Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightDesafios da Educaçãokeyboard_arrow_rightArtigos

A educação que queremos!

avatar ROSANGELA MARIA ANGONESE
Rosangela Maria Angonesefavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
A educação que queremos!
Criado em 22 MAI. 2019
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Dentre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pela ONU para serem alcançados até 2030,  confirmado e pactuado com 193 nações,  um deles, o ODS 4, refere-se a educação e determina que assegurar educação inclusiva, equitativa e de qualidade e promover oportunidades de aprendizado ao longo da vida para todos é dever dos governos por meio de suas políticas públicas e da sociedade como um todo.

A mídia tem mostrado com frequência exemplos de países que avançam muito rapidamente em direção a esse objetivo. Outros, no entanto, ainda patinam na definição de estratégias e planos coerentes com essa direção, como é o caso do nossa país. Os dados estatísticos referentes aos resultados alcançados nas disciplinas elementares de português e matemática, no ensino fundamental, por exemplo, ainda nos distanciam enormemente de tal objetivo. Sem contar com o índice de evasão dos jovens do ensino médio. É assustadora a quantidade de crianças e jovens que não concluem o ensino fundamental II, além dos que nem vão para o ensino médio ou desistem no meio do caminho.

Nesse sentido, é urgente o estabelecimento de ações que reconfigurem esse cenário.

O ODS 4 Educação - se desmembra em várias metas e uma delas enfatiza a necessidade de aumentar de forma expressiva o número de jovens e adultos, que tenham habilidades relevantes, inclusive competências técnicas para a empregabilidade e o empreendedorismo.

Aqui reside um ponto basal e de suma importância, que é a reflexão e definição do que são realmente as habilidades relevantes para o novo contexto do mundo do trabalho, em que se fala da extinção de profissões e o surgimento de outras de que nem se tem ideia clara quais sejam.   

Nota-se, também, que essa meta traz explicita a necessidade de se desenvolver competências para o empreendedorismo. Campo no qual o SEBRAE é especialista e tem feito esforços extraordinários, a partir do Programa Nacional de Educação Empreendedora, para instalar programas de empreendedorismo nas escolas de ensino básico e nas universidades de todo país.

O trabalho que fazemos no ensino básico, se destina a expor as crianças, por meio de metodologias vivenciais e apropriadas às diferentes faixas etárias, a um mundo em que a criatividade, a autonomia, a cooperação e o compromisso são elementos chave para obter resultados. Entendemos que preparar as crianças para serem empreendedores da própria vida, a partir da capacidade de sonhar, de ousar e de ir em busca do que querem ser na vida é um legado que direciona para um futuro mais promissor para todos.  

No ensino superior, o foco do nosso trabalho dá ênfase na preparação dos jovens para serem donos do próprio negócio, a partir da criação e análise de ideias, captação de recursos e todo o aparato de ferramentas que conduz uma ideia à execução e ao sucesso.  Sem deixar de lado o estímulo ao mindset de crescimento, em que a curiosidade, a ousadia, a persistência e a vontade de aprender e se aperfeiçoar são a chave para empreender.

 

avatar ROSANGELA MARIA ANGONESE
Rosangela Maria Angonese
Coordenadora estadual da estratgia de educao empreendedora no SEBRAE-PRfavorite_outline Seguir Perfil
capa Desafios da Educação
Desafios da Educação
people 1979 participantes
Um grupo para falar sobre os desafios da educação com professores, levando informações, conhecimento e, principalmente, um lugar para dar voz a todos.. Aqui vocês podem escrever sobre assuntos que achem pertinente, assuntos que estejam latentes no seu dia a dia, ainda, um lugar para você compartilhar as suas experiências e nos alegrar com suas histórias. Essa comunidade é feita para VOCÊ.
fixo
Em alta
Tudo culpa da estagiária!
24 ago. 2021Tudo culpa da estagiária!
Aprimorando a pesquisa científica: avaliação da eficácia das ferramentas de IA na classificação da autenticidade de textos
02 mai. 2023Aprimorando a pesquisa científica: avaliação da eficácia das ferramentas de IA na classificação da autenticidade de textos
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?