Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightCONSTRUTECH - Tecnologias da construção civil e inovações para o mercado imobiliário.keyboard_arrow_rightArtigos

Como Criar um Edifício Espetacular?

avatar FREDERICO RUPPRECHT SILVA BOMPEIXE CARSTENS
Frederico Rupprecht Silva Bompeixe Carstensfavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Como Criar um Edifício Espetacular?
Criado em 26 AGO. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase

A arquitetura acontece no encontro da estética com a construção; no tênue equilíbrio entre arte e engenharia. Em cada decisão arquitetônica, habita o recorte de um período, a sensação de pertencimento e o constante convite para ir além do que já existe. Como usar a arquitetura para promover experiências estéticas espantosas e memoráveis dentro do ambiente urbano?


Mais do que construir, a arquitetura se propõe a provocar e emocionar. Ao interagir com as pessoas e dar forma ao ambiente urbano, a arquitetura se estende ao campo das experiências estéticasA experiência estética da arquitetura é a maior que uma pessoa pode ter. A arquitetura define civilizações, marca e representa a forma como as pessoas pensavam e agiam naquela época.

 

Diante disso, como criar um edifício espetacular?

 

Para criar um edifício espetacular são necessárias três grandes etapas: desenvolver um mindset, elaborar estratégias e cultivar atitudes. Dentro dessas três etapas, existem algumas lições importantes que devem ser seguidas:

 

-Pense grande, muito grande

        Qualquer um é capaz de criar prédios espetaculares; o nosso potencial é inesgotável, apesar de ele ser constantemente reprimido.

 

-Conheça profundamente a história

        Beba diretamente na fonte das grandes edificações da história da humanidade; se puder, conheça-as pessoalmente.

 

- Utilize tecnologia de ponta

        A tecnologia é a grande mola propulsora da inovação.

 

- Aplique engenharia reversa

No mundo da internet, em que o acesso às informações é superfacilitado, é inadmissível não reservar momentos específicos durante a concepção de seu prédio para a pesquisa de soluções similares ou soluções díspares para problemas similares.

 

- Hierarquize as prioridades

        O princípio de escassez do fator, de Pareto, afirma que 80% dos efeitos procedem de 20% de causas. Portanto, saber hierarquizar e priorizar os eventos mais importantes, ou seja, os 20%, é tarefa fundamental para organizar seu pensamento.

 

- Simplifique

Depois de todos os levantamentos, esforços, pesquisas, estudos, esboços, debates e retrabalhos, um projeto espetacular de arquitetura precisa de um polimento nesse momento, o arquiteto deve realizar um último esforço, talvez o mais importante: trazer simplicidade ao seu projeto.

 

criatividade aparece como fio que conecta todas as partes do processo. Achar soluções diferentes que gerem resultados esperados é a essência da arquitetura. Estamos falando de um empreendimento muito caro, com muita energia, esforço e recursos empregados. Em cada nova casa, hospital ou escritório, o arquiteto tem a obrigação de fazer o melhor que já foi feito até aquele momento.

 

No livro Como Criar Prédios Espetaculares em 16 lições: estética e edificação, a mera leitura do sumário já mostra o mapa da mina dos projetos espetaculares de arquitetura. Nesse caso, cabe um alerta: o foco das lições deste manual não é a análise de projetos, mas sim a exposição de conhecimentos técnicos, estratégicos, psicológicos e, acima de tudo, estéticos envolvidos na criação de edificações memoráveis, que transformam o espaço em seu entorno e a vida de seus usuários. Nesse contexto, os projetos são a concretização das lições desta obra, a realização de atitudes e saberes ligados a essa área tão carente de um diálogo aberto e desembaraçado sobre seus mistérios, seus caminhos, seus atalhos e seus obstáculos.

 

Em Como criar prédios espetaculares em 16 lições, o leitor entenderá como elaborar projetos mais econômicos, mais valorizados, que vendem mais rápido e dão mais conforto, saúde, prazer e bem-estar aos seus usuários. Leitura relevante aos arquitetos e estudantes da área, aos demais agentes do construbusiness e a todos que não são do mercado da construção civil, mas se interessam por arte, arquitetura, estética e inovação. As 16 lições, se contemporizadas para cada realidade específica, podem ser imaginadas para qualquer atividade ou situação de um profissional no desenvolvimento da sua prática.


avatar FREDERICO RUPPRECHT SILVA BOMPEIXE CARSTENS
Frederico Rupprecht Silva Bompeixe Carstens
favorite_outline Seguir Perfil
capa CONSTRUTECH - Tecnologias da construção civil e inovações para o mercado imobiliário.
CONSTRUTECH - Tecnologias da construção civil e inovações para o mercado imobiliário.
people 679 participantes
A proposta de valor da comunidade é promover a disseminação de conteúdos inovadores que impulsionem os participantes do ecossistema, na ampliação de conhecimentos, conexões, modelos de negócios, e o acesso a diferentes mercados relacionados as novas tecnologias do setor construção civil e mercado imobiliário.
fixo
Em alta
Metodologias Ágeis na Construção
17 ago. 2020Metodologias Ágeis na Construção
Guia de Tendências 2022-23: inspire-se com esses negócios de construção civil!
04 mai. 2022Guia de Tendências 2022-23: inspire-se com esses negócios de construção civil!
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?