A ideia de um "carro voador", que na verdade, é uma espécie de helicóptero mais confortável, tem atraído várias empresas pelo mundo.
No Brasil, as companhias aéreas Gol e Azul e a fabricante de aeronaves Embraer já anunciaram planos envolvendo os chamados eVTOLs.
O veículo elétrico de pouso e decolagem vertical (eVTOL, na sigla em inglês) é uma aeronave que lembra um helicóptero, mas que faz menos barulho e usa mais hélices para voar.
A Gol e a Azul têm acordos para receber a partir de 2025 seus primeiros eVTOLs, que serão produzidos por empresas europeias. A Embraer, por sua vez, promete entregar sua versão da aeronave para clientes a partir de 2026.
A chinesa Xpeng revelou em seu evento Xpeng 1024 Tech Day 2021 seu projeto de carro elétrico voador. Desenvolvido pela sua filial HT Aero, voltada para Mobilidade Aérea Urbana (UAM), o Veículo Elétrico de Decolagem e Pouso Vertical (eVTOL) terá seu design realmente parecido com o de um carro.
Não apenas a aparência será de um automóvel, como o veículo voador poderá ser guiado no solo, como um carro comum.
A montadora chinesa não revelou muitos detalhes sobre eVTOL, além de características como o fato de que o carro será leve e equipado com um mecanismo dobrável de rotores que permite a conversão 'fly-drive'.
O que vocês acham dos carros voadores? Sem dúvidas é inovador, mas só vou acreditar quando ver um em atividade (hahaha)!
-----------------
Já faz parte da "Comunidade Ambientes de Inovação"?
Clique em "Participar", logo abaixo e esteja sempre bem informado/a sobre os ambientes promotores de inovação e sobre as inovações decorrentes da criatividade nos ecossistemas de inovação, mundo afora.