Você provavelmente já ouviu falar sobre a Transformação Digital e sabe como ela está cada vez mais presente em nossa vida, seja no pessoal ou no corporativo. Afinal, com ela veio também novos modelos de negócios e um olhar mais atento à experiência do cliente, ponto importante para quem quer ser bem visto no mercado atualmente.
Algumas empresas já entenderam a necessidade de estarem no mundo digital e tem corrido atrás para não ficar atrás da concorrência, mas outras ainda têm muita resistência, pois questionam se isso realmente é algo necessário. Entre os maiores motivos de resistência para algumas empresas entrarem no mundo digital, estão:
A dificuldade de se adaptar ao meio;
A falta de capital;
A falta de organização e planejamento, afinal, muitos gestores se apegam a planejamentos complexos, em vez de experimentarem, na prática, os resultados de tudo isso.
Por isso, é necessária uma mudança no mindset das empresas para que evitem possíveis problemas, afinal, é muito provável que seus maiores concorrentes já estejam conquistando o seu espaço no digital. A empresa precisa estar disposta a aprender com as dificuldades para melhorar os processos. Nesse momento é importante um bom Planejamento de Marketing, fazer a Análise SWOT de seu negócio e realizar Reuniões de Brainstorming com a equipe para que juntos possam pensar em novas ideias e estratégias para a sua empresa.
O mundo digital pós pandemia
Com a pandemia de Covid-19 e as adaptações que o mundo precisou realizar em todos os âmbitos, a importância de se estar no digital foi muito difundida. E pudemos ver em números como isso afetou toda a população e consequentemente os meios corporativos. Um dos lugares que mais pude ouvir e conversar sobre o tema, foi no Sebrae, onde sou consultor e mentor, além de participar também ativamente com a minha empresa Motion Publicidade do Sebraetec, serviço que conecta pequenos negócios a uma ampla rede de prestadoras de serviços tecnológicos em todo o país.
E foi incrível poder ver esse movimento das empresas correndo atrás do mundo digital, mas um ponto que eu sempre falo é que não basta apenas estar lá, você precisa buscar cada vez mais conhecimento. Ainda mais pensando nesse meio onde as coisas mudam todos os dias, com novas tecnologias e novas atualizações.
A importância de estar atualizado
Alguns dias atrás em uma reunião com a minha equipe, comentei sobre o consumo de Newsletter, e como é necessário estar inscrito na base de outras empresas, para que sempre possa buscar novas referências. E recomendei alguns canais com conteúdos muito bacanas como o Social Media Today, site americano com vários materiais ricos, o Think With Google, que sempre apresenta dados, insights, inspirações e todas as novidades do Google, o The Brief da empresa NZN, referência em Conteúdo, a Rock Content, empresa que também é especialista em Marketing de Conteúdo e a nossa parceira RD Station, que sempre disponibiliza vários materiais gratuitos, além de sempre apresentarem Webinars sobre as novidades e tendências do mundo do Marketing.
Conclusão
É hora de abrir mão dos velhos costumes e despertar para esse mundo de oportunidades, pensando em maneiras de mudar processos e em como a tecnologia pode ajudar a sua empresa a explorar novos mercados.
Mas e aí, a sua empresa já está no digital? Você sente que tem alguma dificuldade ainda em se adaptar ao meio?
Deixe nos comentários a sua resposta para que possamos debater sobre. Espero que tenha gostado do conteúdo e não deixe de compartilhar em suas redes sociais! E se quiser me acompanhar, acesse o meu Facebook ou LinkedIn.