Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightNovos Negócioskeyboard_arrow_rightArtigos

A importância da inteligência emocional para quem quer empreender

avatar PATRICIA FERNANDES VALENTE SANTINI
Patricia Fernandes Valente Santinifavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
A importância da inteligência emocional para quem quer empreender
Criado em 21 JUL. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase


Muitos empreendedores entram no negócio por conta própria porque têm um sonho, uma habilidade e o know-how para fazer seus negócios funcionarem para eles. Essas são qualidades importantes para qualquer empreendedor, mas a inteligência emocional  é responsável por 85% a 90% do sucesso no trabalho. Vamos saber por quê?



A inteligência emocional melhora a tomada de decisões



A tomada de decisão é um trabalho de tempo integral para qualquer empreendedor. Você não só precisa tomar decisões sobre seus produtos e serviços, mas também sobre a maneira pela qual administra seus negócios.


Vale ressaltar que administrar um negócio também pode ser uma experiência altamente emocional. Você coloca seu coração e alma em todos os aspectos, e pode ser totalmente frustrante quando algo não sai do seu jeito, um cliente diz algo negativo sobre você ou você comete um erro por descuido que afeta todo o seu trabalho.


Quando as emoções atrapalham a administração de um negócio, muitas vezes isso pode obscurecer sua tomada de decisão. Nem sempre é fácil separar suas emoções dos fatos e da lógica da situação, mas aumentar sua inteligência emocional pode simplificar o processo.


Ao fazer isso, você se torna mais consciente de suas emoções para que esteja em melhor posição para mantê-las sob controle. Você reconhece como eles afetam seu trabalho e pode ser mais resiliente quando ocorrem contratempos. Dessa forma, você não está tomando decisões críticas de negócios com base em um sentimento atual. 



 Comunicação mais eficaz



É difícil ter uma conversa profunda com alguém se você não simpatiza. Em geral, se você não consegue se identificar com as emoções dos outros, a comunicação é mais difícil e menos eficaz.


Empreendedores com alta inteligência emocional podem alavancar a empatia, a resolução de problemas e as habilidades sociais para encontrar soluções, criar relacionamentos fortes e, consequentemente, conquistar as pessoas.



Identificar as necessidades do cliente de forma eficaz



Entrar na cabeça do seu cliente pode ser mais difícil do que você imagina. É fácil fazer suposições sobre o que seu público deseja, mas a melhor maneira de identificar as necessidades do consumidor é usar uma combinação de dados e comunicação direta com os clientes sobre suas experiências. 


Se você conseguir ter empatia com seus clientes, verá que pode melhorar seu produto para melhor atender às suas necessidades. Ou você poderá encontrar novas maneiras de comercializar com mais eficiência para seu público.



Unificação da equipe por meio de liderança aprimorada



Mesmo que você ainda esteja nos estágios iniciais da construção de um negócio, provavelmente está pensando em quando terá uma equipe trabalhando para você. Líderes emocionalmente inteligentes trazem o melhor de seus funcionários.


É a base para cultivar o respeito e uma visão unificada, o que, por sua vez, leva a uma maior produtividade. Isso é especialmente importante para empreendedores que lideram equipes remotas: a inteligência emocional é crucial para os líderes que precisam que seus funcionários sejam produtivos longe de um escritório centralizado, por exemplo.



Como melhorar sua inteligência emocional



Estar em sintonia com suas próprias emoções e as de outras pessoas é mais natural para alguns do que para outros. Ainda assim, isso não significa que você não possa melhorar sua inteligência emocional. De fato, os empreendedores mais motivados adotam uma abordagem proativa para melhorar sua inteligência emocional para que ela possa continuar contribuindo para seu sucesso. Transforme essas dicas em hábitos para aumentar sua inteligência emocional de forma natural:


  • Pense antes de falar e escolha suas palavras com sabedoria;

  • Mantenha uma atitude positiva, mesmo quando estiver sob estresse;

  • Procure pistas não verbais, como linguagem corporal;

  • Pratique o perdão e a resiliência;

  • Seja proativo na resolução de conflitos.


Quanto mais você praticar essas dicas, mais a inteligência emocional funcionará para você!


avatar PATRICIA FERNANDES VALENTE SANTINI
Patricia Fernandes Valente Santini
Tentar, aprender e tentar novamente.... Esse é o lema que rege minha vida! Gestora de Projetos Especialista em Gestão de Micro e Pequenas Empresasfavorite_outline Seguir Perfil
capa Novos Negócios
Novos Negócios
people 5314 participantes
Um espaço aberto para trocas de experiências sobre novos negócios. Se você já tem uma ideia de negócio, ou ainda não sabe por onde começar, este é o lugar certo! Aqui, você encontra conteúdos para te ajudar a ter sucesso nesta jornada empreendedora ¿¿
fixo
Em alta
Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
16 ago. 2022Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
Sebrae em Dados - Salões de Beleza
15 out. 2022Sebrae em Dados - Salões de Beleza
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?