Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightVarejo keyboard_arrow_rightArtigos

A importância de gerar Rapport com o cliente no atendimento

avatar CINTIA DA CUNHA
Cintia Da Cunhafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt2
A importância de gerar Rapport com o cliente no atendimento
2 pessoas curtiram esse artigo
Criado em 11 OUT. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase

O que é RAPPORT?


A palavra RAPPORT tem origem francesa e significa trazer de volta ou criar uma relação, podemos dizer que a sincronização entre duas ou mais pessoas. 


No mundo empresarial, o rapport tem grande relevância, usado estrategicamente em processos de negociações e vendas, onde busca a empatia entre vendedor e cliente.


Para muitas pessoas o rapport pode acontecer de forma natural, onde elas conseguem criar uma ligação de respeito e confiança com outras pessoas com quem ela se relaciona.


Com o cliente acontece sem nenhum esforço consciente, demonstrando interesse na opinião e pensamentos dele facilitando sua negociação.


Mas, para quem não consegue gerar essa conexão tão forte em um diálogo, existem algumas técnicas:


1.      Chame o cliente pelo nome
Pode parecer óbvio, mas muitos profissionais de vendas esquecem de falar o nome do cliente durante a ligação ou quando estão em contato direto. Chamar pelo nome é uma forma de demonstrar atenção a ele e personalidade


2.     Sorria
Já te disseram que sorrir é o melhor remédio? O sorriso se aplica a tudo! 
Ser gentil é um dever de todos e isso favorece todas as áreas de relacionamento e comunicação para vendas. 


     Um sorriso numa rotina pesada e cansativa, é capaz de desarmar qualquer pessoa, além de transformar um dia ruim em um momento muito mais leve! Seja pessoalmente, por telefone ou qualquer outro meio de interação, sorrir é um bom negócio.


3.     Respeito e autoridade
O rapport também gera respeito e faz com que a sua empresa seja reconhecida como uma autoridade no que faz. Afinal, o cliente se sente acolhido e desenvolve a confiança, que são dois pontos essenciais para a percepção de valor. 


Quando você estabelece uma conversa pautada na empatia, compreensão e simpatia também faz com que a outra parte se abra mais para a relação e sinta mais respeito pela sua figura.


4.   Equilíbrio emocional

Acontece muito de num momento de discutir aspectos de um produto ou serviço, o cliente se exalta e o vendedor acaba agindo de forma reativa e as coisas escalam para um clima terrível. 


Para aplicar bem o rapport é preciso estar equilibrado emocionalmente e entender que aquela relação é profissional e o seu objetivo primordial é ofertar uma solução.