Hoje, estamos diante de um avanço digital muito grande e para todo lado que olhamos tem textos!
Seja ele longo, curtos ou nos vídeos que assistimos.
Diante dessa grande demanda de conteúdos digitais, precisamos mais do que nunca de uma CURADORIA.
A curadoria tem a ação de analisar e adequar um conteúdo para qualquer plataforma digital.
É um processo que envolve uma segmentação e filtragem de dados relevantes que fará o seu texto alcançar um nível de clareza e assertividade muito grande diante do seu público-alvo.
E nesse processo de curadoria é preciso ter muita atenção para que a compatibilidade da mensagem fornecida, o perfil da sua persona, as atividades e os valores da sua empresa estejam bem alinhados.
É necessário que o seu público perceba qual a relevância do conteúdo publicado e a relação dele com os produtos ou serviços que serão fornecidos pela sua empresa.
Vou te apresentar alguns pontos importantes da curadoria para você observar diante dos seus textos.
Mas antes, é necessário que você entenda que um conteúdo bem apresentado não é apenas formado de gatilhos mentais e estratégia de SEO bem feita.
O seu texto precisa ser um conteúdo de valor.
Se atente ao português
Muitos leitores abandonam os textos ao encontrar erros de português e vícios de linguagem.
Pode parecer repetitivo esse tópico, mas acredite, existem muitos erros de português por falta de atenção ao texto. É necessário que estude as palavras antes de concluir um conteúdo.
Se não sabe como escrever, pesquise. Se não teve o sentido que queria troque a palavra.
NA CURADORIA, ISSO É ALGO QUE NÃO PODE PASSAR DESPECEBIDO!
E claro, cuidado com as falas informais. Não é porque você se comunica abreviando que você vai criar um conteúdo na mesma linha.
EVITE: MENAS, NÓIS, VC, AGENTE, HUM, TIPO ASSIM, NÉ, TLG ETC.
Dê sentido as frases
Não importa o tamanho das frases, ela precisa trazer sentido a informação que você quer passar.
Então se atente:
Concordância e harmonia: A informação do texto precisa estar alinhada com o que você oferecer.
Palavras-chaves: Precisa fazer sentido com o texto e ser bem definida para ser achada nas pesquisas.
Dor e solução: O texto precisa deixar claro qual dor está apontando e qual solução vai oferecer.
Saiba a estrutura do texto
Antes de criar o seu conteúdo estude a plataforma que você irá divulgar o seu texto.
Com a curadoria, percebemos se o texto apresenta, desenvolve e conclui a informação para guiar o leitor a entender sua mensagem.
Redes Sociais legenda: Textos curtos, diretos e claros. A atenção é redobrada, pois alterações muito densas podem modificar a informação principal. E aqui, você escolhe fotos, vídeos por post.
Blogs / Comunidades Digitais: textos mais descritivos, longos e com a opção de incluir vídeos, links, fotos em um único post. Uma plataforma de entrega de informação bem densa!
Mantenha a Comunicação do autor
Cada autor tem a sua forma de se expressar. Cada um tem os seus bordões ao entregar um conteúdo.
Tem autor que são extremamente formais, aqueles que são super despojados e aqueles que, literalmente, ligam o fod@-se ao falar.
Todos merecem respeito!
E na hora de aplicar a curadoria isso deve ser mantido, ninguém pode alterar o texto de ninguém para tirar a essência de quem escreveu.
Podemos corrigir o necessário para a mensagem ser clara e assertiva, mas não alterar a originalidade de quem escreveu o texto!
A curadoria é fascinante, mas precisa de cuidados!
Textos de alta performance precisam ter várias estratégias, mas se esses pontos acima não ter a atenção necessária o seu texto perde mais da metade do valor.
Porque a intenção de aplicar a curadoria em um texto é torná-lo atrativo para vários tipos de autores e deixar claro que ali tem a solução que ele procura.
Pode parecer simples, sem muita importância, mas, fazer a curadoria no seu conteúdo traz FORÇA e AUTORIDADE naquilo que você oferece.
É um olhar cuidadoso, que traz força para o conteúdo de cada marca, sem tirar a autoralidade de quem produziu.
DICA DE OURO: Sempre peça para alguém ler o seu conteúdo, ela irá perceber erros que você, talvez, não conseguiu perceber durante a produção. MAS, que seja alguém que conheça a sua forma de se comunicar para tirar a sua linha de entrega.
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Até breve.