A arquitetura acontece no encontro da estética com a construção; no tênue equilíbrio entre arte e engenharia. Em cada decisão arquitetônica, habita o recorte de um período, a sensação de pertencimento e o constante convite para ir além do que já existe. Como usar a arquitetura para promover experiências estéticas espantosas e memoráveis dentro do ambiente urbano?
Mais do que construir, a arquitetura se propõe a provocar e emocionar. Ao interagir com as pessoas e dar forma ao ambiente urbano, a arquitetura se estende ao campo das experiências estéticas. A experiência estética da arquitetura é a maior que uma pessoa pode ter. A arquitetura define civilizações, marca e representa a forma como as pessoas pensavam e agiam naquela época.
Diante disso, como criar um edifício espetacular?
Para criar um edifício espetacular são necessárias três grandes etapas: desenvolver um mindset, elaborar estratégias e cultivar atitudes. Dentro dessas três etapas, existem algumas lições importantes que devem ser seguidas:
-Pense grande, muito grande
Qualquer um é capaz de criar prédios espetaculares; o nosso potencial é inesgotável, apesar de ele ser constantemente reprimido.
-Conheça profundamente a história
Beba diretamente na fonte das grandes edificações da história da humanidade; se puder, conheça-as pessoalmente.
- Utilize tecnologia de ponta
A tecnologia é a grande mola propulsora da inovação.
- Aplique engenharia reversa
No mundo da internet, em que o acesso às informações é superfacilitado, é inadmissível não reservar momentos específicos durante a concepção de seu prédio para a pesquisa de soluções similares ou soluções díspares para problemas similares.
- Hierarquize as prioridades
O princípio de escassez do fator, de Pareto, afirma que 80% dos efeitos procedem de 20% de causas. Portanto, saber hierarquizar e priorizar os eventos mais importantes, ou seja, os 20%, é tarefa fundamental para organizar seu pensamento.
- Simplifique
Depois de todos os levantamentos, esforços, pesquisas, estudos, esboços, debates e retrabalhos, um projeto espetacular de arquitetura precisa de um polimento nesse momento, o arquiteto deve realizar um último esforço, talvez o mais importante: trazer simplicidade ao seu projeto.
A criatividade aparece como fio que conecta todas as partes do processo. Achar soluções diferentes que gerem resultados esperados é a essência da arquitetura. Estamos falando de um empreendimento muito caro, com muita energia, esforço e recursos empregados. Em cada nova casa, hospital ou escritório, o arquiteto tem a obrigação de fazer o melhor que já foi feito até aquele momento.
No livro Como Criar Prédios Espetaculares em 16 lições: estética e edificação, a mera leitura do sumário já mostra o mapa da mina dos projetos espetaculares de arquitetura. Nesse caso, cabe um alerta: o foco das lições deste manual não é a análise de projetos, mas sim a exposição de conhecimentos técnicos, estratégicos, psicológicos e, acima de tudo, estéticos envolvidos na criação de edificações memoráveis, que transformam o espaço em seu entorno e a vida de seus usuários. Nesse contexto, os projetos são a concretização das lições desta obra, a realização de atitudes e saberes ligados a essa área tão carente de um diálogo aberto e desembaraçado sobre seus mistérios, seus caminhos, seus atalhos e seus obstáculos.
Em Como criar prédios espetaculares em 16 lições, o leitor entenderá como elaborar projetos mais econômicos, mais valorizados, que vendem mais rápido e dão mais conforto, saúde, prazer e bem-estar aos seus usuários. Leitura relevante aos arquitetos e estudantes da área, aos demais agentes do construbusiness e a todos que não são do mercado da construção civil, mas se interessam por arte, arquitetura, estética e inovação. As 16 lições, se contemporizadas para cada realidade específica, podem ser imaginadas para qualquer atividade ou situação de um profissional no desenvolvimento da sua prática.