário, ele pode, em um piscar de olhos, trocar o produto por mais incrível que ele seja, pelo da concorrência. É nesse sentido que o rapport se torna tão importante.
Conhecendo um pouco mais sobre essa estratégia de criar conexão e rapport, entendendo sua importância no universo corporativo se torna mais fácil entender o quanto é crucial estabelecer relações mais intensas com seus clientes.
E aí, você tem conseguido criar rapport com facilidade com seu cliente? Conte para a gente nos comentários!