Resumo: Neste episódio, vamos falar do motivo de você abrir seu negócio e como criar valor para seu cliente. Interessou? #vaiemfrente
Estamos em tempos cinzas.
Abrir um negócio próprio neste momento, é colocar cores novas nas ruas, algumas vazias. É saber enxergar aquilo que não se vê a olho nu. É preciso ser mais que empreendedor.
A pesquisadora de tendências Li Edelkoort (foto), nos diz que o Coronavírus oferece uma página em branco para um novo começo ou seja: é tempo de criar.
Não somos os mesmos de 2 meses atrás e a dinâmica do consumo e sua forma de consumir mudou (e digo também que mudará mais). Quando temos um negócio já estabelecido se faz necessário repensar seu modelo, e até mesmo, se a forma de consumir e vender será a mesma.
E para quem está abrindo um negócio em tempos cinzas: é preciso ser artista.
É pegar esta folha em branco e pensar com muita responsabilidade sobre esse novo começo. Perguntas como: ...para quem vou vender? O que vou vender? já não são suficientes neste cenário. É preciso muito mais, é preciso entender os movimentos de mercado saber ler as tendências que podem vir e ficar, entender as oportunidades diante destas tendências e então planejar a criação de um negócio, produto ou serviço.
Pretendo aqui na comunidade, compartilhar com você algumas coisas que aprendi ao longo do meu caminho: empreendendo de verdade! Este texto é o que chamei de Episódio #1 e faço isso até para facilitar, caso queira buscar informações específicas nos demais Episódios.
Ser artista e desenhar um modelo de negócio é o desafio. Eu sempre acho importante, e isso eu digo em diversas mentorias que realizo, que o empreendedor não precisa deixar sua essência de lado - pois muitas vezes, é esta essência que dará o tom e o diferencial do negócio.
Comece refletindo:
Por que desejo empreender? É para sua satisfação pessoal/profissional? Ou é para ter renda? Isso vai definir muita coisa ao longo do seu processo de empreender. Diante do que estamos vivendo, muitas pessoas deixam de ser empregadas para ser empreendedor, então a busca pela renda é muitas vezes maior que a busca por satisfação pessoal/profissional. Se esta é sua resposta, lembre-se de não empreender em qualquer área, ou procurar aquela que tem mais demanda neste momento. Pois, o cenário pode passar e seu negócio ficará obsoleto. Busque áreas que tenham uma sustentabilidade, principalmente após a pandemia. Caso você queira empreender para realizar seu sonho, a situação é outra: tente entender seu público, criar a sua persona, entender os desejos e necessidades e ofertar aquilo que sua persona realmente enxerga valor.
#Sobre Proposta de Valor
Temos que lembrar que proposta de valor é bem diferente de posicionamento, e vejo muitas empresas que se perdem neste sentido. Posicionamento é quando uma empresa se posiciona no mercado ou seja, como ela quer ser vista ou reconhecida pelo mercado. Exemplo: a empresa X é líder em experiências turísticas. Quando uma empresa mostra isso em sua comunicação, é sinal de que ela deseja que o mercado perceba ela como uma empresa líder em experiências turísticas. O posicionamento é da empresa para o cliente. Diferente de valor. Valor é aquilo que o cliente percebe, é o verdadeiro diferencial para o cliente. Exemplo: indico pra você a empresa X porque eu tive ótimas experiências com ela, eu me surpreendi, não troco por nada!. Neste caso, o cliente percebeu um VALOR que a empresa ofereceu e que outras empresas que ele teve contato, não obteve a mesma experiência. O cliente fez um comparativo e percebeu o valor. Aqui, é do cliente para o mercado. E o erro está, muitas vezes, na empresa não entender qual é o VALOR que seu cliente percebe e deseja.
Lições de Casa para você que está abrindo seu negócio:
- Entenda os motivos que te fazem empreender
- Identifique seu público (antes de criar produto, não crie o produto e depois tente entender quem vai comprar de você...)
- Identifique qual o VALOR que você vai entregar para seu cliente
Fique ligado (a) no Episódio #2 que vou falar como você pode olhar para as tendências e através delas, formatar produtos e serviços. :)
Faça parte da Comunidade Novos Negócios e tenha acesso aos melhores conteúdos!