Muitos empreendedores entram no negócio por conta própria porque têm um sonho, uma habilidade e o know-how para fazer seus negócios funcionarem para eles. Essas são qualidades importantes para qualquer empreendedor, mas a inteligência emocional é responsável por 85% a 90% do sucesso no trabalho. Vamos saber por quê? A tomada de decisão é um trabalho de tempo integral para qualquer empreendedor. Você não só precisa tomar decisões sobre seus produtos e serviços, mas também sobre a maneira pela qual administra seus negócios. Vale ressaltar que administrar um negócio também pode ser uma experiência altamente emocional. Você coloca seu coração e alma em todos os aspectos, e pode ser totalmente frustrante quando algo não sai do seu jeito, um cliente diz algo negativo sobre você ou você comete um erro por descuido que afeta todo o seu trabalho. Quando as emoções atrapalham a administração de um negócio, muitas vezes isso pode obscurecer sua tomada de decisão. Nem sempre é fácil separar suas emoções dos fatos e da lógica da situação, mas aumentar sua inteligência emocional pode simplificar o processo. Ao fazer isso, você se torna mais consciente de suas emoções para que esteja em melhor posição para mantê-las sob controle. Você reconhece como eles afetam seu trabalho e pode ser mais resiliente quando ocorrem contratempos. Dessa forma, você não está tomando decisões críticas de negócios com base em um sentimento atual. É difícil ter uma conversa profunda com alguém se você não simpatiza. Em geral, se você não consegue se identificar com as emoções dos outros, a comunicação é mais difícil e menos eficaz. Empreendedores com alta inteligência emocional podem alavancar a empatia, a resolução de problemas e as habilidades sociais para encontrar soluções, criar relacionamentos fortes e, consequentemente, conquistar as pessoas. Entrar na cabeça do seu cliente pode ser mais difícil do que você imagina. É fácil fazer suposições sobre o que seu público deseja, mas a melhor maneira de identificar as necessidades do consumidor é usar uma combinação de dados e comunicação direta com os clientes sobre suas experiências. Se você conseguir ter empatia com seus clientes, verá que pode melhorar seu produto para melhor atender às suas necessidades. Ou você poderá encontrar novas maneiras de comercializar com mais eficiência para seu público. Mesmo que você ainda esteja nos estágios iniciais da construção de um negócio, provavelmente está pensando em quando terá uma equipe trabalhando para você. Líderes emocionalmente inteligentes trazem o melhor de seus funcionários. É a base para cultivar o respeito e uma visão unificada, o que, por sua vez, leva a uma maior produtividade. Isso é especialmente importante para empreendedores que lideram equipes remotas: a inteligência emocional é crucial para os líderes que precisam que seus funcionários sejam produtivos longe de um escritório centralizado, por exemplo. Estar em sintonia com suas próprias emoções e as de outras pessoas é mais natural para alguns do que para outros. Ainda assim, isso não significa que você não possa melhorar sua inteligência emocional. De fato, os empreendedores mais motivados adotam uma abordagem proativa para melhorar sua inteligência emocional para que ela possa continuar contribuindo para seu sucesso. Transforme essas dicas em hábitos para aumentar sua inteligência emocional de forma natural: Pense antes de falar e escolha suas palavras com sabedoria; Mantenha uma atitude positiva, mesmo quando estiver sob estresse; Procure pistas não verbais, como linguagem corporal; Pratique o perdão e a resiliência; Seja proativo na resolução de conflitos. Quanto mais você praticar essas dicas, mais a inteligência emocional funcionará para você!A inteligência emocional melhora a tomada de decisões
Comunicação mais eficaz
Identificar as necessidades do cliente de forma eficaz
Unificação da equipe por meio de liderança aprimorada
Como melhorar sua inteligência emocional