Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightVarejo keyboard_arrow_rightArtigos

7 dicas para você organizar a sua loja e vender mais neste Natal!

avatar RAFAEL DE SOUZA
Rafael De Souzafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
7 dicas para você organizar a sua loja e vender mais neste Natal!
Criado em 17 NOV. 2021
text_decreaseformat_color_texttext_increase

O Natal é considerado a data mais importante do ano para o comércio, uma vez que ele mexe com a emoção de muita gente e as pessoas se tornam mais dispostas a gastar com presentes e lembrancinhas para os familiares e amigos.

 

Empreendedores precisam se atentar às mudanças de comportamento dos consumidores em virtude da pandemia. Com o avanço da vacinação, muitas pessoas devem voltar a fazer compras em lojas físicas, mas vale destacar que o modelo de compras online foi intensificado nos últimos anos e se estabeleceu como uma das principais formas de consumo. É importante se preparar para um modelo de vendas híbrido em 2021.

 

Pensando no planejamento para as vendas deste Natal, destaco aqui 7 dicas que servem como um check list para você organiza a sua loja e vender mais. Confira!

 

1) Defina indicadores e metas

  • É importante definir sua meta de vendas. Ela pode ser detalhada por mês, semana, dia, colaborador, categoria, produto, dentre outras opções.
  • Fazer uma reserva de faturamento excedente também é importante, então destine uma reserva para suprir os meses de poucas vendas no início do ano seguinte.
  • Determine qual o perfil e qual a quantidade de clientes que pretende captar/cadastrar.
  • Defina qual deve ser o valor médio de compra esperado por cliente.
  • Decida quanto investirá em aquisição de novos produtos, em divulgação/promoção e na contratação de colaboradores temporários.

 

2) Prepare compras e reposição de estoques

  • Pense nos produtos a comprar com base na meta de vendas, capital de giro disponível e histórico de vendas.
  • Conheça a reputação de novos fornecedores, qual é a política de preço, prazos, lote mínimo, forma e prazos de entrega.
  • Verifique se há espaço na loja para a guarda de produtos em estoque ou será necessário espaço extra.
  • Defina qual o estoque mínimo e máximo de cada produto que pretende comprar (errar aqui faz perder clientes e/ou dinheiro).
  • Identifique oportunidades de melhorias no processo de compras atual, além de pensar em como impedir a recorrência destes erros.

 

3) Defina estratégias de divulgação e promoção

  • É possível utilizar marketing digital e marketing de conteúdo nas redes sociais;
  • Degustação, brindes/presentes, sorteios e vale compras/descontos;
  • Visual merchandising (fachada, vitrine, layout, iluminação, ambiente, etc);
  • Programas de fidelidade;
  • Folheteria impressa, busdoor, outdoor, rádio, TV, sites, jornais e revistas.

 

4) Defina ações de visual merchandising

  • Avalie a necessidade de limpeza e/ou reforma da fachada da loja;
  • Faça cross-sell (venda adicional de produtos complementares colocados próximos);
  • Use etiquetas, sacolas e embalagens personalizadas para presentes (fazendo parte da decoração);
  • Pense na atualização da vitrine com a temática natalina e do ano novo;
  • Reveja o layout da loja para facilitar o maior fluxo de pessoas, além de reavaliar a disposição dos móveis, iluminação, climatização e produtos a serem destacados;
  • Defina e decore a loja dentro do tema natalino com espaços instagramáveis;
  • Reveja a setorização, exposição e agrupamento de produtos.

 

5) Defina ações de marketing digital

  • Atualize os dias e horários de funcionamento (Instagram, Facebook, Google Meu Negócio, etc);
  • Elabore um calendário editorial com dicas de look, promoções, bastidores, etc;
  • Faça parcerias com microinfluenciadores locais;
  • Atualize as mensagens automáticas (WhatsApp, Direct Instagram, Messenger Facebook);
  • Organize os álbuns do Facebook e Destaques do Instagram de modo a facilitar que o cliente encontre produtos e tenha acesso ao feedback de clientes; Contrate fotógrafo e/ou modelo para fazer fotos dos produtos para divulgação; realize parcerias com outras empresas e faça posts colaborativos.

 

6) Recrute, selecione e treine sua equipe

  • Pensando em vagas temporárias, defina para quais funções e a quantidade de vagas, além de definir a forma de contratação e remuneração;
  • Defina os requisitos mínimos para o preenchimento das vagas, em especial aspectos comportamentais;
  • Para divulgar as vagas, escolha opções como e-mail, site, parceiros, universidades, agências de emprego, jornal, etc;
  • No processo de seleção de candidatos, utilize opções como currículos, testes, entrevistas, dinâmicas de grupo, etc;
  • Tenha uma apresentação da sua empresa, além de ter formalmente todo o seu processo de vendas para treinar os novos colaboradores.

 

7) Monitore e avalie os resultados

  • Frente as metas e indicadores pré-estabelecidos, avalie se os resultados têm sido alcançados e, em caso negativo, refaça a estratégia para tentar contornar os desafios encontrados;
  • Identifique quais os pontos positivos e melhores resultados obtidos, pois eles poderão ser utilizados novamente de forma contínua ou esporádica em outras datas comemorativas;
  • Em relação às estratégias com resultado abaixo do esperado, identifique o motivo, já que por vezes uma boa estratégia pode precisar de ajustes e não ser descartada logo de cara;
  • Registre estas informações, pois elas serão úteis para rever suas estratégias de marketing e vendas, permitindo trabalhar melhor em outras oportunidades.


Gostou do conteúdo? Por favor, curta, comente e compartilhe com outros empreendedores.


Rafael de Souza (InstagramLinkedinFacebook e Telegram)

avatar RAFAEL DE SOUZA
Rafael De Souza
Consultor, Produtor de Conteúdo e Palestrante do Sebrae-SP, Empreteco, Agente Local de Inovação, formado em TI, especialista em Gestão de Pessoas e em Gestão Estratégica de Negócios. Apaixonado por empreendedorismo e admirador de empreendedores!favorite_outline Seguir Perfil
capa Varejo
Varejo
people 3850 participantes
Um local criado para oferecer ao EMPRESÁRIO DO VAREJO conteúdos relevantes e atualizados, tendências, cursos e interação com atores do ecossistema, gerando conhecimento e networking.
fixo
Em alta
Canvas de Vendas: uma ferramenta simples, visual e prática para a sua empresa
09 nov. 2021Canvas de Vendas: uma ferramenta simples, visual e prática para a sua empresa
Como a automação industrial impacta nossas vidas
09 ago. 2021Como a automação industrial impacta nossas vidas
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?