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A fintechzação dos negócios: oportunidades e desafios

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A fintechzação dos negócios: oportunidades e desafios
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Criado em 22 JUL. 2022
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Hoje, soluções móveis rápidas, seguras e personalizadas estão no topo da lista para o consumidor digital. Como resultado, testemunhamos um aumento nas empresas de tecnologia financeira (fintech) dominando o setor.


A fintechzação permitiu que empresas e pessoas enfrentassem novos desafios financeiros criados pelo isolamento social e outras limitações governamentais durante a  pandemia.


Apesar de a Fintech ser um instrumento relativamente novo, ainda assim enfrenta vários desafios. Neste artigo, vamos abordar as oportunidades e dificuldades enfrentadas durante o desenvolvimento de software financeiro em relação aos negócios.



Oportunidades para empresas de tecnologia financeira



A inovação financeira é definitivamente uma oportunidade para setores como bancos comerciais repensarem os canais de distribuição de serviços e encontrarem formas de alavancar seus benefícios. 


Muitos setores que utilizam soluções inovadoras oferecidas pelas fintechs já sabem do seu valor e estão se beneficiando disso. Portanto, se você é uma empresa que já usa serviços de fintech, abrace as oportunidades certas e faça um negócio lucrativo. Muitos cenários de negócios estão vendo um rápido aumento nas tendências e no mercado de tecnologia financeira.


Muitas práticas existentes capacitam o setor de serviços financeiros a criar soluções de negócios mais inovadoras e avançadas. Isso pode ser feito usando análises extensas, desenvolvimento de relatórios, análise de dados de negócios e várias outras maneiras de aproveitar as oportunidades potenciais que estão surgindo. Entre elas, destacam-se:



Serviços de pagamento digital



Uma das revoluções comuns que ocorreram em todos os setores, incluindo finanças, é a digitalização. Grandes transformações tecnológicas e fundamentais estão acontecendo rapidamente, tornando-se o novo normal. A ascensão de bancos digitais melhorou a eficiência e a conveniência. Ninguém quer ir ao banco pessoalmente, esperar em filas enormes e preencher muita papelada.

Você pode abrir uma conta ou transferir dinheiro a qualquer momento e de qualquer local com bancos digitais. Este é o benefício da digitalização. Uma rápida visão geral do saldo, histórico de transações, pagamentos de contas e análises em tempo real são apenas alguns dos benefícios das fintechs.



Big Data e Analytics



No negócio financeiro, a digitalização invadiu e revolucionou muitas instituições financeiras que competem no mercado. Na última década, dados e análises estão avançando cada vez mais e, como resultado, tornaram-se cada vez mais vitais para as empresas.


Para criar experiências de usuário mais personalizadas e direcionadas, big data e análises estão sendo amplamente empregados. As empresas usam dados e análises para serem competitivas porque as ajudam a melhorar as operações, maximizar a receita, prever os desejos dos clientes e fornecer ofertas personalizadas de produtos e prever a demanda.


As empresas devem entender isso como uma palavra de que, se houver big data, há análise.  As empresas devem se adaptar a esses desenvolvimentos de maneira planejada e completa, à medida que o setor financeiro avança rapidamente em direção à otimização orientada por dados. Será bastante perspicaz obter resultados de negócios a partir dos dados coletados do cliente.



Tecnologia Blockchain



O Blockchain está se tornando um aspecto fundamental da infraestrutura operacional das instituições financeiras, incluindo pagamentos digitais, negociação de ações, contratos inteligentes e gerenciamento de identidade, devido à sua rápida expansão e aceitação. O alcance global, a velocidade e a segurança do Blockchain estão incentivando as instituições financeiras a usá-lo mais rapidamente.


Nos contratos e na cadeia de suprimentos, as fintechs devem estabelecer confiança e demonstrar abertura. Elas podem obter visibilidade em toda a cadeia de suprimentos usando blockchain. Também pode aumentar a qualidade e o desempenho. 



Personalização



No negócio de serviços financeiros, a personalização refere-se a fornecer um serviço ou produto valioso a um consumidor com base em experiências pessoais e dados anteriores. A pandemia forçou as instituições financeiras a se concentrarem nessa estratégia, uma vez que o relacionamento personalizado também promove a confiança.


A implementação da transformação digital é motivada principalmente pelo aumento da satisfação do cliente e pelo aumento das vendas. Hoje, as instituições financeiras não estão apenas competindo entre si, mas também contra gigantes da tecnologia. 

Para acompanhar o ambiente em mudança, o setor de serviços financeiros deve repensar sua estratégia de mensuração de campanha para ter uma melhor compreensão de seus consumidores em um nível pessoal.



Desafios das fintechs



Vimos que as fintechs são conhecidas por fornecer soluções rápidas e seguras para as atividades bancárias diárias. Mas com eventos globais forçando o mundo a se tornar móvel, os consumidores estão procurando alternativas ainda mais rápidas e seguras e as empresas estão lutando para acompanhar.


Por isso, as fintechs que buscam oferecer a melhor experiência ao cliente continuam enfrentando desafios de negócios e segurança, incluindo:


  • Aquisição de usuários: como tornar a integração o mais rápida e fácil possível?

  • Experiência do cliente: como você garante que o banco online seja uma atividade simplificada em vez de frustrante?

  • Custos: se você atualizar sua segurança, terá mais despesas?

  • Fraude e controle de contas: como você impede que hackers acessem contas ou dispositivos?


Embora a receita não seja um indicador-chave do sucesso da fintech, a velocidade e o volume de transações são. E, com a barreira de serem altamente regulamentadas, as fintechs que desejam progredir devem ter práticas de autenticação adequadas estabelecidas se planejam aumentar as taxas de conversão e reduzir as despesas operacionais.


A parte mais desafiadora para a maioria das fintechs é implementar maior segurança sem afetar a experiência do cliente, uma vantagem importante que elas têm sobre os bancos tradicionais!


O que você acha dessa revolução no mercado financeiro? Conte para a gente nos comentários!

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