Era um lindo sábado de sol. Eu poderia estar no parque, na praia, ou simplesmente cuidando do meu jardim. Mas naquele dia eu tinha levantado cedo, para assistir uma série de palestras em um lugar frio e escuro. E lá estava eu, no meio da multidão (em uma época em que isso ainda era possível), quando o palestrante perguntou: Quem aqui dessa plateia se considera criativo?.
Para minha surpresa, além de mim, pouquíssimos levantaram a mão. Isso porque maioria das pessoas, ainda acha que a criatividade é uma espécie de dom, destinado apenas a artistas ou profissionais do ramo de design, moda e afins. Um mito totalmente ultrapassado, principalmente nos dias atuais.
A criatividade, além de estar associada à resolução de problemas, também tem uma relação com o jeito de se fazer as coisas de uma maneira totalmente diferente. É uma habilidade essencial para todos, principalmente para empreendedores do mundo atual.
No mundo já existe quase tudo. Bares, restaurantes, comércio, lojas virtuais, e tudo o que você possa imaginar. Mas como transformar alguma coisa ou algum tipo de negócio em algo totalmente diferente e que atraia público?
É aí que entra a criatividade. É preciso transformar uma ideia de negócio em uma ideia de negócio criativa e também, lucrativa. Adicione ainda mais um ingrediente nessa lista: esse negócio de preferência, deve ter alguma veia digital e ainda poder sobreviver a pandemias e momentos de crise econômica. Parece impossível, não é mesmo?
Não, não é fácil, mas é possível. E para provar isso, eu trouxe aqui alguns exemplos de histórias de empreendedores que usaram a criatividade na hora de abrir os seus negócios, e hoje faturam com essas ideias:
Acessórios sustentáveis e customizáveis
Fundada em 2012, a empresa Pau Brasil produz e comercializa pela internet capinhas para celulares, carteiras e luminárias com madeiras reutilizáveis. É possível customizar nome e imagens nos produtos.
Avós + cerveja=?
Em homenagem a suas avós, um certo neto criou a empresa Cervejaria Avós, com cervejas artesanais premiadas e rótulos criativos com imagens de vovozinhas. A empresa possibilita ainda uma visita a casa das avós e passar uma noite lá, reservando pelo Airbn, mas em tempos de COVID, eles estão fazendo entregas na cidade de São Paulo.
Cinema com polenta. Combina?
O tradicional e enorme restaurante de Curitiba, o Madalosso usará o seu estacionamento para fazer um cinema Drive in, regado a polenta e refrigerante. Uma ótima opção para tempos de pandemia. Os ingressos serão revertidos em uma ação social.
Impressão botânica
A partir de folhas e substâncias naturais, a empresa As Tintureiras criam artesanalmente estampas sustentáveis em tecidos de alta qualidade. Além dos tecidos vendidos pelo site, também são oferecidas oficinas para aprender a arte de tingimento e estamparia com elementos da natureza.
Fábrica de Memórias
A Phosphato é um clube de assinaturas que envia para a casa de seus 83 mil clientes fotos impressas surpresas selecionadas a partir de um algorítimo combinado em seus perfis no Facebook e Instagram.
Roupas que crescem com as crianças
Quem é mãe, sabe que as crianças crescem e acabam perdendo muitas roupas. A partir desse problema, a marca infantil de moda Mi, traz um segredo simples: uma sobra de tecido no forro que permite descosturar e fazer com que a roupa dure mais tamanhos.
Viu como é possível fazer diferente a partir de negócios comuns como cerveja, roupas, fotos..?
E você qual é a sua ideia? Se você gostou desse post e deseja se aprimorar nesse tema, recomendo que participe do nosso curso online, Conquiste sua confiança criativa. As inscrições são gratuitas:
Fontes:
https://exame.abril.com.br/pme/13-ideias-inusitadas-que-viraram-otimos-negocios/
https://www.projetodraft.com/negocios-criativos/
Faça parte da Comunidade Novos Negócios e tenha acesso aos melhores conteúdos!
Arte da capa: Mural da minha casa pintado por mim e pela minha filha
Obrigada e até mais!