Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightMulheres Empreendedoras keyboard_arrow_rightArtigos

A importância da capacitação empreendedora

avatar ACEA EVGUENI RATCHEVA
Acea Evgueni Ratchevafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
A importância da capacitação empreendedora
Criado em 02 AGO. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase


Para ter um empreendimento de sucesso, não basta ter ideias inovadoras e dinheiro para investir. Em sua trajetória, você precisa de conhecimento, habilidades e mentalidade ligados às atividades empreendedoras.


O processo de aprendizagem gira em torno de três características principais: responsabilidade, conectividade e maneira independente de pensar, o que facilita as cinco etapas da jornada empreendedora:


  • Geração de uma ideia de negócio;

  • Avaliação de oportunidades existentes;

  • Realização de um plano de negócios;

  • Formação de negócios;

  • Crescimento da empresa.


À medida que desdobramos o processo de negócios nas cinco fases, é fácil identificar  que o empreendedor necessita de um conjunto de habilidades para facilitar a jornada empreendedora. Entre elas, destacam-se:


  • Comunicação, incluindo escuta;

  • Bons conhecimentos de finanças;

  • Trabalho em equipe, bem como habilidades de liderança;

  • Pensamento analítico e crítico, bem como habilidades de resolução de problemas;

  • Capacidade de planejar estratégias e planejamento.



Assumindo o negócio com tranquilidade



A capacitação empreendedora é fundamental para criar ou assumir um negócio com tranquilidade, ainda mais quando você não tem experiência. A formação em empreendedorismo por meio de um curso de curta ou longa duração é essencial para garantir a viabilidade do seu projeto empresarial e desenvolvê-lo adequadamente.


Os treinamentos profissionais para futuros empreendedores são verdadeiras redes de segurança: permitem adquirir todas as habilidades necessárias para se tornar um bom empreendedor e evitar as armadilhas de iniciar um negócio. 


Se capacitar é particularmente útil para aperfeiçoar certos pontos, como escolher a forma jurídica correta, ficar por dentro das questões relacionadas à administração, finanças, comunicação etc. Tudo depende do treinamento escolhido e de seus objetivos.



Melhore suas habilidades interpessoais



Um empreendedor, principalmente alguém que está começando, precisa ter um bom relacionamento interpessoal. 


Os fundadores de startups, por exemplo, conhecem muitas pessoas, e apresentar suas ideias é uma das coisas mais importantes que eles precisam fazer para convencer os investidores. Você pode praticar suas habilidades interpessoais em suas conversas diárias com outras pessoas.



Participe de eventos e workshops



Participar de eventos de negócios e workshops para empreendedores é uma das melhores alternativas para desenvolver suas habilidades empreendedoras.


Você não apenas pode aprender coisas importantes que pode aplicar em seus negócios, mas também pode interagir com outros proprietários de empresas. Esses contatos podem ser valiosos em longo prazo, e você conhecerá empreendedores experientes que podem fornecer informações valiosas.



Encontre um mentor experiente



Procurar mentores é como fazer perguntas em sala de aula e pode ser extremamente valioso para aprender e desenvolver suas habilidades empreendedoras.


Você pode passar um dia com alguém para ver como ele administra a empresa ou pode se reunir com grupos profissionais para discutir várias necessidades comerciais do dia a dia. 


Você ficará surpreso ao descobrir que muitos empreendedores experientes e bem-sucedidos estão mais do que dispostos a  fornecer orientação profissional.


Desenvolva suas habilidades de liderança



Para desenvolver suas habilidades de liderança para qualquer equipe de negócios ou projeto, você pode procurar oportunidades para ser o líder ou gerente da equipe, por exemplo.


Ao mesmo tempo, você deve buscar constantemente feedback de seus colegas de trabalho para descobrir como você se desempenha como líder. O feedback irá ajudá-lo a desenvolver suas habilidades de liderança e melhorar suas capacidades de gerenciamento.



Descubra como gerenciar suas finanças



Uma das habilidades empreendedoras essenciais que você precisa aprender e desenvolver é como gerenciar suas finanças. Normalmente, assim que os empreendedores iniciam um novo negócio, eles também ficam responsáveis pelas finanças até que o empreendimento decole. 


Embora você possa contratar um profissional para ajudá-lo, provavelmente você terá que assumir a tarefa pelo menos por algum tempo. Finanças é parte integrante de qualquer negócio, e você deve investir tempo aprendendo todos os processos financeiros do seu negócio


Só assim você poderá entender melhor o seu negócio e como ele pode lucrar. Conhecer as finanças de sua empresa também pode torná-lo mais confiante ao fazer uma apresentação sobre seu empreendimento e eliminar a possibilidade de fazer uma pergunta para a qual você não tem uma resposta.


E você, tem desenvolvido suas habilidades empreendedoras? Conte para a gente nos comentários!


Se gostou deste tipo de conteúdo e gostaria de acessar mais dicas e experiências compartilhadas que podem te ajudar a trilhar sua jornada empreendedora, participe da comunidade Mulheres Empreendedoras.

avatar ACEA EVGUENI RATCHEVA
Acea Evgueni Ratcheva
Mãe do Arthur | Head da comunidade Mulheres Empreendedoras | Especialista em Marketing Empresarial e Marketing Intelligence | Consultora no Sebrae Paraná | Empresária do segmento infantilfavorite_outline Seguir Perfil
capa Mulheres Empreendedoras
Mulheres Empreendedoras
people 1784 participantes
Somos uma comunidade de mulheres empreendedoras, que lutam diariamente para superar as dificuldades e chegarmos onde queremos! Somos fortes e empoderadas.
fixo
Em alta
Empreender é sobre Crescer e Contribuir
20 out. 2022Empreender é sobre Crescer e Contribuir
Seja a Influenciadora do seu negócio!
10 ago. 2022Seja a Influenciadora do seu negócio!
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?