Brincar é uma atividade de extrema importância para o crescimento social, emocional, físico e cognitivo da criança. É a melhor forma que ela tem de aprender sobre seu corpo e sobre o mundo a sua volta, pois para isso ela precisa utilizar seus cinco sentidos como ferramentas para exploração, e este é o objetivo principal da brincadeira.
Principalmente para a criança pequena tudo se resume em explorar. Especialistas em desenvolvimento costumam dizer que brincar é o trabalho da criança e limpar a bagunça aparentemente é o trabalho dos pais. Como dizem: ossos do ofício!
Conforme a criança cresce, as brincadeiras deixam de ser tão concretas e começam a ser mais imaginativas e elaboradas. Será através da brincadeira que a criança começará a treinar habilidades e qualidades como criatividade, curiosidade, independência e capacidade de resolver problemas, servindo ainda para explorar sentimentos e valores, bem como para desenvolver habilidades sociais.
'Pela brincadeira, devemos introduzir nas crianças valores fundamentais para a vida futura, como honestidade, companheirismo, lealdade, responsabilidade, persistência e competitividade construtiva', observa o pediatra Fábio Picchi.
Como a brincadeira é a ferramenta que ela utiliza para entender o mundo a sua volta, a melhor pista para a brincadeira ideal é aquela na qual a criança está se esforçando em aprender em um dado momento, já que crianças de idades diferentes têm interesses por brincadeiras diferentes.
Nesse contexto, a amarelinha é uma das atividades mais importantes, sobretudo para a educação infantil, pois desenvolve a consciência corporal, a capacidade de se equilibrar e saltar em um pé só, sendo ainda uma excelente oportunidade para se trabalhar com regras.
Além disso, a sequência numérica que se exige para brincar de amarelinha incentiva a criança a desenvolver o raciocínio lógico matemático, além de auxiliar no seu desenvolvimento motor, uma vez que os saltos ou pulos que as crianças terão que dar, lhes darão mais agilidade, coordenação e força.
Amarelinha é uma brincadeira que tem nomes diferentes conforme a região do Brasil: no Sul, é chamada de sapata; no Nordeste, é conhecida como academia ou cademia; no Norte, é chamada de macaca; no Sudeste, pode ser também usado o nome de maré.
Essa brincadeira também é encontrada em outras culturas ao redor do mundo, e mostrar brincadeiras diferentes para as crianças, vindas de outras culturas é uma forma de trabalhar a diversidade. Um exemplo disso é a Teca-teca ou Amarelinha Africana que misturada com o ritmo da música Minuê se torna um divertido e emocionante jogo de cooperação, ritmo e muita diversão.
Se compararmos o estilo da amarelinha brasileira com a amarelinha africana, o diferencial dessa amarelinha é que podemos jogá-la em dupla ou em grupo e o nível de dificuldade aumenta, uma vez que duas ou mais crianças pulam ao mesmo tempo. Desta forma, a brincadeira africana desenvolve também a coordenação e a cooperação.
É recomendado que essa brincadeira de origem afro seja jogada, do jeito mais simples, com crianças a partir de 5 ou 6 anos.
No vídeo abaixo eu e meus filhos pulamos da maneira mais fácil...De uma olhadinha...
E as mais velhas podem tentar formas mais elaboradas do jogo, como a de 4 participantes. Sendo uma brincadeira aberta, sem regras fixas, pode-se criar qualquer outra forma, dependendo apenas da criatividade.
Clique no link abaixo para ver um vídeo demonstrativo:
Assim sendo, são trabalhadas várias características empreendedoras como iniciativa, eficiência, estabelecimento de metas, planejamento e autoconfiança, e vale ressaltar o quanto está presente o processo de inovação, visto que podem criar maneiras diferentes e ousadas para se alcançar um resultado diferente, dessa forma a criança desenvolve a criatividade , inovando e criando diversas formas de realizar a atividade.
Gostou da dica de hoje?????
Você já se divertiu com seus alunos ou filhos com a Amarelinha Africana???
Curiosa em saber como foi a sua experiência, deixe ai nos comentários.....
Abraço a todos.......