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A experiência na página é um novo fator de rankeamento do Google?

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A experiência na página é um novo fator de rankeamento do Google?
Criado em 14 AGO. 2020
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Se você é um empresário que está se dedicando à divulgação do seu negócio no mundo virtual, você com certeza já parou para pensar em tudo o que acontece naqueles breves milissegundos, entre, o momento em que você digita uma palavra chave na busca do Google e o site te dá uma resposta.

Pois é! É justamente aí que está o principal segredo - ou melhor, os principaiS segredoS -  de sucesso deste que se tornou o mais importante buscador digital de todos os tempos. Estamos falando dos fatores que influenciam a relevância da sua página, bem como, das bilhões de páginas que existem hoje na internet,  entre as principais respostas no Google.

Estima-se hoje, que existam mais de 200 fatores diferentes que influenciam e que são levados em consideração para apresentar respostas aos usuários no Google de forma tão breve. Note que utilizamos a palavra estima-se, isso porque o Google nunca revelou de maneira clara e específica quais são cada um destes.

 

Mas aí você me pergunta, porque estamos falando sobre isso agora?

Este assunto retornou às pauta do marketing digital porque a equipe do Google anunciou oficialmente nos últimos dias que a experiência na página será, a partir de 2021, um fator definitivo para o rankeamento do buscador.

Mas então o que é a experiência na página?

De acordo com o que foi divulgado pelo Google, este fator será baseado, principalmente, em um conjunto conhecido como Core Web Vitals, que são métricas relacionadas à diferentes fatores considerados responsáveis por estimar a capacidade da entrega do site. Estes indicadores vão desde a velocidade e a capacidade de interação até a estabilidade visual.

O Google deixou claro que o objetivo é deixar a internet um local mais agradável para a navegação, rebaixando relevância de sites que tenham muitos pop ups, por exemplo, ou que tenham ainda alertas de navegação insegura.

A prioridade continuará sendo dos endereços com as melhores informações gerais, no entanto, quando diferentes ambientes mostram materiais com relevâncias parecidas, aquele que trouxer a melhor experiência ao usuário se tornará mais importante no rankeamento.

Como estes fatores passarão a valer efetivamente em 2021, temos ainda um bom tempo para entender o que deve mudar e como podemos melhorar as nossas páginas. Então vamos a isto:

Como serão avaliados os Core Web Vitals e como você pode melhorá-los

Os principais indicadores do Core Web Vitals são três:

LCP (Largest Contentful Paint) - Exibição do Maior Conteúdo
Aqui será avaliado qual é o tempo necessário para renderizar o maior elemento presente na página em questão, o qual, geralmente é uma imagem de grande resolução. Para ser considerado excelente pela plataforma este índice deverá ser de até 2,5 segundos desde o primeiro carregamento.

  Como melhorar os indicadores LCP da sua página:

É evidente que sites que contém um grande número de imagens em alta resolução em sua primeira página terão índices mais baixos. Por isso, uma opção para melhorar o seu LCP para 2021 é rever o seu layout e diminuir o número de imagens da página inicial, passando-as para páginas secundárias.

Outra dica é reduzir ou remover o número de outros elementos pesados como scripts (sequência de passos da programação que o computador vai interpretar para somar e apresentar as notas na tela) e widgets (elementos extras que são colocados nas barras laterais ou rodapés do site).
 
FID (First Input Delay) -  Latência de Entrada:

O FID avaliará o tempo de intervalo entre o clique do usuário no link em questão até o momento em que o navegador responde a essa ação, ou seja, esse índice avalia a capacidade de interação da página. Neste caso, o indicador será considerado excelente se o tempo de resposta corresponder a um número inferior a 100 milissegundos.

Como melhorar os indicadores FID na sua página:

Avaliar e melhorar a relevância do FID será um pouco mais complexo já que ele depende muito do formato e layout que você tem. Mas o ideal é novamente tentar minimizar ou pelo menos adiar às páginas secundárias os scripts do seu site. Assim toda interação mais complexa que pode levar mais tempo de resposta não será levada em consideração na relevância de rankeamento do Google.

