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6 segredos para vender mais!

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6 segredos para vender mais!
Criado em 28 FEV. 2020
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Quer aumentar suas vendas e a lucratividade do seu negócio? Esse é um grande desafio para os empresários: colocar em prática as ideias para fazer dar certo a sua empresa. Esse assunto foi tema de uma palestra do facilitador Walberto Fernandes no canal do Sebrae Paraná. Confira abaixo as principais orientações que ele deu para promover seu negócio.

Neste texto você vai conhecer as seis chaves essenciais para aumentar as vendas e a lucratividade da empresa. Um dos segredos das grandes empresas é levar em conta que todos da empresa precisam vender, tendo ou não contato com os clientes.

Quanto mais você praticar, mais você irá vender!

Esse é o princípio das vendas. Se não praticar, você ficará esquecido e seu negócio não irá se desenvolver. Podemos começar com a frase 'nada acontece até que alguém venda alguma coisa' de Napoleon Hill, pois ela resume o que está acontecendo no mercado atual. Se as empresas não venderem, o mercado para. Por isso é necessário se movimentar: as vendas são o coração da empresa, elas que fazem o negócio acontecer. Se você possui um negócio e quer que o seu produto fique no topo e venda mais, existem ferramentas que colaborem para isso.

Neste cenário, as três ações fundamentais para a gestão de carteira de clientes, são a maximização das vendas, a prospecção e a recuperação de clientes, ao serem trabalhadas de forma conjunta, entregam resultados fortes para o negócio.

Confira as três ações e qual o objetivo de cada uma delas.

  • CLIENTES ATUAIS Maximização: vender mais para os mesmos clientes, aumentar o número de produtos e oferecer o que o cliente ainda não tem.
     
  • CLIENTES NOVOS Prospecção: conquistar novos clientes constantemente, apresentar toda a linha de produtos.
     
  • CLIENTES INATIVOS Recuperação: conquistar os clientes inativos para que voltem a comprar, aumentar produtos e pedidos.

É com base nesses três objetivos que se trabalha com as seis chaves que serão apresentadas. Antes da explicação sobre cada chave, separamos uma pergunta para cada uma delas. Por trás de cada resposta existe um significado, um conteúdo que ajuda com o surgimento de ideias. Então anote suas ideias para depois colocá-las em prática!

Primeira chave: Qual o produto que mais se vende no mundo?

O produto que mais se vende no mundo é o que mais se oferece, parece óbvio, mas não é bem assim. Existem muitos empresários com produtos e serviços bons, mas não oferecem e quase ninguém sabe deles. É necessário oferecer e não esperar o cliente ir até você. A missão de oferecer diz que todo o público-alvo do seu negócio precisa saber que você existe, saber dos produtos e serviços que tem a oferecer. Quanto mais venda, mais indicação e procura.

Como falado anteriormente, as vendas são o coração da empresa. Por isso, um jeito de oferecer o produto é estar cada vez mais próximo do seu cliente, seja através de propagandas em TV, rádio, redes sociais ou até mesmo panfletagem. Depois que seu produto aparece, as pessoas compram por vários motivos, então basta fazer com que ele apareça para se destacar na mente das pessoas.

Segunda chave: O que faz as pessoas agirem?

Na venda, as pessoas agem por quatro motivos, são eles: medo, necessidade, desejo e sonho. As empresas que mais vendem, crescem e inovam em vendas, focam em trabalhar no pilar de desejo e sonho, depois de superar as necessidades. Se você tem um produto que atende somente necessidade ou medo, vai ficar sempre em um mesmo tipo de venda, por isso é indispensável surpreender seus clientes com produtos que satisfazem, além das necessidades, desejos e sonhos (que são um diferencial).

O consumidor não compra apenas por medo ou necessidade, por isso é preciso trabalhar com seu produto em cima dos sonhos e desejos de seus clientes, pois as pessoas gostam de experimentar coisas diferentes sem ter a necessidade de adquirir aquilo. Portanto, buscar dar um diferencial no atendimento, na qualidade do produto e reformular contribui para sua empresa sair na frente, basta ter motivação para satisfazer os desejos e sonhos dos clientes.


Terceira chave: O que você tem e ninguém pode tirar?

O que você tem e ninguém pode tirar é a experiência, o conhecimento. Quem trabalha com vendas nunca deve perguntar o que o cliente quer, pois irá receber a resposta que não quer: prazo maior e desconto. É necessário atuar surpreendendo o cliente e trabalhar com diferenciais.

O negócio deve ser trabalhado com o tripé do produto/serviço, o qual apresenta os três pilares fundamentais para um negócio de sucesso: preço, produto e pessoas - se a sua empresa oferece um atendimento de excelência e encantamento, produtos de qualidade que geram valor, o preço será insignificante para os consumidores. Por isso, é necessário gerar encantamento antes de tudo para seus funcionários e para a empresa, assim ela pode oferecer o mesmo encantamento para os clientes: surpreendê-los.

Quarta chave: Como dobrar sua força de vendas sem gastar nada?

Transforme seu cliente em um vendedor ativo! Por exemplo, quem possui Iphone, vende o celular para as outras pessoas sem nem ser um vendedor. Os vendedores da marca são os próprios clientes.

Gerando valor e encantamento, não importa o preço do produto ou serviço, a pessoa fica feliz e compra. Indicação e sugestão são pilares muito fortes em vendas, ofereça momentos mágicos para o cliente, momentos que ele não espera, eliminando os momentos trágicos.

Quinta chave: Qual a única certeza que você tem na vida?

As coisas mudam! Se não mudar seu produto, não inová-lo, você não vende, vai ficar no mesmo patamar só de venda. As empresas líderes de mercado melhoram constantemente seus produtos/serviços, atendimento e processos, ou seja, elas mudam a maneira de se comunicar com o cliente.

Para negócios que possuem um maior número de público é interessante mudar constantemente, pois as pessoas gostam de novidade, é significante mudar a cor, embalagem, layout, etc. Se houver uma gestão de venda sempre da mesma maneira, vai estancar as vendas, criando uma zona de conforto. É interessante buscar regularmente por novidades, assim é mais fácil se destacar no mercado.

Fazer um mapa de atuação mostrando onde seus clientes estão é um diferencial que as multinacionais possuem, assim é possível ver as áreas que estão descobertas do mapa, possibilitando explorar novas regiões para atuar mais. Ao fazer um estudo do mapa, como pegar a população que se encontra nele e ver qual público pretende atingir. Assim você consegue ver quais são os clientes ativos, inativos, potenciais, quantos clientes têm para recuperar e quantos tem pra incrementar seu negócio.

Sexta chave: O que impede você de dobrar ou triplicar suas vendas?

Não acreditar: é isso que impede de vender mais. É necessário acreditar mais, começar a fazer e crer em um mercado diferente, envolver toda a equipe e a empresa, colocando todos para trabalhar. Dê crédito no seu sonho e realize.

Se você tem uma empresa com produtos/serviços bons, atuante no mercado, com qualidade, bom preço e atendimento, o que falta para vender mais? Isso mesmo, oferecer! Praticar ações de vendas.

Não é segredo: qualquer empreendedor, seja de empresas de grande ou pequeno porte, encontra desafios em seus projetos no dia a dia. Como empresário, deixe uma marca significativa no mundo, realize seu sonho e ajude outras pessoas a realizar o sonho delas se espelhando no seu.

A base desse texto, é um conteúdo em vídeo no canal do Sebrae Paraná, é o mais visualizado neste assunto! Se quiser assistir, clique aqui 

E para você, qual é o segredo para vender mais e encantar o cliente? 

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