Criado em 17 NOV. 2021text_decreaseformat_color_texttext_increase
O Natal é considerado a data mais importante do ano para o comércio, uma vez que ele mexe com a emoção de muita gente e as pessoas se tornam mais dispostas a gastar com presentes e lembrancinhas para os familiares e amigos.
Empreendedores precisam se atentar às mudanças de comportamento dos consumidores em virtude da pandemia. Com o avanço da vacinação, muitas pessoas devem voltar a fazer compras em lojas físicas, mas vale destacar que o modelo de compras online foi intensificado nos últimos anos e se estabeleceu como uma das principais formas de consumo. É importante se preparar para um modelo de vendas híbrido em 2021.
Pensando no planejamento para as vendas deste Natal, destaco aqui 7 dicas que servem como um check list para você organiza a sua loja e vender mais. Confira!
1) Defina indicadores e metas
- É importante definir sua meta de vendas. Ela pode ser detalhada por mês, semana, dia, colaborador, categoria, produto, dentre outras opções.
- Fazer uma reserva de faturamento excedente também é importante, então destine uma reserva para suprir os meses de poucas vendas no início do ano seguinte.
- Determine qual o perfil e qual a quantidade de clientes que pretende captar/cadastrar.
- Defina qual deve ser o valor médio de compra esperado por cliente.
- Decida quanto investirá em aquisição de novos produtos, em divulgação/promoção e na contratação de colaboradores temporários.
2) Prepare compras e reposição de estoques
- Pense nos produtos a comprar com base na meta de vendas, capital de giro disponível e histórico de vendas.
- Conheça a reputação de novos fornecedores, qual é a política de preço, prazos, lote mínimo, forma e prazos de entrega.
- Verifique se há espaço na loja para a guarda de produtos em estoque ou será necessário espaço extra.
- Defina qual o estoque mínimo e máximo de cada produto que pretende comprar (errar aqui faz perder clientes e/ou dinheiro).
- Identifique oportunidades de melhorias no processo de compras atual, além de pensar em como impedir a recorrência destes erros.
3) Defina estratégias de divulgação e promoção
- É possível utilizar marketing digital e marketing de conteúdo nas redes sociais;
- Degustação, brindes/presentes, sorteios e vale compras/descontos;
- Visual merchandising (fachada, vitrine, layout, iluminação, ambiente, etc);
- Programas de fidelidade;
- Folheteria impressa, busdoor, outdoor, rádio, TV, sites, jornais e revistas.
4) Defina ações de visual merchandising
- Avalie a necessidade de limpeza e/ou reforma da fachada da loja;
- Faça cross-sell (venda adicional de produtos complementares colocados próximos);
- Use etiquetas, sacolas e embalagens personalizadas para presentes (fazendo parte da decoração);
- Pense na atualização da vitrine com a temática natalina e do ano novo;
- Reveja o layout da loja para facilitar o maior fluxo de pessoas, além de reavaliar a disposição dos móveis, iluminação, climatização e produtos a serem destacados;
- Defina e decore a loja dentro do tema natalino com espaços instagramáveis;
- Reveja a setorização, exposição e agrupamento de produtos.
5) Defina ações de marketing digital
- Atualize os dias e horários de funcionamento (Instagram, Facebook, Google Meu Negócio, etc);
- Elabore um calendário editorial com dicas de look, promoções, bastidores, etc;
- Faça parcerias com microinfluenciadores locais;
- Atualize as mensagens automáticas (WhatsApp, Direct Instagram, Messenger Facebook);
- Organize os álbuns do Facebook e Destaques do Instagram de modo a facilitar que o cliente encontre produtos e tenha acesso ao feedback de clientes; Contrate fotógrafo e/ou modelo para fazer fotos dos produtos para divulgação; realize parcerias com outras empresas e faça posts colaborativos.
6) Recrute, selecione e treine sua equipe
- Pensando em vagas temporárias, defina para quais funções e a quantidade de vagas, além de definir a forma de contratação e remuneração;
- Defina os requisitos mínimos para o preenchimento das vagas, em especial aspectos comportamentais;
- Para divulgar as vagas, escolha opções como e-mail, site, parceiros, universidades, agências de emprego, jornal, etc;
- No processo de seleção de candidatos, utilize opções como currículos, testes, entrevistas, dinâmicas de grupo, etc;
- Tenha uma apresentação da sua empresa, além de ter formalmente todo o seu processo de vendas para treinar os novos colaboradores.
7) Monitore e avalie os resultados
- Frente as metas e indicadores pré-estabelecidos, avalie se os resultados têm sido alcançados e, em caso negativo, refaça a estratégia para tentar contornar os desafios encontrados;
- Identifique quais os pontos positivos e melhores resultados obtidos, pois eles poderão ser utilizados novamente de forma contínua ou esporádica em outras datas comemorativas;
- Em relação às estratégias com resultado abaixo do esperado, identifique o motivo, já que por vezes uma boa estratégia pode precisar de ajustes e não ser descartada logo de cara;
- Registre estas informações, pois elas serão úteis para rever suas estratégias de marketing e vendas, permitindo trabalhar melhor em outras oportunidades.
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Rafael de Souza (Instagram, Linkedin, Facebook e Telegram)