Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightNovos Negócioskeyboard_arrow_rightArtigos

A [imensa] arte de abrir um negócio ¿ Episódio #1

avatar MARIELLE RIEPING
Marielle Riepingfavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
A [imensa] arte de abrir um negócio ¿ Episódio #1
Criado em 18 MAI. 2020
text_decreaseformat_color_texttext_increase


Resumo: Neste episódio, vamos falar do motivo de você abrir seu negócio e como criar valor para seu cliente. Interessou? #vaiemfrente


Estamos em tempos cinzas.

Abrir um negócio próprio neste momento, é colocar cores novas nas ruas, algumas vazias. É saber enxergar aquilo que não se vê a olho nu. É preciso ser mais que empreendedor.

A pesquisadora de tendências Li Edelkoort (foto), nos diz que o Coronavírus oferece uma página em branco para um novo começo ou seja: é tempo de criar.

Não somos os mesmos de 2 meses atrás e a dinâmica do consumo e sua forma de consumir mudou (e digo também que mudará mais). Quando temos um negócio já estabelecido se faz necessário repensar seu modelo, e até mesmo, se a forma de consumir e vender será a mesma.

E para quem está abrindo um negócio em tempos cinzas: é preciso ser artista.

É pegar esta folha em branco e pensar com muita responsabilidade sobre esse novo começo. Perguntas como: ...para quem vou vender? O que vou vender? já não são suficientes neste cenário. É preciso muito mais, é preciso entender os movimentos de mercado saber ler as tendências que podem vir e ficar, entender as oportunidades diante destas tendências e então planejar a criação de um negócio, produto ou serviço.

 

Pretendo aqui na comunidade, compartilhar com você algumas coisas que aprendi ao longo do meu caminho: empreendendo de verdade! Este texto é o que chamei de Episódio #1 e faço isso até para facilitar, caso queira buscar informações específicas nos demais Episódios.

 

Ser artista e desenhar um modelo de negócio é o desafio. Eu sempre acho importante, e isso eu digo em diversas mentorias que realizo, que o empreendedor não precisa deixar sua essência de lado - pois muitas vezes, é esta essência que dará o tom e o diferencial do negócio.

 

Comece refletindo:

Por que desejo empreender? É para sua satisfação pessoal/profissional? Ou é para ter renda? Isso vai definir muita coisa ao longo do seu processo de empreender. Diante do que estamos vivendo, muitas pessoas deixam de ser empregadas para ser empreendedor, então a busca pela renda é muitas vezes maior que a busca por satisfação pessoal/profissional. Se esta é sua resposta, lembre-se de não empreender em qualquer área, ou procurar aquela que tem mais demanda neste momento. Pois, o cenário pode passar e seu negócio ficará obsoleto. Busque áreas que tenham uma sustentabilidade, principalmente após a pandemia. Caso você queira empreender para realizar seu sonho, a situação é outra: tente entender seu público, criar a sua persona, entender os desejos e necessidades e ofertar aquilo que sua persona realmente enxerga valor.

 

#Sobre Proposta de Valor

Temos que lembrar que proposta de valor é bem diferente de posicionamento, e vejo muitas empresas que se perdem neste sentido. Posicionamento é quando uma empresa se posiciona no mercado ou seja, como ela quer ser vista ou reconhecida pelo mercado. Exemplo: a empresa X é líder em experiências turísticas. Quando uma empresa mostra isso em sua comunicação, é sinal de que ela deseja que o mercado perceba ela como uma empresa líder em experiências turísticas. O posicionamento é da empresa para o cliente. Diferente de valor. Valor é aquilo que o cliente percebe, é o verdadeiro diferencial para o cliente. Exemplo: indico pra você a empresa X porque eu tive ótimas experiências com ela, eu me surpreendi, não troco por nada!. Neste caso, o cliente percebeu um VALOR que a empresa ofereceu e que outras empresas que ele teve contato, não obteve a mesma experiência. O cliente fez um comparativo e percebeu o valor. Aqui, é do cliente para o mercado. E o erro está, muitas vezes, na empresa não entender qual é o VALOR que seu cliente percebe e deseja.

Lições de Casa para você que está abrindo seu negócio:

  • Entenda os motivos que te fazem empreender
  • Identifique seu público (antes de criar produto, não crie o produto e depois tente entender quem vai comprar de você...)
  • Identifique qual o VALOR que você vai entregar para seu cliente

Fique ligado (a) no Episódio #2 que vou falar como você pode olhar para as tendências e através delas, formatar produtos e serviços. :)

 

Faça parte da Comunidade Novos Negócios e tenha acesso aos melhores conteúdos!

 

 

avatar MARIELLE RIEPING
Marielle Rieping
favorite_outline Seguir Perfil
capa Novos Negócios
Novos Negócios
people 5333 participantes
Um espaço aberto para trocas de experiências sobre novos negócios. Se você já tem uma ideia de negócio, ou ainda não sabe por onde começar, este é o lugar certo! Aqui, você encontra conteúdos para te ajudar a ter sucesso nesta jornada empreendedora ¿¿
fixo
Em alta
Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
16 ago. 2022Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
Sebrae em Dados - Salões de Beleza
15 out. 2022Sebrae em Dados - Salões de Beleza
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?