O futuro chegou! E com ele uma nova visão do consumidor mais criterioso naquilo que consome e sobre como quer construir a sua imagem pessoal, transformando assim cosméticos, maquiagens e produtos de higiene uma parte de sua própria identidade e como uma completude de seus princípios.
Neste caminho, surgem demandas cada vez mais específicas, o que abre a necessidade dos diversos atores que trabalham com o setor da beleza olharem para a experiência de seus clientes desde a divulgação, o atendimento e até o pós-venda. Essa avaliação serve não apenas como um meio de melhoria e ampliação de atendimento no mercado, mas também como um processo de fidelizar os consumidores e transformá-los em fregueses.
Mas como fidelizar os clientes?
Segundo um dos escritores sobre Marketing mais famosos do mundo, Philip Kotler, conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais que manter um atual. Apesar de parecer que novos clientes vão significar mais receita, a melhor garantia de crescimento é a fidelização dos antigos clientes, pois estes recomendam e se mantém fixos com sua empresa.
Para fidelizar um cliente é necessário focar em sua experiência com seu negócio. Além de atender suas necessidades com qualidade, é necessário manter um bom relacionamento e se preparar para solucionar questões e suprir novas demandas. E não é necessário investir um valor alto nisso, mas sim dedicar-se a incluir hábitos e técnicas de trabalho no cotidiano. Seguem algumas dicas de como pode fazer isso:
1. Cumpra aquilo que prometeu... e um pouco a mais!
Sempre entregue os serviços que você divulga. Isso forma credibilidade com seus clientes e consequentemente atrai novos. Contudo, é necessário entregar a mais, prestando adicionais durante e depois da atividade, seja por meio de brindes como perfumes e cremes, serviços extras ou uma reavaliação gratuita, garantindo assim que o cliente se encante por ser bem tratado e receber mais do que o contratado.
2. Crie conteúdo e divulgue.
Além de realizar o trabalho, também é importante divulgar! E hoje em dia, isso não é mais complicado. Se você tem um celular com acesso ao Instagram, Facebook e WhatsApp, você pode tirar fotos de suas makes e produtos e postar com ofertas e promoções!
3. Facilite a vida dos clientes
É importante também criar um meio de facilitar a vida do cliente na hora de contatá-lo ou atendê-lo. Se coloque no lugar do cliente e imagine a jornada que ele segue até ser atendido por sua empresa e verifique se está entregando um resultado positivo.
Coloque materiais que facilitem a contratação de seus serviços. Poste fotos nas redes sociais do seu local de trabalho e do que está sendo realizado junto a um link de mensagem automática. Imagina o impacto que uma foto de cliente usando um vestido ou o resultado de uma make pode causar nos clientes que desejam o mesmo?
4. Aplique políticas que sejam favoráveis ao cliente, mas que te protejam.
Além do trabalho na venda, é importante que suas políticas de pós-venda não sejam inflexíveis, mas que defina um contrato informal. Por exemplo, se você tem a política de devolução do produto dentro de 30 dias, mas o produto não foi entregue pelo fato do cliente estar fora da cidade. O que é pior: ter um cliente satisfeito que devolveu o produto ou um cliente decepcionado e que nunca mais vai voltar a fazer negócios com você? Nem tudo é 8 ou 80, pense nisso. - JÚLIO PAULILLO
5. Preveja problemas e se prepare para solucioná-los
Prepare-se para problemas de forma antecipada, visto que alguns são imprevisíveis, mas a grande maioria é previsível e até evitável, seguindo a massa de que é melhor prevenir que remediar.
6. Comunicação Humana, personalizada e em duas vias
Personalize e-mails e mensagens enviados para seus clientes. Foque em receber os feedbacks de forma construtiva e utilize a escuta ativa com seus clientes, independentes do meio de trabalho.
7. Seja confiável e transparente para gerar boa reputação
Errar é humano, mas é essencial que você consiga admitir isso para seus clientes quando acontecer. Uma boa técnica para lidar com conflitos, é usar o DDD, onde você 1. Se Desarma, assumindo o erro e pedindo desculpas frente a possível exaltação de um cliente, 2. Diagnostica os pontos que o cliente mostra seu descontentamento e 3. Descreve o que você entendeu para o cliente, para alinhar e, caso possível, resolver a situação.
8. Ofereça motivos para os clientes retornarem
A primeira experiência com a empresa é muito importante porque é fator decisivo para voltar ou não a comprar, no entanto, as demais experiências precisam ser como a primeira. Ofereça incentivos de compra, tais como um cupom, frete grátis, mimos ou desconto no mês de aniversário.
Mas e ai? Você segue alguma dessas dicas apontadas nesse texto? Gostaria de ver mais sobre? Então leia esse texto do especialista Júlio Paulillo > https://www.agendor.com.br/blog/fidelizar-clientes/!