Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightVarejo keyboard_arrow_rightArtigos

6 estratégias para aumentar a lucratividade de minimercados.

avatar THAIS BRITES RIBEIRO
Thais Brites Ribeirofavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
6 estratégias para aumentar a lucratividade de minimercados.
Criado em 08 MAR. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Se você possui um minimercado independente, entende que obter lucro não é uma tarefa fácil. Ter um pequeno negócio é gratificante por muitos motivos, mas no final das contas você abriu seu empreendimento para ganhar dinheiro. Então, como você pode tornar seu comércio mais lucrativo?

Enquanto os compradores estão em sua loja, existem algumas práticas recomendadas que você pode seguir para incentivá-los a comprar mais. Separamos seis maneiras de aumentar as vendas e melhorar a lucratividade do seu minimercado:

 

Atratividade da loja.

Que tal deixar seu minimercado mais atraente para os compradores? Deixe suas melhores ofertas na entrada da loja para entusiasmar os clientes quando eles iniciarem suas compras, deixando-os à vontade.

Preste atenção na apresentação visual de seus produtos. Certifique-se de que as prateleiras da loja estejam bem abastecidas, exiba os itens de forma organizada e os corredores claros e fáceis de trafegar.

Coloque uma música de fundo agradável para os clientes ouvirem enquanto fazem suas compras (aliás, é cientificamente comprovado que uma música de fundo mais rápida aumenta as vendas no varejo nos supermercados).

 

Exiba os produtos estrategicamente.

Exiba seus itens de uma forma que incentive os clientes a comprar mais. Combine produtos de baixo custo com mercadorias de custo mais alto para que os clientes tenham mais probabilidade de comprá-los todos de uma vez. Por exemplo, você pode deixar as opções de macarrão e de molho de tomate próxima à seção de garrafas mais caras de vinho que fariam um bom acompanhamento para aquela noite de jantar.

Estratégia de preços.

O preço é o principal fator que influencia os consumidores a mudarem para outros supermercados ou varejistas. Os supermercados competem entre si para vender os produtos com a melhor tarifa aos consumidores.

Muitos minimercados oferecem comparação de preços em seus sites para que os consumidores possam ver o quanto eles podem economizar em suas compras. Além disso, você também pode mostrar o preço do concorrente ao lado dos produtos em suas prateleiras para facilitar a comparação para os consumidores.

Inspire o cliente a comprar itens que ele normalmente não compra.

Incentive os clientes a comprar itens que eles podem não ter planejado originalmente, oferecendo cupons para mais produtos especiais na entrada da loja.

Você pode exibir receitas em toda a loja para seus clientes se inspirarem; agora, em vez daquele produto “básico”, seu cliente comprará todos os ingredientes incluídos na receita.

Mude o layout da sua loja de vez em quando, para que os compradores descubram novas seções e novos produtos que talvez não tenham sido notados.

Reduza a deterioração de produtos perecíveis.

Algumas das mercadorias mais lucrativas em minimercados incluem itens perecíveis como queijo, carne e produtos frescos, mas os lucros de sua loja podem ser severamente afetados pela deterioração.

Embora os hábitos dos consumidores estejam mudando e haja uma maior demanda por frutas e vegetais frescos, os produtos frescos têm uma vida útil muito mais curta do que alimentos congelados e enlatados, e os donos de lojas desse setor são forçados a jogar fora muitos itens.

É por isso que você deve considerar investir em uma gestão de estoque de produtos que ajuda a gerenciar melhor seu estoque de alimentos para reduzir o encolhimento causado pela deterioração.

Torne seu minimercado mais lucrativo encorajando clientes recorrentes.

A boa notícia quando se trata de administrar um supermercado é que quase todo mundo precisa fazer compras regularmente, o que significa que há uma enorme base de clientes em potencial para sua empresa. Seguir essas dicas pode ajudar a garantir que os clientes regulares continuem voltando e os novos consumidores se tornem clientes regulares.

avatar THAIS BRITES RIBEIRO
Thais Brites Ribeiro
favorite_outline Seguir Perfil
capa Varejo
Varejo
people 3124 participantes
Um local criado para oferecer ao EMPRESÁRIO DO VAREJO conteúdos relevantes e atualizados, tendências, cursos e interação com atores do ecossistema, gerando conhecimento e networking.
fixo
Em alta
Como a automação industrial impacta nossas vidas
09 ago. 2021Como a automação industrial impacta nossas vidas
Canvas de Vendas: uma ferramenta simples, visual e prática para a sua empresa
09 nov. 2021Canvas de Vendas: uma ferramenta simples, visual e prática para a sua empresa
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?