Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightDo Campo à Mesakeyboard_arrow_rightArtigos

A Doçura do Melado de Capanema

avatar ALYNE CHICOCKI
Alyne Chicockifavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
A Doçura do Melado de Capanema
Criado em 16 OUT. 2020
text_decreaseformat_color_texttext_increase

O Brasil é o maior produtor mundial de cana-de-açúcar. Esta importante cultura do nosso país é matéria-prima para a produção de açúcar e álcool, seus subprodutos e resíduos são utilizados para geração de energia elétrica, fabricação de ração animal e fertilizante para as lavouras. Além destes, destaca-se no Paraná a produção de aguardente e melado.

No sudoeste do Paraná, o município de Capanema produz 400 toneladas de melado por ano, de forma artesanal, através de agroindústrias familiares. A combinação de temperaturas mais altas, clima mais seco, tipo de solo e forma de produção resultam em maior teor de sacarose da cana-de-açúcar,  e sabor e coloração diferenciados aos seus derivados, resultando em produtos exclusivos, com características peculiares à região da produção, reconhecidos pela sua qualidade e sabor.

Esse reconhecimento tornou-se oficial em dezembro de 2019, após extensa análise do INPI - Instituto Nacional de Propriedade Industrial no processo de solicitação de Indicação Geográfica. Por fim, a qualidade diferenciada do melado escorrido e batido de Capanema ganhou a tão sonhada notoriedade oficial e hoje é Indicação Geográfica na modalidade Indicação de Procedência, que certifica Capanema como centro de produção de melado, valorizando ainda mais o 'saber fazer' dos produtores em perfeita harmonia com o terroir local.

 

 

avatar ALYNE CHICOCKI
Alyne Chicocki
favorite_outline Seguir Perfil
capa Do Campo à Mesa
Do Campo à Mesa
people 1633 participantes
Você produtor, empresário, técnico e curioso do setor de agronegócios, alimentos e bebidas é nosso convidado especial para fazer parte desse espaço para quem busca conhecimentos sobre tecnologias, inovações, tendências, legislações, ou seja, novidades para o setor/segmento de agronegócios/alimentos e bebidas. Participe! Acesse, escreva e compartilhe artigos, entrevistas, vídeos e orientações.
fixo
Em alta
Dispara pedido de recuperação judicial por produtor rural
07 fev. 2024Dispara pedido de recuperação judicial por produtor rural
Como o ERP pode ajudar no setor de alimentos
29 mar. 2023Como o ERP pode ajudar no setor de alimentos
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?