Nos últimos anos, a demanda do mercado da beleza tem exigido uma atenção especial para a representatividade social, visto que nunca tivemos tantos debates e discussões sobre a necessidade de aceitar o próximo com empatia e entendimento. Sendo assim, marcas que trabalham com o setor da beleza têm se posicionado eticamente, com valores de consciência, aceitação e humanidade, ao mesmo tempo em que surgem ideais de preservação da vida e da natureza. Nesse contexto, duas linhas de tendências se destacam:
A Personalização:
Com o foco na identidade visual única e expressiva de cada pessoa, busca trazer o sentimento de representatividade e modernidade. É marcada principalmente pelas adaptações corporais e adições de adereços físicos, como por exemplo o uso de lentes para mudança de cor dos olhos, cortes de cabelo extravagantes, piercings e tatuagens em locais de destaque, harmonização facial e implantes mecânicos. Nessa linha, os produtos e adereços existentes no mercado servem para abraçar individualidades e fugir ao padrão do mercado comum.
O Naturalismo:
A aceitação do natural e a difusão de atitudes minimalistas. Aqui os cosméticos mostram-se como os principais atores de valorização do natural, sendo utilizados não apenas para o estético, mas também para a saúde corporal. Além disso, existe uma preocupação com a origem dos produtos, visando assim ter equilíbrio com a natureza e práticas de consumo ecológico e priorização da utilização de produtos naturais, o que traz à tona ações de sustentabilidade e transparência por parte dos fabricantes.
Apesar de serem linhas com pensamentos aparentemente opostos, ambos os ideais caminham para um mesmo futuro: o reconhecimento da identidade individual do ser humano, valorizando o indivíduo e suas percepções de mundo, priorizando a saúde emocional e a inclusão fora dos padrões tradicionais do mercado. Nesse sentido, é fato reparar que o futuro da beleza está em mostrar ser quem você é.
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