Como está a relação de sua empresa com o dinheiro? A vida financeira de seu negócio está organizada? Será que você está pronto para começar 2021 com o pé direito? Depois da passagem por um ano completamente conturbado e repleto de altos e baixos, fica difícil responder a perguntas como essas, não é mesmo?
Pensando nisso, preparamos uma série de dicas que podem ajudar a projetar uma situação futura e desenhar estratégias para que o objetivo traçado pelo seu empreendimento seja alcançado.
Vamos conhecer?
Dica 1: faça uma retrospectiva
Uma boa forma de se planejar para o que vem pela frente é com a realização de uma retrospectiva financeira. Separe alguns dias deste mês para entender pelo menos os 3 últimos anos de seu negócio. Faça isso com calma, para que todos os erros e acertos de seu planejamento sejam identificados. Ok? Com informações como essas, você pode traçar uma nova meta e diminuir a probabilidade de surpresas ao longo de 2021.
Dica 2: faça um planejamento
Você já parou para pensar até onde você quer chegar em 2021? Traçar metas é fundamental para o sucesso de um serviço ou negócio. Sem elas, seria como viajar sem ter um destino certo.
Não se esqueça: o planejamento funciona como um ponto de partida para todas as ações. Além disso, ele ajuda a administrar tempo, recursos e energia para a estratégia de negócio, focando no que realmente importa.
Dica 3: reveja seus fornecedores
Trabalha em parceria com outras empresas ou pessoas físicas? Reavalie essa relação de trabalho, a fim de que você possa construir um laço de custo x benefício mais vantajoso para seu 2021.
Dica 4: pesquise mais sobre seus concorrentes
Uma boa avaliação dos serviços ou das empresas que são semelhantes ao seu negócio pode evidenciar pontos chave que devem ou não ser aplicados em sua estratégia de crescimento.
Na análise, procure encontrar dados e indicadores que apontem como o concorrente X está fazendo para se destacar no mercado, como ele se comunica com seu público-alvo, como ele divulga seus produtos etc. Com isso, você terá informações suficientes para se estruturar e buscar um 2021 mais promissor.
Dica 5: ouça seus consumidores
Entender o que seu público quer e o que ele anda buscando pelo mercado é um ótimo indicador de sucesso. Você comercializa o que ele está procurando? Você precisa adaptar seu negócio? Conhecer o perfil de sua persona ajudará, e muito, a convencê-la de que você oferece as melhores soluções. Lembre-se disso!
Dica 6: mantenha uma boa imagem digital
Uma coisa é fato: quem não está na internet, não é visto e não é lembrado. Nas redes sociais, você consegue se aproximar de seu público, fortalecer sua marca e ainda despertar o desejo de compra nas pessoas.
Você não precisa estar só na internet, mas você precisa utilizá-la a seu favor!
Dica 7: guarde um dinheiro para emergências
Se tem uma coisa que 2020 nos ensinou muito bem, é sobre a importância de uma reserva de emergência. Esse capital pode representar a permanência de seu negócio durante um período crítico. Afinal, infelizmente, não é possível saber quando uma situação, como a chegada da Covid-19, pode surgir. Certo?
Fique sempre de olho nessas dicas, assim ficará muito mais fácil para atingir os objetivos traçados!
Gostou da publicação? Então, conta pra gente o que achou aqui nos comentários e não esqueça de compartilhar esse conteúdo.
Se você ainda não faz parte da Comunidade Vida de MEI, não perca tempo e vem participar com a gente!