Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightMulheres Empreendedoras keyboard_arrow_rightArtigos

7 dicas para começar o seu negócio

avatar ACEA EVGUENI RATCHEVA
Acea Evgueni Ratchevafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt2
7 dicas para começar o seu negócio
2 pessoas curtiram esse artigo
Criado em 09 MAI. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Uma das coisas que a pandemia nos trouxe foi o trabalho remoto e, consequentemente, o costume de ficar em casa. Com isso muitas pessoas experimentaram o gostinho de trabalhar em casa, ter um pouco mais de liberdade com os horários e poder organizar melhor a agenda para encaixar algumas tarefas pessoais ao longo do dia.


8 passos para abrir o próprio negócio sem largar o emprego - Pequenas  Empresas Grandes Negócios | Como começar


Também veio aquela vontade de ter seu próprio negócio e virar dona da sua empresa. Fazer aquilo que te faz vibrar e ganhar dinheiro com isso. E hoje em dia isso está mais fácil do que nunca. Sim, apesar dos pesares, essa pandemia trouxe infinitas possibilidades e oportunidades.


Aqui trago para você, leitora, algumas dicas para começar a pensar em ter seu próprio negócio.


1- No que você é boa?


O primeiro passo para decidir começar uma carreira solo, do teu jeito, é descobrir o que você faz bem. No que você é boa? Parece uma pergunta fácil de ser respondida, mas eu sei que não é bem assim. E nem é tão simples como parece. Eu vou além e te pergunto:

  • O que você faz de bom que as pessoas estariam dispostas a pagar por isso?
  • O que você já faz de graça que poderia ser monetizado? 

  • Você que é mãe e organiza a rotina dos filhos perfeitamente acha que poderia ajudar outras mães com teu conhecimento? 
  • Você que trabalha em um restaurante acha que pode ensinar outras pessoas como preparar e armazenar a comida da semana?
  • Ou talvez você possa vender essa comida organizada e simplificada diretamente para eles?


Você que é mãe de pet e sabe tudo sobre eles, pode ensinar o quê para aqueles recém casados (ou não rs) que acabaram de adotar o primeiro doguinho e não aguentam mais a bagunça do filhote? Ou o cheiro da areia do gato? Eu sei que você tem uma dica para esse problema. E para tantos outros.


Qual é o problema que você resolve sem muita dificuldade? O que as pessoas admiram em você? O que te faz vibrar? 


A Vocação Profissional e as possibilidades de escolha - ACOLHER INSTITUTO


Essas são algumas perguntas que eu sugiro que você se faça se quiser começar seu próprio negócio, mas não tem ideia do que fazer. Um dos segredos é saber e entender o que você faz tão bem feito no seu dia a dia que seria capaz de monetizar. 



2- Pra quem você quer vender? Quem é o seu cliente.


O segundo passo é você saber quem você quer que seja teu cliente. Não se iluda achando que só porque você tem seu próprio negócio que você não vai ter um chefe. A partir do momento que você presta um serviço ou vende um produto para um cliente, automaticamente ele passa a ser o seu chefe. Então pense bem quem vão ser essas pessoas. 


Definido seu cliente, ou melhor dizendo, seu avatar, o próximo passo é descobrir o que ele realmente precisa. 



3 - Identifique a dor ou necessidade do seu avatar.


Ok, você já descobriu o que faz bem feito e quem são as pessoas que vão contratar o teu serviço ou comprar o teu produto. Agora você já sabe qual é a dor delas? Você já sabe qual é o problema que você vai resolver na vida dessas pessoas a ponto delas darem dinheiro pra você?


Pra mim esse é outro grande segredo do empreendedorismo, entender exatamente qual é a dor do cliente, saber o que faz ele precisar de você.

No pain, no gain. Como descobrir e explorar as dores do seu cliente.  Uhull


O que você resolve na vida dele?

De novo, mais complexo do que a gente imagina.



4 - Não tenha medo de não ser perfeita.


Você deve estar falando: Tá bom, já entendi tudo isso, mas não sei como fazer. E eu te digo o seguinte: não tenha medo, segue em frente, mete a cara. Mas não sei se vai dar certo, meu produto ainda não é perfeito. Tudo bem, não tem problema, nada precisa ser perfeito para sair do papel.


