Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightMarketing Digitalkeyboard_arrow_rightArtigos

7 itens obrigatórios que todo negócio deve ter nessa era digital

avatar LUANA BIRAL DA SILVA
Luana Biral Da Silvafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
7 itens obrigatórios que todo negócio deve ter nessa era digital
Criado em 07 NOV. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase

A transformação digital impôs, sem dúvidas, a necessidade de reinventar os modelos de negócios. Empresas jovens nascem com modelos digitais, enquanto aquelas já existentes precisam romper com o formato atual para não serem fadadas ao insucesso. Por isso, é indispensável conhecer os   itens obrigatórios que todo negócio deve ter nessa era digital.


O que, de fato, é a era digital?


Trata-se do período consolidado no final do século XX que trouxe a otimização dos fluxos de informação. Três pilares são fundamentais nesse cenário, sendo eles as estratégias, os ativos e as experiências digitais. Pontos que devem, obrigatoriamente, ser adotados por qualquer negócio, seja qual for o porte.

Afinal, tantas mudanças impactaram também no comportamento do cliente, principalmente no que diz respeito a demandas e expectativas. O indivíduo mudou sua forma de pensar, agir, trabalhar e consumir. E, sem dúvidas, a empresa precisa adaptar seu modelo de negócios a essa tendência. 

7 itens obrigatórios para os negócios na era digital   
  1. Presença obrigatória nos meios digitais 

A internet e, consequentemente, sites, blogs e redes sociais têm papel fundamental nos processos de escolha do cliente.

Nela, ele fica sabendo das últimas tendências, busca referências e, em seguida, uma empresa que atenda aos seus desejos de compra. Logo, é fundamental que o negócio garanta sua presença nos meios digitais. 

Nisso, precisamos destacar a importância do marketing digital, especialmente com a criação de conteúdos relevantes que podem gerar mais acessos para o seu site, uma vez que um artigo bem escrito é bem visto aos olhos do Google e dos leitores.

  1. Processos digitais 

Um dos maiores desafios das empresas, principalmente aquelas que nasceram no formato analógico, é romper com esse formato. Trata-se, inclusive, de uma barreira cultural e resistência à mudança. Entretanto, a implantação de processos digitais é fundamental para que o negócio sobreviva nesta nova era. 

Essa migração é necessária porque as inovações tecnológicas carecem de uma base digital para inserção de dados. Algo impossível para um processo totalmente analógico. 

Neste sentido, a implantação de softwares, como CRMs e programas financeiros são importantes, mais ainda se integrados em um só sistema. 

Assim, o negócio centraliza suas informações, otimiza o fluxo e melhora a gestão. Caso haja dúvidas sobre os melhores sistemas, o gestor pode pedir orientações a serviços de assistência ao empreendedor, como o Sebrae.  

  1. Inovação

Parece óbvio, mas um dos itens obrigatórios que um negócio deve ter nessa era digital é a capacidade de inovação

A evolução tecnológica traz consigo um caráter constantemente transitório, de tal forma que tudo fica obsoleto em um curto espaço de tempo. Ademais, as necessidades do cliente mudam conforme tais mudanças. 

Sendo assim, a empresa precisa se inovar sempre para acompanhar a volatilidade de demandas e anseios.   

  1. Venda multicanal

Para que as demandas do cliente sejam atendidas em diferentes formatos, bem como com rapidez, é fundamental que a empresa implante uma estratégia de venda multicanal. Trata-se do omnichannel, que integra vendas física e digital para melhorar os resultados. 

  1. Ferramentas de comunicação 

Na sequência da agilidade, a comunicação com o cliente deve ser rápida e precisa. Logo, é importante que a empresa implante ferramentas que reúnam telefone, e-mail, chat e redes sociais, com o objetivo de prestar respostas rápidas. São exemplos de ferramentas o Service Desk e o Help Desk.  

  1. Armazenamento em Nuvem

Um dos itens obrigatórios que o negócio deve ter na era digital, pois facilita a gestão e proporciona maior segurança no arquivamento de dados. Ademais, permite o acesso destas informações pelo gestor de onde estiver, basta que o gestor tenha conexão à internet.

  1. Chatbots

Voltando ao atendimento ao cliente, os chatbots vieram para transformar a experiência. Os programas são configurados para dar respostas rápidas a dúvidas ou demandas genéricas, deixando os especialistas livres para atendimentos mais complexos. 

Ainda que seja necessário romper paradigmas e barreiras culturais, o que apresentamos acima são itens obrigatórios que o negócio deve ter na era digital. As empresas precisam se adaptar à transformação digital, de tal forma a obterem sucesso e se posicionarem como referências no mercado.


E você, já utiliza essas ferramentas?

avatar LUANA BIRAL DA SILVA
Luana Biral Da Silva
favorite_outline Seguir Perfil
capa Marketing Digital
Marketing Digital
people 2874 participantes
A comunidade tem como objetivo trazer o melhor das práticas de marketing digital e entregar conteúdos que ajudem a todos que participam da Comunidade Sebrae a melhorar o seu negócio e inspirar novas ideias na área de Marketing Digital!
fixo
Em alta
Quanto investir em tráfego pago
01 nov. 2022Quanto investir em tráfego pago
A Comunidade Sebrae mudou! Leia e entenda.
19 out. 2023A Comunidade Sebrae mudou! Leia e entenda.
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?