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6 Dicas para iniciar o Relacionamento com seus Clientes

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6 Dicas para iniciar o Relacionamento com seus Clientes
Criado em 30 JUN. 2020
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Para algumas pessoas, se relacionar com um cliente pode ser a tarefa mais fácil do dia a dia do negócio, enquanto para outros, pode ser a pior, seja por vergonha, ou até mesmo insegurança.

Vamos conhecer algumas dicas para quem está iniciando um novo negócio, e quer ter um bom relacionamento com seus clientes:  

1. Comece conhecendo o cliente

A melhor forma de iniciar um bom relacionamento, é conhecer o cliente! Frase muito comum, que todo mundo fala, mas poucas pessoas seguem. Por isso, é importante organizar uma forma de conseguir algumas informações dos clientes, desde o primeiro contato.

Não precisa ser algo muito elaborado, pode ter os dados mínimos como nome, telefone e e-mail. Esse também é o momento para verificar se o cliente aceita receber contato da sua empresa, e por qual canal como: WhatsApp, Telegram, E-mail ou telefone por exemplo.

Como melhorar o relacionamento com clientes no e-commerce? - Linx

2. Organize as informações

De nada adianta ter os dados dos clientes, se isso não for de fácil acesso e utilizado pela empresa para o contato com seus clientes. Não é necessário adquirir um sistema, tudo pode ser feito em uma agenda ou planilha de Excel, o importante mesmo, é ter um local onde possa manter essas informações atualizadas e organizadas para uso.

3. Use as informações

Não perca tempo! Com as informações dos clientes em mãos, inicie um relacionamento com eles o quanto antes, mantenha o cliente em contato com a sua marca, mas não abuse em promoções, dificilmente as pessoas compram todos os dias o mesmo produto, então invista em comunicações que aproximem sua empresa do cliente e gerem conexões com eles.

4. Vá além das promoções

Muitas pessoas ficam apavoradas por não saber como criar essas comunicações, e ficam restritas a compartilhar as promoções da sua empresa. Isso cansa o cliente, precisamos oferecer ou compartilhar coisas que agreguem valor, seja para o serviço ou produto que estamos oferecendo.

Por exemplo, uma manicure pode compartilhar dicas sobre tipos de cremes de mão, tempo que devemos deixar a unha sem esmalte, cuidados com os equipamentos como alicates e espátula, entre outras coisas. São assuntos de interesse dos clientes que consomem o serviço de uma manicure, concorda?! Agora se eu publico todos os dias que o valor do serviço é x ou y o cliente se cansa, pois já sabe sobre isso, então vá além!


Não esqueça de mostrar que por trás da marca existem pessoas, isso certamente vai te ajudar a criar mais conexão, pois pessoas se conectam com pessoas!

5. Escolha o canal de comunicação

Com base nas informações que coletamos no primeiro contato com o cliente, podemos definir quais canais de comunicação vamos adotar para nos comunicar com eles. Mesmo com a resposta do cliente, teste mais de uma opção, para ter certeza de qual está dando mais resultado para você.

Seja empático, use uma linguagem de acordo com o público que está se relacionando e a rede social escolhida. Teste o uso dos emojis, mas sem excessos, e dedique tempo para realizar essas ações, pois precisa de uma periodicidade.

6. Monitoramento

Por último, mas não menos importante. Faça o monitoramento dos dados, definindo claramente o objetivo de suas ações.

  • Se as publicações têm como objetivo trazer novos seguidores, então acompanhe quantos novos seguidores você recebe por dia ou por semana, e depois por mês.
  • Se o objetivo é manter os clientes engajados, acompanhe o número de curtidas, comentários, compartilhamentos.
  • Sem dúvida, monitore também o aumento das suas vendas após essas ações de relacionamento, e nunca deixe um cliente sem resposta!

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Um abraço e até a próxima.

Franciele Dulla 

 

 

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