Naming: A nomeação é o ponto de contato que se manifesta em praticamente todos os momentos de comunicação da marca. Nem o logotipo é tão presente. Já parou para pensar que, no boca a boca entre clientes, o único elemento representativo de uma marca é o seu nome? Por isso, o momento de criação do nome de uma empresa não deve ser subestimado. Ele deve ser pensado estrategicamente e deve fazer sentido para o negócio.
Conhecer o público-alvo, concorrentes, parceiros e fornecedores lhe ajudarão nessa etapa, mas além disso, o que deve ser levado em consideração?
Aqui vão 6 dicas para o novo empreendedor avaliar a escolha do nome de sua marca:
1. PRONÚNCIA: O nome é fácil de ser pronunciado?
2. SONORIDADE: A sonoridade do nome é agradável?
3. POTENCIAL: Esse nome tem potencial para ser explorado?
4. ORIGINALIDADE: O nome é original e forte?
5. CONCEITO: O conceito do nome é alinhado com a estratégia?
6. GRAFIA: O nome é fácil de ler/escrever?
7. PROTEÇÃO: Para que a marca seja protegida integralmente e tenha-se propriedade sobre o seu nome, é necessário registrá-la no INPI. Quando registrada, a marca tem proteção legal e só pode ser usada exclusivamente por seu proprietário. Isso evita que qualquer concorrente utilize a marca indevidamente ou crie cópias semelhantes
Esses são os principais e mais básicos elementos de identificação de um negócio. Um nome tem o poder de resgatar na mente do consumidor um conjunto profundo de significados que foram estabelecidos ao longo do tempo. Dessa forma, não é apenas uma palavra, mas o termo que nomeia toda a construção simbólica de uma marca inserida na cultura de seus clientes.
Estude e se prepare para estabelecer o propósito e o posicionamento da marca, que crie conexões conscientes e inconscientes determinantes para a escolha da marca no momento da decisão.