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7 Etapas para começar vender produtos online

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7 Etapas para começar vender produtos online
3 pessoas curtiram esse artigo
Criado em 18 FEV. 2022
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O mundo do e-Commerce oferece uma vasta oportunidade para empreendedores em todos os lugares. 


Se você está interessado em abrir um negócio, vender pela internet  pode ser extremamente recompensador. 


Também pode ser um caminho alternativo para o sucesso sem os riscos envolvidos como ter que comprar ou alugar um imóvel na abertura de uma loja física.


Claro, há várias etapas envolvidas na abertura de uma loja virtual. Você terá que escolher um setor, pensar no nome de uma empresa e decidir que tipos de clientes deseja atender. 


Uma vez que sua loja ficará na Internet, você também precisará escolher o nome de domínio correto para o seu site, construir sua loja online e lidar com outros detalhes, como qual transportadora usar. 


No início, isso pode parecer opressor, mas o processo será muito mais acessível se você seguir nosso guia.


Abaixo, condensamos todo o processo de iniciar seu negócio e criar sua loja virtual em sete etapas, além de guias e recursos complementares. 


Lembre-se, dê um passo de cada vez e não tenha medo de voltar e revisar seu plano original à medida que aprende mais sobre o mercado em que deseja entrar.


Então vamos começar?




1. Escolha quais produtos vender 

Só porque você sonha com um negócio de E-commerce não significa que já decidiu totalmente o que quer vender. 


Talvez você tenha interesses diversos ou talvez esteja procurando um setor que ofereça uma certa margem de lucro.


Em qualquer caso, decidir o que vender é a etapa mais crucial do processo. A melhor maneira de tomar essa decisão é começar com algo amplo e, em seguida, restringi-lo a um nicho.


Escolher um nicho menor torna mais fácil se destacar em uma área específica e reduz a concorrência.


Por exemplo, uma nova loja de Suplementos Importados enfrentaria forte concorrência de marcas enormes e estabelecidas que vendem uma seleção completa de suprimentos para saúde, e o proprietário da empresa precisaria de experiência em uma enorme variedade de produtos para fazer a nova marca se destacar como uma autoridade.


"Amarrar-se" a um único tipo de produto, como cafeteiras, permitiria que o tempo, energia e dinheiro fossem investidos em um campo muito mais restrito, que produz resultados mais sólidos. 


É muito mais fácil posicionar sua marca como especialista mundial em cafeteiras do que em produtos de cozinha em geral.


Ao escolher o seu nicho, pense nos tipos de produtos que lhe interessam.


Começar seu negócio e construir sua marca será muito mais fácil e recompensador se você escolher um setor pelo qual você tem paixão.


Considere também seus possíveis fornecedores para esses itens.


Você vai fazer um produto sozinho ou vai comprar estoque de um atacadista? Você vai começar por dropshipping? 


Essas são questões importantes para a criação de um plano de negócios viável .

2. Escolha o nome de domínio certo

Seu nome de domínio ou URL é o endereço da web que um cliente digitaria em seu navegador para encontrar seu site. 


É uma boa ideia nomear sua empresa e escolher seu nome de domínio ao mesmo tempo. Dessa forma, você poderá escolher um domínio que reflita o seu negócio, evitando problemas como escolher um nome comercial que não funciona como nome de domínio ou já está sendo usado.


É muito importante escolher o nome de domínio correto . Os nomes de domínio devem ser curtos, fáceis de lembrar e claros. 


Se o nome da sua empresa ainda não inclui palavras-chave relacionadas aos produtos que você vende, você deve adicionar a palavra-chave mais importante ao seu nome de domínio para fins de SEO (otimização de mecanismos de pesquisa).


Seu nome de domínio também deve ser fácil de dizer em voz alta. Ao falar sobre seu negócio, você não quer ter que entrar em detalhes para explicar como seu nome de domínio é escrito. 


Fique longe de palavras que soam muito semelhantes a outras palavras, dígitos misturados com números soletrados e qualquer outra coisa que soe estranha ou ambígua em voz alta - incluindo hifens.


As pessoas hoje estão acostumadas com os nomes de domínio sendo escritos como "uma palavra", então os hifens prejudicam a clareza mais do que ajudam.


Uma última armadilha a evitar é a criação acidental de outros nomes de marcas ou palavras quando você combina palavras para formar seu nome de domínio. 


Por exemplo, bobscameras.com tem a palavra "golpe" bem no meio, embora a intenção fosse "Câmeras do Bob". Escolha o nome da sua empresa e o nome de domínio com cuidado para evitar isso.


3. Construa uma loja virtual

Muitos novos proprietários de empresas têm medo de começar a fazer um site porque se preocupam com a própria falta de conhecimento técnico, mas hoje você pode criar uma loja virtual bonita e eficaz sem escrever uma única linha de código. 


A chave é encontrar uma solução de e-Commerce que tenha todas as ferramentas de que você precisa para construir sua loja virtual, adicionar produtos, criar um checkout e outros itens essenciais.


É importante escolher a plataforma certa para que você não acabe pagando a mais pelos recursos necessários e para que sua empresa possa crescer sem ser restringida por limitações de software .


Lojas virtuais prontas é um exemplo de um poderoso construtor de lojas online que fornece uma maneira rápida e fácil de criar um site , adicionar produtos e gerenciar todas as suas vendas a partir de um painel conveniente. 


Você também não precisa instalar nada no seu computador; você acabou de fazer uma conta e começar a criar. 


Além disso, você pode usar o Woocommerce do WordPress, escolher um tema e já começar adicionando produtos facilmente. Para isso, basta procurar pela melhor hospedagem WordPress que ofereça assistência e suporte para Lojas Virtuais.