Aos poucos você vai entender e saber exatamente o que precisa ser melhorado e aprimorado de acordo com as dores e necessidades do cliente. Lembra que você está vendendo ou prestando um serviço para outra pessoa e eles que serão o termômetro do teu produto. Eles que vão te dizer o que precisa ser melhorado


Nesse mundo extremamente mutável que vivemos, tudo é muito dinâmico e a perfeição é uma utopia. O que é perfeito para você agora, pode não ser mais daqui alguns meses. Então não tenha medo da imperfeição, aliás, tudo que é imperfeito ainda tem chance de ser aprimorado. 



5 - Organize seu tempo 


Parece óbvio, mas não é. Quando você trabalha em uma empresa onde tem que cumprir horários você organiza tudo em volta disso. Quando você empreende e é dona do seu negócio, organizar sua agenda e priorizar as tarefas é mais importante do que nunca. Sem organização você pode virar refém do trabalho e ter ainda menos tempo para suas coisas pessoais.


Sim, é verdade que você pode escolher a hora que vai trabalhar, mas precisa ter isso muito bem definido para que o trabalho não assuma todas as horas do teu dia, apenas porque ele é realizado quando você determina. Não esqueça de colocar na agenda as tarefas de casa, aquele treino na academia, um tempo para ficar com a família e até aquele dia em que você não quer fazer nada. Planejar tudo isso vai te ajudar a ter aquela liberdade que você sempre sonhou. Mas precisa se organizar, confia em mim!



6 - O digital é seu melhor amigo


Sim, use e abuse do mundo digital. É ele que vai permitir que você escale seu negócio e ganhe ainda mais dinheiro. Faça cursos e aprenda a utilizar as ferramentas digitais para aumentar sua receita e poder vender não apenas localmente, mas também para todos aqueles que chegam até você através da Internet.


O potencial de clientes aumenta infinitamente quando você tem presença no mundo virtual. Milhares de pessoas terão fácil acesso ao seu produto ou serviço e não apenas as pessoas conhecidas, da sua cidade ou do seu bairro. 



7 - Não esqueça das formalidades


Apesar de ser o seu próprio negócio, ele não te isenta das formalidades e burocracias. Não é porque ele é teu que não precisa seguir as regras de todos os outros. Separe parte do orçamento para ter um bom contador e consultar com um advogado caso seja necessário.

Nunca esqueça daquele velho ditado: o barato sai caro! Se informe, se oriente e mantenha a empresa na linha para não ter problemas lá na frente. 


Enfim, sabemos que ter o seu próprio negócio não é tarefa fácil, mas também não precisa ser um bicho de sete cabeças. Também não adianta se iludir e achar que assim, você trabalhará menos, porque a realidade é bem diferente.


As responsabilidades, deveres e pressões de ser sua própria chefe são infinitamente maiores do que ser funcionária, mas muitas vezes isso compensa. 


Lembre-se que largar tudo e virar chefe de um dia para o outro pode ser arriscado, e não disse que seja fácil, mas é possível. E sempre antes de tomar qualquer decisão pondere muito bem os prós e contras de tudo aquilo que faz parte da tua vida sem deixar de lado seus sonhos e objetivos pessoais. 


Boa sorte! 



E aí, esse conteúdo foi útil para você? Deixe seu comentário!


Participe da Comunidade de MULHERES EMPREENDEDORAS e tenha acesso a mais posts como esse.


avatar ACEA EVGUENI RATCHEVA
Acea Evgueni Ratcheva
Mãe do Arthur | Head da comunidade Mulheres Empreendedoras | Especialista em Marketing Empresarial e Marketing Intelligence | Consultora no Sebrae Paraná | Empresária do segmento infantilfavorite_outline Seguir Perfil
capa Mulheres Empreendedoras
Mulheres Empreendedoras
people 1779 participantes
Somos uma comunidade de mulheres empreendedoras, que lutam diariamente para superar as dificuldades e chegarmos onde queremos! Somos fortes e empoderadas.
fixo
Em alta
Empreender é sobre Crescer e Contribuir
20 out. 2022Empreender é sobre Crescer e Contribuir
Seja a Influenciadora do seu negócio!
10 ago. 2022Seja a Influenciadora do seu negócio!
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?