Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightNovos Negócioskeyboard_arrow_rightArtigos

A falta de organização que atrapalha os jovens empreendedores

avatar MATHEUS PEREIRA MATTOS FELIZOLA
Matheus Pereira Mattos Felizolafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
A falta de organização que atrapalha os jovens empreendedores
Criado em 12 JAN. 2021
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Em minha pesquisa de pós-doutorado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, tive o prazer de conhecer a organização da vida pessoal e do trabalho de aproximadamente cinquenta microempreendedores individuais do Rio Grande do Sul e de Sergipe.

Durante um ano, estive envolvido com um trabalho científico qualitativo, inspirado na etnografia e convivi com jovens espalhados em trinta e três cidades, com características, matrizes econômicas, formações culturais e sociais bem diferentes, mas no geral, observei algumas características comuns entre esses jovens empreendedores que possuem entre 18 e 40 anos de idade e muita vontade de melhorar de vida.

Embora correndo o risco de generalizar, irei traçar um perfil médio dos jovens investigados, eles têm no geral o nível educacional médio completo, são homens e mulheres com união estável, a maioria com filhos pequenos, não tiveram nenhum apoio financeiro formal para a abertura das suas empresas e associam empreendedorismo com liberdade e possibilidade de ganhos financeiro mais altos.

Esses jovens iniciam suas operações da maneira mais errada possível, pois mesmo com a possibilidade de apoio das Universidades ou do Sebrae e com uma infinidade de cursos e textos disponíveis gratuitamente na internet, não criam planos de negócios ou pelo menos um Canvas para suas operações.

Os jovens investigados não seguem um planejamento, mesmo que rudimentar, para a gestão dos seus negócios. Não possuem um propósito definido, não tem missão e visão ou valores definidos e muito menos indicadores reais das suas empresas. Atribuem a falta de planejamento, a turbulência da vida empresarial, pois necessitam cuidar da produção e de questões burocráticas e não tem tempo para pensarem no futuro das suas organizações.

Alguns conhecem e já usaram softwares para auxiliar no planejamento e/ou organização, mas acabam se desmotivando pela complexidade desses sistemas e não demonstram muito interesse em testar outras alternativas.

A experiência de campo, provou que os jovens empreendedores possuem o sonho de desenvolvimento das suas cidades, o ato de empreender é, simbolicamente, uma atitude de fincar raízes na localidade, mas a falta de organização, gera uma série de problemas e dificulta a realização desse sonho.

Os jovens empreendedores no geral não possuem banco de dados e não mantém um relacionamento eficiente com seus clientes, não criam estratégias para prospectar novos mercados, não mensuram os seus resultados, não controlam suas entradas e saídas financeiras e não conseguem desenhar com nitidez suas operações.

A falta de organização gera ansiedade, aumenta as horas trabalhadas, diminui a qualidade dos produtos e serviços, afugenta os clientes e impede o crescimento das empresas.

Em linhas gerais, temos dois problemas, de um lado os jovens microempreendedores necessitam de uma organização mais eficiente, e ao mesmo tempo é necessário criarmos ferramentas para auxiliar esses indivíduos fundamentais para o crescimento de um país.

Matheus Pereira Mattos Felizola
Consultor do SEBRAE - SE
Pós-Doutor pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul com apoio do CNPQ
Professor da Universidade Federal de Sergipe
Líder do Laboratório de Empreendedorismo e Inovação da UFS

avatar MATHEUS PEREIRA MATTOS FELIZOLA
Matheus Pereira Mattos Felizola
Consultor do SEBRAE-SE, Ps-doutor pela UFRGS e com doutorado na UFRN, professor da UFS da rea de Empreendedorismo desde 2009. Passei por todos os estados do Brasil e 50 pases em eventos, aulas, pesquisas cientficas e de mercado e consultoriasfavorite_outline Seguir Perfil
capa Novos Negócios
Novos Negócios
people 5313 participantes
Um espaço aberto para trocas de experiências sobre novos negócios. Se você já tem uma ideia de negócio, ou ainda não sabe por onde começar, este é o lugar certo! Aqui, você encontra conteúdos para te ajudar a ter sucesso nesta jornada empreendedora ¿¿
fixo
Em alta
Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
16 ago. 2022Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
Sebrae em Dados - Salões de Beleza
15 out. 2022Sebrae em Dados - Salões de Beleza