Se engana quem acredita que somente a capacitação dos funcionários é suficiente para atingir o sucesso no competitivo mundo corporativo. O líder tem um papel fundamental na gestão de equipes e contribui, diretamente, para o desempenho do grupo.
Um gestor de pessoas eficaz conhece cada um dos seus colaboradores, assim como se permite fazer conhecer por eles. Conhecer as competências, a formação, as limitações, os sonhos, as ambições, os medos, e as condutas habituais de todos os seus colaboradores não é uma atividade específica do gestor, mas antes uma atitude diária que leva à conversação humana mais frequente.
Colaboradores passam a ter melhores performance e bons resultados quando no processo de gestão de pessoas a etapa do conhecer está presente em todo o processo. Conhecer é a base da confiança. É mais fácil confiar em quem conhecemos e em quem sentimos que nos conhece. Desta forma construir relacionamentos que tenham como base a confiança demandam do gestor a pratica da arte de perguntar e uma escuta ativa.
Além dos treinamentos e capacitações, o líder precisa ter a habilidade de aproveitar as melhores qualidades de cada um.
Os feedbacks e avaliações de desempenho são muito utilizados para alcançar o desenvolvimento intelectual e técnico do time.
A alta rotatividade está presente em todas as empresas que não possuem uma boa gestão de pessoas. Nesse aspecto, é fácil perceber como a liderança exercida sobre o grupo interfere diretamente na motivação e na satisfação dos colaboradores.
Uma das definições de eficiência é: fazer o que foi contratado, no padrão, tempo, qualidade custo e impacto definidos. Por esta definição, as principais causas da baixa eficiência são contratos mal feitos, ou mal monitorados.
Os contratos acontecem ou não nas interações com a equipe e eles podem ser formais ou tácito. Cada combinado, cada plano de ação, cada acordo pode ser compreendido como um contrato que deve ser acompanhado pelo gestor. E o que preciso contratar? tudo o que for necessário para que os resultados esperados sejam atingidos: metas, indicadores, normas, valores que devem ser praticados e a desenvolver etc...
O líder que sabe desenvolver precisamente um plano de carreira motiva os funcionários, oferece um clima organizacional favorável ao crescimento e ao relacionamento interpessoal. Ele dificilmente perde seus talentos para a concorrência.
As etapas conhecer e contratar estabelecem as bases de confiança e sustentação de uma relação. O gestor que atinge melhores resultados é aquele que sabe obter e trabalhar o saber fazer de sua equipe. No dia a dia de um gestor a etapa desenvolver acontece na ação, uma vez que foram feitos contratos na etapa anterior do processo.
Por fim, nasce nesse processo de conhecer, contratar e desenvolver a vontade de cada colaborador em buscar resultados cada vez melhores. É trilhando quando gestores reconhecem em suas equipes aqueles que se superam e se diferenciam. As ferramentas nos são oferecidas, mas cabe a nós fazermos o melhor uso delas. Cabe a nós buscamos o desenvolvimento individual e coletivo. Também, praticarmos da melhor maneira possível o feedback, seja ele ascendente ou descendente.
Acredito profundamente no poder do feedback, aquela conversa transparente e honesta, que busca no desenvolvimento do profissional e buscar superar seus objetivos com paixão, brilho nos olhos e comprometimento faz o nosso dia a dia no trabalho mais estimulante. Celebrar essas conquistas é sempre bom, Praticar a meritocracia nos permite criar um ambiente de trabalho realmente motivador.
A meritocracia na gestão de pessoas está diretamente associada a competência, bons resultados e dedicação profissional. O objetivo é reconhecer e valorizar os colaboradores que se destacam e contribuem para o sucesso da corporação. A sua empresa ainda não tem um processo estruturado para reconhecer os colaboradores, é a oportunidade para implantar a meritocracia na gestão de sua equipe.
Então, como você faz a gestão da sua equipe?
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