Após contratar um plano de hospedagem,  adicione algumas páginas extras para as informações da sua empresa , incluindo uma página "Sobre nós" e páginas para as políticas da sua loja .


Se você já tem um site, não se preocupe - você ainda pode construir sua loja virtual com um software de carrinho de compras e conectá-lo ao seu site existente por meio do uso de um subdomínio, como loja.seusite.com.


4. Receba pagamentos em sua conta bancária

Existem algumas maneiras de começar a aceitar pagamentos online e algumas são mais rápidas e fáceis do que outras. 


Os mais populares são Mercado Pago, Pagseguro e Cielo. Cartões de crédito são o método mais popular de pagamento online, mas também vale a pena incluí-los em provedores de pagamento alternativos. 


O PayPal é muito popular e as soluções de carteira digital como Apple Pay, Google Pay, Amazon Pay, Visa Checkout e Masterpass oferecem uma alternativa rápida para clientes que não desejam inserir o número do cartão de crédito enquanto fazem compras. 


Esses serviços fornecem um método para salvar informações de pagamento para serem usadas em vários sites. 


Se você já tem uma loja física, seu processador de PDV atual pode oferecer uma extensão de seu serviço para que você possa usar o mesmo provedor para receber o pagamento em seu site.


Por outro lado, se você está começando com um site e pode abrir um local físico no futuro, seu software de E-commerce deve incluir um sistema POS ou compatibilidade com soluções populares como Harbortouch. 


Isso permitirá que você mantenha as vendas online e as vendas presenciais sincronizadas para garantir uma contagem de estoque consistente.


5. Selecione seus métodos de envio

O transporte é o cerne do E-commerce, uma vez que seus clientes fazem pedidos online, e você precisará encontrar uma maneira de fazer com que seus produtos cheguem até eles - a menos que esteja vendendo downloads digitais como e-books ou arquivos de música.


Se estiver vendendo produtos físicos, você terá que decidir quais transportadoras deseja usar e determinar as taxas apropriadas para cobrar do cliente. 


É fundamental que você entenda o envio de E-commerce para que possa tomar as decisões certas.


Embora o frete grátis seja incrivelmente popular para lojas online, você precisará absorver o custo, portanto, é recomendável começar usando as taxas em tempo real fornecidas pela sua transportadora. 


As taxas em tempo real são calculadas automaticamente enquanto o cliente organiza seu pedido, garantindo que você não sobrecarregue o cliente ou perca dinheiro por não cobrar o suficiente.


Para obter essas taxas em tempo real em seu site, você precisa usar uma solução de E-commerce que ofereça um conjunto completo de ferramentas de remessa para vendas online , incluindo integrações com sua transportadora preferida para puxar as taxas para sua loja online e ainda dar a você a liberdade para escolher os métodos de envio exatos que deseja oferecer.


6. Promova e comercialize sua loja virtual

Você deve começar a comercializar sua loja online imediatamente para garantir um fluxo constante de clientes. 


A melhor forma de marketing é uma abordagem multifacetada que inclui mídia social, boletins informativos por e-mail, otimização de mecanismo de pesquisa e publicidade paga.


Você também pode executar promoções e cupons regulares, como descontos em produtos e até mesmo ofertas diárias ou ofertas em grupo, se o seu software de E-commerce oferecer suporte para eles.


Mídias sociais como o Facebook são uma ótima maneira de divulgar seu nome e interagir com os clientes. 


Você deve criar uma página comercial do Facebook e carregá-la com imagens e informações da empresa - com um link para o seu site, é claro. 


Instagram e Pinterest também são meios populares de engajamento e, como bônus adicional, você pode vender produtos de todas essas plataformas.


Boletins informativos por e-mail devem ser enviados regularmente para informar seus clientes sobre as próximas vendas, novos produtos e outras notícias .


Seus boletins informativos devem ser interessantes e divertidos de ler, em vez de apenas anúncios flagrantes, e você não deve enviá-los com muita frequência.


Afinal, você não quer enviar spam para seus clientes, portanto, uma vez por mês é suficiente para quase todas as marcas. Você também pode enviar um boletim informativo extra em ocasiões raras e importantes, como o lançamento de um produto altamente antecipado.


A otimização de mecanismos de pesquisa ajuda novos clientes a descobrirem seu site por meio de pesquisas no Google, Bing e outros mecanismos de pesquisa. 


Você pode impulsionar seu SEO fornecendo conteúdo de alta qualidade em seu site que cobre as palavras-chave apropriadas para seus produtos , tanto no conteúdo de sua página da web quanto em artigos de blog.


O aspecto técnico do SEO - como estrutura correta de URL, velocidade da página, metadados, sitemaps XML e muito mais - é um pouco mais difícil de gerenciar adequadamente, a menos que seu software de E-commerce siga as práticas recomendadas de SEO .


7. Faça seu negócio crescer

Assim que seu negócio decolar e você receber pedidos, precisará processar e atender a esses pedidos o mais rápido possível. 


Isso pode começar a se tornar um desafio à medida que sua base de clientes cresce e você precisará equilibrar o tempo que gasta em diferentes tarefas de negócios com a capacidade de fornecer excelente atendimento ao cliente.


É aqui que os novos negócios geralmente começam a ter dificuldades se não estiverem preparados, por isso é importante ter as ferramentas de que você precisa para crescer e sustentar seus negócios .


Para ajudá-lo a entender as tendências de sua loja, você poderá ver relatórios detalhados em tempo real sobre todo o tráfego e atividade em sua loja


Você pode usar essas informações para planejar seu inventário e criar estratégias para suas promoções .


Você também pode conectar sua loja ao Google Analytics para receber informações valiosas sobre como seus clientes estão encontrando você.


Esse conhecimento o ajudará a melhorar seu marketing , mostrando o que levou os visitantes ao seu site.


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