Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightNovos Negócioskeyboard_arrow_rightArtigos

7 REQUISITOS PARA AVALIAR NA HORA DE ESCOLHER O NOME UMA NOVA MARCA

avatar MONIQUE TOZZO FELTRIN
Monique Tozzo Feltrinfavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt1
7 REQUISITOS PARA AVALIAR NA HORA DE ESCOLHER O NOME UMA NOVA MARCA
1 pessoa curtiu esse artigo
Criado em 23 AGO. 2021
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Naming: A nomeação é o ponto de contato que se manifesta em praticamente todos os momentos de comunicação  da marca. Nem o logotipo é tão  presente. Já parou para pensar que, no boca a boca entre clientes, o único elemento representativo de uma marca é o seu nome? Por isso, o momento de criação do nome de uma empresa não deve ser subestimado. Ele deve ser pensado estrategicamente e deve fazer sentido para o negócio.

Conhecer o público-alvo, concorrentes, parceiros e fornecedores lhe ajudarão nessa etapa, mas além disso, o que deve ser levado em consideração?


Aqui vão 6 dicas para o novo empreendedor avaliar a escolha do nome de sua marca:


1.      PRONÚNCIA: O nome é fácil de ser pronunciado?

2.      SONORIDADE: A sonoridade do nome é agradável?

3.      POTENCIAL: Esse nome tem potencial para ser explorado?

4.      ORIGINALIDADE: O nome é original e forte?

5.      CONCEITO: O conceito do nome é alinhado com a estratégia?

6.      GRAFIA: O nome é fácil de ler/escrever?

7.      PROTEÇÃO: Para que a marca seja protegida integralmente e tenha-se propriedade sobre o seu nome, é necessário registrá-la no INPI. Quando registrada, a marca tem proteção legal e só pode ser usada exclusivamente por seu proprietário. Isso evita que qualquer concorrente utilize a marca indevidamente ou crie cópias semelhantes

Esses são os principais e mais básicos elementos de identificação de um negócio. Um nome tem o poder de resgatar na mente do consumidor um conjunto profundo de significados que foram estabelecidos ao longo do tempo. Dessa forma, não é apenas uma palavra, mas o termo que nomeia toda a construção simbólica de uma marca inserida na cultura de seus clientes.



Estude e se prepare para estabelecer o propósito e o posicionamento da marca, que crie conexões conscientes e inconscientes determinantes para a escolha da marca no momento da decisão.

avatar MONIQUE TOZZO FELTRIN
Monique Tozzo Feltrin
Buscando sempre a excelência. Trabalhando para tornar realidade os sonhos empreendedores!favorite_outline Seguir Perfil
capa Novos Negócios
Novos Negócios
people 5415 participantes
Um espaço aberto para trocas de experiências sobre novos negócios. Se você já tem uma ideia de negócio, ou ainda não sabe por onde começar, este é o lugar certo! Aqui, você encontra conteúdos para te ajudar a ter sucesso nesta jornada empreendedora ¿¿
fixo
Em alta
Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
16 ago. 2022Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
Sebrae em Dados - Salões de Beleza
15 out. 2022Sebrae em Dados - Salões de Beleza
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?