Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightNovos Negócioskeyboard_arrow_rightArtigos

A IMPORTÂNCIA DA TECNOLOGIA PARA AS STARTUPS

avatar VALDETE NOVELI RHODEN
Valdete Noveli Rhodenfavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt1
A IMPORTÂNCIA DA TECNOLOGIA PARA AS STARTUPS
1 pessoa curtiu esse artigo
Criado em 28 JUL. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Afinal, o que são Startups?


Startup é uma empresa que nasce a partir de um modelo de negócio ágil e enxuto, capaz de gerar valor para seu cliente resolvendo um problema real. Oferece uma solução escalável para o mercado e, para isso, usa tecnologia como ferramenta principal.

Mas por ser também, uma empresa que já existe e que num dado momento, através de uma equipe multidisciplinar, busca desenvolver um produto ou serviço inovador, de base tecnológica, que tenha um modelo de negócio facilmente replicado e possível de escalar sem aumento proporcional dos seus custos, como apontado acima.

Uma das características mais importantes de uma startup está em sua capacidade de ter seus produtos utilizados por um número grande de pessoas em pouco tempo. Uma startup também costuma apresentar baixo esforço de replicação de seus produtos, isto é, custos de operação que cresçam proporcionalmente a taxas menores que sua receita, na medida em que a empresa ganha escala. Por essa razão, utilizam de forma intensiva a tecnologia, em especial as tecnologias da informação e a Internet.

Durante o período mais crítico da pandemia, empresas se adaptaram rapidamente suas estratégias de distribuição par atendem o boom das compras online. Algumas gigantes construíram centros logísticos em algumas capitais para conseguirem efetuar entregas não mais em dias mas em horas. Essa facilidade no processo implicou em grande crescimento de escola. Exemplo dado, vamos continuar falando de termos que envolvem as Startups.


Unicórnios



O termo é muito falado no Vale do Silício e significa uma empresa que chegou a R$ 1 bilhão de valuation (valor que um investidor oferece pela startup). A expectativa para o Brasil é que esse cenário favorável demorasse a chegar, mas em 2018, a Nubank, a 99 táxi e a Pagseguro se tornarma unicórnios, provando a consolidação do movimento focado em tecnologia.


Bootstrapping


Para aqueles que acompanham o mundo das startups, o bootstrapping é o primeiro passo dos investimentos. Neste caso, o empreendedor, ou o grupo de empreendedores, tira dinheiro do próprio bolso para investir na empresa. Praticamente todas as startups criadas começam com o sistema bootstrapping até conseguirem investimentos maiores.


Investimento Anjo


É o investimento efetuado por pessoas físicas com seu capital próprio em empresas nascentes com alto potencial de crescimento. O Investidor-Anjo tem como objetivo aplicar em negócios com alto potencial de retorno. O termo anjo é utilizado pelo fato de não ser um investidor exclusivamente financeiro que fornece apenas o capital necessário para o negócio, mas por apoiar ao empreendedor, aplicando seus conhecimentos, experiência e rede de relacionamento para orientá-lo e aumentar suas chances de sucesso.


Capital Semente


Esta é uma boa fonte de recursos para empresas que ainda não estouraram, mas que já tem produtos ou serviços lançados no mercado e algum faturamento. O capital semente apoia startups em fase de implementação e organização de operações, muitos deles concebidos no seio das incubadoras de empresas. Neste estágio inicial, os aportes financeiros ajudam, entre outras funções, na capacitação gerencial e financeira do negócio.


Incubadoras


A partir de um projeto ou uma empresa que tem como objetivo a criação ou o desenvolvimento de pequenas empresas ou microempresas, apoiando-as nas primeiras etapas de suas vidas. O processo de incubação inclui ajuda com a modelagem básica do negócio, ajuda com técnicas de apresentação, acesso a recursos de ensino superior, entre outros. Existem incubadoras em universidades e outras instituições.


Aceleradoras


Apesar de serem um tipo moderno de incubadoras de empresas, as aceleradoras trazem uma metodologia mais complexa. Por quê? O processo para participar das aceleradoras é aberto, e estas geralmente procuram por startups que contam com uma equipe e que vão receber apoio financeiro, consultoria, treinamentos e participação em eventos durante um período específico, que pode ser de três a oito meses. Em troca, as aceleradoras recebem uma participação acionária.


Venture Capital


É uma modalidade de investimento utilizada para apoiar negócios por meio da compra de uma participação acionária, geralmente minoritária, com objetivo de ter as ações valorizadas para posterior saída da operação. O risco se dá pela aposta em empresas cujo potencial de valorização é elevado e o retorno esperado é idêntico ao risco que os investidores querem correr.


Venture Building


O modelo mescla características das incubadoras, aceleradoras e venture capital, sendo que fornece todo o planejamento estratégico, a captação de recursos financeiros e humanos e estrutura física. O objetivo de uma venture builder não é apenas criar um produto, mas construir um negócio. Geralmente a participação desse tipo de investidor chega até a 80% da estrutura acionária na fase inicial.

Quer conhecer exemplo de startups? Fizemos um artigo completo sobre todos os tipos de startups e vários exemplos. Clique aqui para ler.

Os empreendedores brasileiros têm muitas ideias mas faltam incentivos públicos, assim, o artigo procurou ampliar a visão empreendedora sobre as possibilidades de você leitor, usar suas ideias para monetizar. Procure obter mais conhecimento. O SEBRAE oferece vários cursos gratuitos online sobre inovação e modelagem de startups. Clique aqui para conhecer.

avatar VALDETE NOVELI RHODEN
Valdete Noveli Rhoden
Mentora, docente, treinadora e consultora. Mestra em administrao, especialista em desenvolvimento de grupos pela SBDG. Trabalhar com Marketing por mais de vinte anos me inseriu nos estudos sobre comportamento.favorite_outline Seguir Perfil
capa Novos Negócios
Novos Negócios
people 5313 participantes
Um espaço aberto para trocas de experiências sobre novos negócios. Se você já tem uma ideia de negócio, ou ainda não sabe por onde começar, este é o lugar certo! Aqui, você encontra conteúdos para te ajudar a ter sucesso nesta jornada empreendedora ¿¿
fixo
Em alta
Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
16 ago. 2022Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
Sebrae em Dados - Salões de Beleza
15 out. 2022Sebrae em Dados - Salões de Beleza
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?