Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightDesafios da Educaçãokeyboard_arrow_rightArtigos

A importância da brincadeira Amarelinha Africana para o desenvolvimento de características empreendedoras.

avatar LILIAN DA MATTA DE OLIVEIRA
Lilian Da Matta De Oliveirafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
A importância da brincadeira Amarelinha Africana para o desenvolvimento de características empreendedoras.
Criado em 31 AGO. 2020
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Brincar é uma atividade de extrema importância para o crescimento social, emocional, físico e cognitivo da criança. É a melhor forma que ela tem de aprender sobre seu corpo e sobre o mundo a sua volta, pois para isso ela precisa utilizar seus cinco sentidos como ferramentas para exploração, e este é o objetivo principal da brincadeira.


Principalmente para a criança pequena tudo se resume em explorar. Especialistas em desenvolvimento costumam dizer que brincar é o trabalho da criança e limpar a bagunça aparentemente é o trabalho dos pais. Como dizem: ossos do ofício!


Conforme a criança cresce, as brincadeiras deixam de ser tão concretas e começam a ser mais imaginativas e elaboradas. Será através da brincadeira que a criança começará a treinar habilidades e qualidades como criatividade, curiosidade, independência e capacidade de resolver problemas, servindo ainda para explorar sentimentos e valores, bem como para desenvolver habilidades sociais.


'Pela brincadeira, devemos introduzir nas crianças valores fundamentais para a vida futura, como honestidade, companheirismo, lealdade, responsabilidade, persistência e competitividade construtiva', observa o pediatra Fábio Picchi.


Como a brincadeira é a ferramenta que ela utiliza para entender o mundo a sua volta, a melhor pista para a brincadeira ideal é aquela na qual a criança está se esforçando em aprender em um dado momento, já que crianças de idades diferentes têm interesses por brincadeiras diferentes.


Nesse contexto, a amarelinha é uma das atividades mais importantes, sobretudo para a educação infantil, pois desenvolve a consciência corporal, a capacidade de se equilibrar e saltar em um pé só, sendo ainda uma excelente oportunidade para se trabalhar com regras.


Além disso, a sequência numérica que se exige para brincar de amarelinha incentiva a criança a desenvolver o raciocínio lógico matemático, além de auxiliar no seu desenvolvimento motor, uma vez que os saltos ou pulos que as crianças terão que dar, lhes darão mais agilidade, coordenação e força.

Amarelinha é uma brincadeira que tem nomes diferentes conforme a região do Brasil: no Sul, é chamada de sapata; no Nordeste, é conhecida como academia ou cademia; no Norte, é chamada de macaca; no Sudeste, pode ser também usado o nome de maré.


Essa brincadeira também é encontrada em outras culturas ao redor do mundo, e mostrar brincadeiras diferentes para as crianças, vindas de outras culturas é uma forma de trabalhar a diversidade. Um exemplo disso é a Teca-teca ou Amarelinha Africana que misturada com o ritmo da música Minuê se torna um divertido e emocionante jogo de cooperação, ritmo e muita diversão.


Se compararmos o estilo da amarelinha brasileira com a amarelinha africana, o diferencial dessa amarelinha é que podemos jogá-la em dupla ou em grupo e o nível de dificuldade aumenta, uma vez que duas ou mais crianças pulam ao mesmo tempo. Desta forma, a brincadeira africana desenvolve também a coordenação e a cooperação.


É recomendado que essa brincadeira de origem afro seja jogada, do jeito mais simples, com crianças a partir de 5 ou 6 anos.

No vídeo abaixo eu e meus filhos pulamos da maneira mais fácil...De uma olhadinha...



E as mais velhas podem tentar formas mais elaboradas do jogo, como a de 4 participantes. Sendo uma brincadeira aberta, sem regras fixas, pode-se criar qualquer outra forma, dependendo apenas da criatividade.


Clique no link abaixo para ver um vídeo demonstrativo:



 Assim sendo, são trabalhadas várias características empreendedoras como iniciativa, eficiência, estabelecimento de metas, planejamento e autoconfiança, e vale ressaltar o quanto está presente o processo de inovação, visto que podem criar maneiras diferentes e ousadas para se alcançar um resultado diferente, dessa forma a criança desenvolve a criatividade , inovando e criando diversas formas de realizar a atividade.


Gostou da dica de hoje?????

Você já se divertiu com seus alunos ou filhos com a Amarelinha Africana???

Curiosa em saber como foi a sua experiência, deixe ai nos comentários.....

Abraço a todos.......

avatar LILIAN DA MATTA DE OLIVEIRA
Lilian Da Matta De Oliveira
favorite_outline Seguir Perfil
capa Desafios da Educação
Desafios da Educação
people 1999 participantes
Um grupo para falar sobre os desafios da educação com professores, levando informações, conhecimento e, principalmente, um lugar para dar voz a todos.. Aqui vocês podem escrever sobre assuntos que achem pertinente, assuntos que estejam latentes no seu dia a dia, ainda, um lugar para você compartilhar as suas experiências e nos alegrar com suas histórias. Essa comunidade é feita para VOCÊ.
fixo
Em alta
Tudo culpa da estagiária!
24 ago. 2021Tudo culpa da estagiária!
Aprimorando a pesquisa científica: avaliação da eficácia das ferramentas de IA na classificação da autenticidade de textos
02 mai. 2023Aprimorando a pesquisa científica: avaliação da eficácia das ferramentas de IA na classificação da autenticidade de textos