Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightVida de MEIkeyboard_arrow_rightArtigos

A evolução do home office

avatar FERNANDO CASTELLON DO AMARAL
Fernando Castellon Do Amaralfavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
A evolução do home office
Criado em 24 MAR. 2021
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Em março de 2020, com o início da pandemia, tivemos que aprender a lidar com um tema que escutávamos falar sobre, mas de certa forma nunca imaginamos que poderia acontecer conosco, o tão comentado no último ano, home office. E desde então, nossos colaboradores da Motion Publicidade tem trabalhado diretamente de suas casas. 

Sinceramente, eu não acreditava que isso poderia dar certo. Nunca acreditei que o ambiente de home office poderia ser bom para o meu negócio. E agora, um ano depois, olho tudo o que aconteceu nesse meio tempo em minha empresa e percebo que a prática foi sim muito boa para a minha agência. 

Afinal, com esse modelo, conseguimos sair do Bê-á-bá, contratamos pessoas de outros estados, reformulamos a equipe, tivemos colaboradores que foram morar em outros países e não foram afetados por essa mudança.

Antes da Pandemia:

Atualmente:

O momento de adaptação

Já tem algum tempo que utilizamos softwares de gestão de atividades, atualmente temos usado o Studio (antigo iClips). Mas ainda assim sentíamos a necessidade de haver maior comprometimento e compartilhamento de atividades entre as pessoas da equipe. 

Foi então que em uma conversa com uma amiga, ela compartilhou que na empresa do seu namorado, todas as manhãs se fazia uma reunião de alinhamento entre a equipe. E isso me fez lembrar sobre a metodologia Scrum, método que propõe que um projeto seja dividido em diversos (pequenos) ciclos de atividades, com reuniões frequentes para que o time possa alinhar o que vem fazendo e pensar formas de melhorar o processo. 

E foi assim que implementamos o Scrum na Motion. Todas as manhãs, às 8h, de segunda a sexta, a equipe se reunia para compartilhar quais eram as atividades que estavam fazendo, se não conseguiram entregar algo e quais seriam as próximas tarefas. E o resultado foi muito positivo. Em determinados momentos a ocasião também se tornava um momento de brainstorming, onde todos pudessem se ajudar nos projetos.

Novas ações

Além do Scrum, outra ação que começamos a colocar em prática, foram as dinâmicas. No final do ano, por exemplo, cada um compartilhou seus sonhos para o próximo ano e um sonho de alguém que morasse com eles. Através disso, todos puderam refletir que nós devemos também ajudar essas pessoas próximas a alcançar os sonhos delas. 

Já no dia das mulheres, tivemos um momento em que a equipe compartilhou quem são as mulheres que inspiram suas vidas. E foi muito especial e emocionante poder ouvir cada pessoa contar sua história.

Recentemente, a última ação que implementamos, foi o Discord, software utilizado principalmente por gamers para se comunicarem enquanto jogam online, mas que também serve para a comunicação empresarial. Através dele há um contato ainda mais próximo entre a equipe, facilitando o diálogo entre todos.

Alguns outros processos que melhoraram muito e que já temos colocado em prática a algum tempo, são as devolutivas mensais para os colaboradores (feedback), pesquisas internas e pesquisas de clima e gestão. 

Essas iniciativas nos ajudaram a identificar que precisávamos mudar nosso foco de clientes, pois atendíamos muitas empresas que focavam no consumidor final e o que queríamos era trabalhar com mais empresas de serviços, área de saúde, B2B (de empresa para empresa) e B2B2C (transação entre empresas visando uma venda para o cliente final).

O que penso sobre o futuro do Home Office?

O home office para o segmento da minha empresa, tem funcionado muito bem. E isso me leva a entender que o que tínhamos antes (um espaço físico grande para os colaboradores) não é mais necessário, pois nos traz grandes e desnecessários gastos. 

Com o home office, temos evoluído muito e com esses resultados pudemos alcançar novas oportunidades, aumentar o número de colaboradores e melhorar ainda mais as nossas entregas.

Como você pode perceber, o home office agregou muito na realidade da minha empresa. Mas e na sua? Como você tem lidado com a metodologia? Compartilhe comigo através dos comentários ou pelo meu perfil no LinkedIn.

Espero que tenha gostado.

avatar FERNANDO CASTELLON DO AMARAL
Fernando Castellon Do Amaral
Publicitrio de formao, apaixonado por empreendedorismo, vendas e startup!CEO - Motion Publicidade / CMO - market4u / CMO - BioGrupofavorite_outline Seguir Perfil
capa Vida de MEI
Vida de MEI
people 7398 participantes
O espaço dedicado exclusivamente aos Microempreendedores Individuais. Aqui você encontra conteúdo para ajudar quem já é MEI na solução dos problemas, e também para guiar todos aqueles que estão pensando em se formalizar. Seja bem vindo!
fixo
Em alta
Inscrição Estadual MEI - Paraná
24 nov. 2022Inscrição Estadual MEI - Paraná
VENDAS NA INTERNET: Como trabalhar sendo afiliado
09 nov. 2021VENDAS NA INTERNET: Como trabalhar sendo afiliado
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?