A gestão do tempo e a produtividade tem sua relação, porque ser produtivo não tem a ver com o horas de trabalho e sim com o resultado gerado. Esse resultado reflete em uma boa gestão de trabalho, sempre percebemos em nós muitas vezes que duas ou três horas de trabalho com dedicação geram muito mais produtividade que horas seguidas. Em nossa realidade os tempos mais curtos, prazos apertados e metas fazem a gente pensar a nossa gestão do tempo.
A gestão do tempo no trabalho nada mais é que o processo de planejamento e o controle consciente do tempo e suas atividades. Você deve gerenciar seu tempo com suas tarefas, administrando e organizando. Pois em um ambiente profissional a produtividade é medida pelos resultados que cada colaborador gera em menor tempo. Por exemplo, se você está gerenciando um projeto e vai querer melhorar a forma de executar esse trabalho em uma forma de gestão de tempo em projetos, considere utilizar algumas ferramentas de gestão.
Para melhorar a gestão do tempo em suas atividades também pode ser usado como sugestão a ferramenta Trello que auxilia para evitar o desperdício de tempo e assim poderá gerir melhor suas atividades priorizando o essencial e eliminando os ladrões de tempo e a desorganização.
Após identificar aquilo que desperdiça seu tempo é hora de melhorar a sua produtividade. Para isso não basta somente planejamento é necessário um gerenciamento do tempo. Existe um método chamado de Sistema ABC de prioridades e é bem simples de ser aplicado, bastando marcar na agenda uma letra para cada atividade do seu planejamento, sendo que;
A: aquela atividade que precisa ser feita imediatamente, sendo de importância crítica;
B: aquela atividade que é importante, mas não precisa ser realizada imediatamente e;
C: aquela tarefa que deve ser feita, mas não há urgência.
Mas, o grande segredo de quem tem uma boa gestão do tempo e produtividade não é tocar na mesma tarefa mais de uma vez, para isso é necessário diminuir as distrações, faça uma revisão semanal, tire as pendências da cabeça e coloque na sua agenda, tenha foco e saiba priorizar.
Em algum momento de sua vida, a maioria das pessoas já experimentou o que acontece quando não se faz um bom gerenciamento do tempo para realizar as atividades. O pior é quando a falta de tempo pode prejudicar não somente a produtividade, mas também causando estresse, mau humor, perda de sono e irritabilidade.
Esses efeitos negativos da produtividade ajudam a provar a importância de se colocar em práticas bons hábitos para melhor gerir a gestão do tempo. Eles podem ajudar na organização e conclusão de tarefas de forma ágil e com qualidade e isso reflete na saúde, no relacionamento e na vida pessoal e profissional.
As vantagens de fazer uma gestão do tempo adequada ajuda na diminuição do estresse, disponibiliza mais tempo livre, maior eficiência e melhora a sua reputação profissional, pois a gestão inteligente do tempo permite atingir metas e objetivos pessoais e profissionais em um período de tempo mais curto.
Como fazer uma boa gestão do tempo?
Percebeu que algumas pessoas são mais produtivas do que outras? Mas como podemos fazer uma boa gestão do tempo?
A seguir algumas dicas de como ações simples poderá melhorar sua produtividade:
Faça um planejamento de suas atividades, uma dica importante faça uma lista (check list) onde considere as atividades mais importantes e urgentes da semana. Visualizar as atividades ajuda a você manter o foco;
Defina as metas a serem realizadas e quais os objetivos, um bom jeito de começar é usar o método SMART, para ajudar a ver as atividades de forma mais clara e objetiva; as metas SMART são especificas, mensuráveis, realistas e temporais, sendo mais próximas da sua realidade;
Defina prazos e tente concluir as tarefas, assim será mais eficiente, por exemplo em vez de começar a trabalhar em um projeto e pensar em conclui-lo quando der, defina um limite de horas ou dias para finalizar;
Priorize tarefas conforme a sua importância e urgência, a chave para maximizar sua eficiência é priorizar as tarefas que contribuem para a maioria dos seus ganhos. Gaste o tempo certo na atividade certa.
Administrar o tempo com sabedoria e técnicas para uma boa gestão do tempo, capaz de maximizar nossa produtividade e viabilizar a conquista de objetivos no médio e longo prazo, nos ajuda a fazer um gerenciamento mais eficaz e obter o equilíbrio necessário entre a vida profissional e pessoal.
A grande vitória da gestão do tempo é que quando bem feita ela permite que você trabalhe de maneira inteligente e faça mais em menos tempo, mesmo quando o prazo está apertado.
Ficou claro que administrar o tempo é importante para combater o efeito potencialmente negativo da procrastinação, desorganização e outros fatores que levam ao desperdício desse recurso precioso.
Compartilhe como você administra o seu tempo!