Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightMulheres Empreendedoras keyboard_arrow_rightArtigos

7 frases para você começar a dizer hoje!

avatar PAULA VITORIA GALESI ABDALA BOARIN
Paula Vitoria Galesi Abdala Boarinfavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt7
7 frases para você começar a dizer hoje!
7 pessoas curtiram esse artigo
Criado em 31 OUT. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Se tem uma coisa que eu penei para aprender enquanto empreendedora era como comunicar meus limites. Meu grande medo era ser mal vista, ser julgada ou até perder um contrato de trabalho. 


Como toda mulher que foi criada para ser uma "princesa", desagradar era algo impensado para mim. Princesas clássicas são boas, dóceis, dizem "sim", e o principal, estão sempre à espera para serem salvas. Imagine minha frustração ao perceber que essa lógica (que funcionou em partes na minha carreira CLT), não funcionaria na minha jornada empreendedora. Quando empreendemos nós enfrentamos o dragão e nós mesmas nos salvamos. Diante disso, se algo nos incomoda, ou nos agride, precisamos comunicar. Para fazer esse processo ser mais fácil, ouça sua raiva. Sim! Sua raiva! É essa emoção que sinaliza para que seus limites foram invadidos. 


Ao dar nome ao que sente, você pode perceber quando acontece a invasão do seu espaço, ao perceber, você pode processar a emoção, depois de processado, você pode comunicar. 

Ao comunicar você pode adotar uma postura mais neutra, tirar o sentimento da fala  - até porque já foi processado por você -, ser mais prática e factual, no melhor estilo menos é mais. Longas explicações e justificativas não são mais necessárias, quanto mais claro e conciso melhor!

Para ajudar você nessa jornada, separei 7 frases que eu aprendi a usar enquanto empreendedora: 


1.Quando você precisa recusar uma proposta ou parceria: 

"Obrigada pela proposta, mas não faz sentido para o meu momento."


2.Quando o seu cliente invade seus horários:

"Quero lembrá-lo que meu horário de atendimento é de X a Y."


3.Quando pedem consultoria de graça:

"Você sabia que tenho um produto criado justamente para resolver essa dúvida?"


4.Quando venceu o prazo de pagamento do cliente:

"Não identifiquei o seu pagamento. Você pode compartilhar o comprovante de pagamento, por gentileza?"


5.Quando os processos se perdem: 

"Quero relembrar os nossos combinados e realinhar as expectativas sobre..."


6.Quando é solicitado algo fora do orçamento:

"Este trabalho não está incluso em nosso contrato, você gostaria de incluir?"


7.Quando uma página reproduz um post seu sem sua logo, ou copia seu conteúdo sem autorização:

"Que legal que gostou do meu conteúdo. Por favor, peço que me cite como referência. Talvez você não saiba, mas esse conteúdo foi produzido por mim.


Por fim, adapte as estruturas ao seu modo de falar. Se for escrever, pode usar emojis, e não precisa ser tão rigorosa com a pontuação (na era digital, pontuações bem marcadas podem ser mal interpretadas. Se for falar, use o tom de voz e a linguagem corporal para trazer leveza. Se possível utilize o "ao vivo", seja presencial ou online para alinhar questões importantes. Caso não seja possível, eu gosto das mensagens de áudio (sei que tem pessoas que não gostam), contudo, acredito que temos mais chance de acertar o "tom" falando, do que escrevendo. 


Agora, me conta, qual situação era um desafio para você no passado e como você aprendeu a lidar? 


avatar PAULA VITORIA GALESI ABDALA BOARIN
Paula Vitoria Galesi Abdala Boarin
Mentora de Carreira, Professora Universitária, Facilitadora Corporativa, Creator e Podcaster. Três vezes premiada como Jovem Talento de RH pela ABRH. Parte do Time de Creators do Tiktok, LinkedIn Brasil, Embaixadora do Peixe 30 (rede social profissional brasileira). São mais de 15 anos de experiência profissional e nesta jornada: mais de + de 100.000 pessoas treinadas em 9 países, + de 4.500 horas de prática em Mentoria de Carreira, + de 70 empresas atendidas + de 180 Mentores de Carreira formados, + 680.000 seguidores impactados diariamente com conteúdos sobre Carreira e Desenvolvimento Pessoal. Mestre em Administração pela Universidade Positivo, possui Master Internacional em Direção de Recursos Humanos e Organizações pela ESIC Business & Marketing School, MBA em Coaching Executivo, graduada em Marketing.favorite_outline Seguir Perfil
capa Mulheres Empreendedoras
Mulheres Empreendedoras
people 1772 participantes
Somos uma comunidade de mulheres empreendedoras, que lutam diariamente para superar as dificuldades e chegarmos onde queremos! Somos fortes e empoderadas.
fixo
Em alta
Empreender é sobre Crescer e Contribuir
20 out. 2022Empreender é sobre Crescer e Contribuir
Seja a Influenciadora do seu negócio!
10 ago. 2022Seja a Influenciadora do seu negócio!
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?