Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightNegócios em Turismokeyboard_arrow_rightArtigos

A gastronomia como um dos elementos essenciais para a motivação da escolha de um destino turístico

avatar NADIA TERUMI JOBOJI
Nadia Terumi Jobojifavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
A gastronomia como um dos elementos essenciais para a motivação da escolha de um destino turístico
Criado em 27 JUN. 2020
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Caso: Inovações realizadas no maior museu histórico de céu aberto do Brasil nesse momento de pandemia

A gastronomia está presente em nossa vida! Nos reunimos com a família, amigos, colegas de trabalho, participamos de eventos, festivais, confraternizações e várias vezes, nos deslocamos para comer. Muitas pessoas também acabam viajando em busca da experimentação de novos sabores e culturas. Segundo o relatório global de turismo gastronômico, a gastronomia é uma das principais motivações que levam os turistas a viajar.

Em termos de motivações turísticas, a experiência gastronômica fica ao mesmo nível da visita ao museu, da apreciação da música e da contemplação da arquitetura de um destino. Nesse sentido, o turismo gastronômico insere um forte potencial para melhorar a gestão dos destinos, para promover as culturas e contribuir para outros setores como a agricultura, o turismo rual e a produção de alimentos.

A gastronomia é um forte elemento para o desenvolvimento sustentável do turismo, motivando os turistas na escolha de um destino, pois pode aguçar todos os sentidos, além de ser fundamental para materializar, muitas vezes a história e a cultura, valorizando a identidade e tradição do território.

Quando ela é focada em imersão cultural, se torna um forte aliado para o desenvolvimento sustentável das atividades, bem como ser transformador para quem usufrui dela, tendo experiências únicas, conexão com o lugar e o tempo. Sendo o caso do Parque Histórico de Carambeí, localizado na cidade de Carambeí no estado do Paraná.

O Parque Histórico de Carambeí é considerado um dos maiores museus a céu aberto do Brasil e se destaca pelo caráter sociocultural, tendo compromisso de preservar a memória dos imigrantes que ali se estabeleceram, difundindo a cultura por meio de seu patrimônio material e imaterial.

Um complexo museal com alas integradas que remete as estruturas de eco museus dos países escandinavos, tem por objetivo resgatar memórias e provocar uma imersão cultural e experiência sensorial em seus visitantes, por meio de espaços que reproduzem a dinâmica do estilo de vida do colono no início do século XX, um Parque ecológico, inspirado no estilo do holandês Zaanse Schans, amplos jardins, Casa de Memória, anfiteatro e um Koffiehuis confeitaria e restaurante, que oferece um cardápio com culinária típica e tradicional.

Com a gastronomia podemos ter novas experiências e aprendizados, por meio dessa singularidade da cultura gastronômica regional, proporcionada pelos imigrantes que se estabeleceram na cidade de Carambeí. No Parque Histórico de Carambeí é possível intensificar essa conexão entre a história e os alimentos, além de proporcionar uma experiencia marcante para quem visita e beneficiar toda a cadeia de valor.

Para que diversos negócios pudessem permanecer funcionando diante do cenário ocasionado pela pandemia do covid-19, muitos setores tiveram que se reinventar, pois além do impacto econômico gerado pelas medidas restritivas, o hábito das pessoas também mudou para acompanhar esse momento delicado. Diante disso, a necessidade de criar diferenciais para se destacar nos negócios, tornou se quase que fundamental, até mesmo para a sobrevivência.  O Parque Histórico de Carambeí é um dos empreendimentos que está inovando de várias formas e ofertando alternativas criativas para poder atender a necessidade de seus clientes.

Segundo Ibram, Instituto brasileiro de museus, o Parque histórico de Carambeí encontra-se no ranking como um dos cinco museus mais visitados do Sul do Brasil e um dos atrativos culturais mais visitados do Paraná, porém, a parte de visitação ao museu encontra-se temporariamente fechada de forma presencial, mas é possível fazer uma interação online, de onde estiver, de sua casa, no endereço: https://www.aphc.com.br/emcasa/.  Além de poder fazer o tour virtual pelo parque, por meio de vídeos, exposições, é possível encontrar várias atividades promovidas pelos técnicos do museu para todas as idades, como brincadeiras antigas, jogos online, etc, tanto para as crianças, bem como outras ações colaborativas e interativas como faça você mesmo para os adultos.


E o Koffiehuis, que é a confeitaria e restaurante do Parque Histórico de Carambeí foi totalmente adaptada para atender as pessoas de forma presencial também, seguindo as normas de conduta, pensando na saúde e segurança de todos os clientes e colaboradores. Os visitantes podem ir presencialmente ou fazer o pedido via delivery, escolhendo os itens de preferência pelo cardápio online disponibilizado nesse endereço :www.aphc.com.br/encomendar

Segue o vídeo que eles prepararam especialmente para a comunidade SEBRAE, falando dessas adaptações sanitárias que fizeram. Além de terem as boas práticas para uma alimentação segura implantadas, possuem o selo de qualidade no Turismo do Paraná, pensando também no atendimento e gestão com excelência para todos os clientes.

Esperamos que essas inovações e boas práticas possam inspirar e contribuir com insights para as empresas e também para a retomada de muitas atividades! Importante também que as pessoas prestigiem o comércio local, ajudando a manter os empreendimentos, fazendo a economia girar no próprio local.

Agradeço imensamente o Parque Histórico de Carambeí pela participação no artigo e manifesto meu orgulho pelo trabalho visionário e dedicação em prol a sociedade, promovendo ações com foco no desenvolvimento social e sustentável, sendo um empreendimento de grande referência no Turismo, Gastronomia, Cultura e Cooperativismo.

Referências:

https://www.aphc.com.br/

https://www.e-unwto.org/doi/book/10.18111/9789284418701

https://www.europapress.es/turismo/mundo/noticia-turismo-gastronomico-tercera-motivacion-visitar-destino-20170706135110.html

http://leader2020.minhaterra.pt/relatorio-da-omt-sobre-turismo-gastronomico.T410.php

Fotos e vídeo:

Crédito: Parque Histórico de Carambei

 

 

avatar NADIA TERUMI JOBOJI
Nadia Terumi Joboji
Gestora de Projetos - SEBRAE PRfavorite_outline Seguir Perfil
capa Negócios em Turismo
Negócios em Turismo
people 1290 participantes
Conteúdo relevante, prático e instrutivo, indicando soluções para as empresas e atores ligados aos negócios de turismo e viagem buscarem novos caminhos e superarem a crise.
fixo
Em alta
Experiências turísticas do Paraná
29 nov. 2022Experiências turísticas do Paraná
Origem e importância dos bares
18 nov. 2022Origem e importância dos bares
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?