CLS (Cumulative Layout Shift) - Mudança de Layout Cumulativa:

Este indicador, também está relacionado ao tempo de carregamento da página e vai avaliar o quanto o layout se altera ao longo do seu carregamento, isso porque o buscador considera que a movimentação dos elementos pode prejudicar a experiência do usuário, que, ao clicar em um item pode ser direcionado para outro. A avaliação do CLS poderá variar de 0 a 1, sendo que para ser considerado excelente deve ser inferior a 0,1.

Como melhorar os indicadores CLS na sua página:

Normalmente o ideal para resolver o problema nestes casos é melhorar o dimensionamento das suas imagens e elementos para que o navegador entenda o espaço real que ela precisa, ou ainda, ter a reserva de espaço fixo para os elementos visando que ao carregamento os demais itens não sejam redimensionados ou empurrados. Mas o ideal, é claro, é resolver também o problema da demora do carregamento para melhorar os índices de LCP e CLS simultaneamente.



O que mais você pode colocar em prática imediatamente para melhorar o seu rankeamento ou a sua experiência da página?


Crie conteúdo original e de qualidade:

Lembre-se, o próprio Google informou que as informações gerais do site estão acima dos indicadores Core Web Vitals no rankeamento. Então trabalhe para entregar um conteúdo de qualidade, que faça com que o seu visitante permanece por um bom tempo na sua página (isso também traz relevância para a sua página no buscador), além ainda de utilizar as repetições de palavras chaves essenciais em meio ao seu conteúdo, como manda a etiqueta do SEO. O ideal é que ela apareça entre as primeiras 100 palavras do seu conteúdo.

Tenha um perfil atualizado no Google Meu Negócio:

Ter um perfil completo da sua empresa no Google Meu Negócio também é comprovadamente um dos melhores fatores para aumentar a sua relevância no buscador, já que ele leva em consideração todas as informações fornecidas por você neste perfil para bater com os interesses do público através das palavras chaves pesquisadas com a sua área de atuação.

Além ainda de levar em consideração, no caso dos negócios cadastrados no Google Meu Negócio, o fator da proximidade. Isso significa que se a sua empresa é em Curitiba, por exemplo, ela passará a aparecer com maior relevância para quem estiver na cidade.

Desenvolva uma página com Versões para Mobile:

Atualmente é de extrema importância que a sua página tenha versões de relevância e de qualidade tanto na versão para a web quanto mobile. Acredite, isso também é um fator de rankeamento do Google, afinal, está diretamente relacionado com a experiência que o cliente terá na sua página caso não acesse ela pelo computador.

Além de possuir o layout adaptado para ambas as versões, a estrutura da página em cada uma delas deve apresentar elementos diferentes que sejam compatíveis com a melhor experiência do usuário em cada situação. Para a versão mobile sempre opte por deixar todo o conteúdo em uma coluna principal.

Teste a sua versão mobile com a ferramenta do Google!

O próprio Google disponibiliza uma ferramenta para a testagem da sua versão mobile, onde é possível identificar eventuais erros de carregamento e renderização. Se a sua versão mobile estiver bem avaliada por esta ferramenta, também será bem avaliado pelo rankeamento do buscador. É o Mobile Friendly Test (clique aqui para realizar o teste).

O tema parece complexo mas a pergunta que você deve se fazer a todo momento é: como melhorar a experiência de quem visita a minha página?

Por menores que as mudanças neste sentido aconteçam tenha certeza que elas também estarão te alavancando nos índices de rankeamento do Google.
 

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Bianca Becker De Lima
Sou Estrategista Digital, Produtora de conteúdo e Coordenadora da Comunidade Sebrae. Formada em Administração de Empresas, pós graduada em Marketing pela PUC/PR, tenho especializações em Marketing Digital. Apaixonada pelo vídeomarketing, também ensino pessoas a gravarem vídeos e atuarem no Instagram. Trabalho no Sebrae/PR há 10 anos :)favorite_outline Seguir Perfil
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