Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightFinanças e Tributoskeyboard_arrow_rightArtigos

6 dicas de como garantir uma gestão financeira eficiente

avatar MARIANA CARVALHO GARCIA DE SOUZA
Mariana Carvalho Garcia De Souzafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
6 dicas de como garantir uma gestão financeira eficiente
Criado em 22 MAR. 2021
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Sabemos que garantir um bom planejamento e uma gestão financeira eficiente é realmente a chave de ouro de um negócio próspero. Correto?

O progresso depende de cada passo na direção certa e seguindo este ideal vamos avaliar o que realmente é necessário para alcançar o seu objetivo independente do tipo do seu investimento. Afinal, entrar no tema da gestão financeira cabe no orçamento (e na agenda) de todos.

1. Observe as variações do mercado

Sabemos que existem oscilações no mercado financeiro e todos os dias podem haver mudanças, portanto estar atento às mudanças, e até ao valor das principais moedas pode ajudar significativamente a sua empresa a não ter gastos inesperados.

Desta maneira você também ficará atualizado em interesses adjacentes e passa a pensar amplamente, estando mais antenado à possíveis oportunidades em diversos ramos de investimentos.

Um dica válida é: faça cursos a distância voltados ao mercado financeiro eles podem ser uma boa saída devido a praticidade e flexibilidade oferecidas.

2. Calcule a precificação do seu produto

O valor de custo de um produto que será comercializado implica no valor final de venda, por isso é muito importante que o cálculo seja feito e esteja sempre atualizado. Desta maneira você terá preços justos e alinhados com os seus clientes e as suas necessidades.

A precificação justa de produtos ou serviços juntamente com o controle de estoque irão possibilitar maior eficiência em sua gestão financeira.

3. Seja adepto de ferramentas de gestão financeira

Um bom software pode facilitar e agilizar muito o seu trabalho e sabemos que o tempo vale dinheiro. Além disso, fazer anotações mal organizadas e arquivos descontinuados podem gerar um risco na sua gestão e de necessitar complicada reparação posterior.

Portanto optar por uma boa plataforma e tê-la como seu braço direito evitará contratempos, e quando bem elaborada, pode ainda manter a comunicação dos departamentos, ou até de suas filiais.

4. Tenha um bom planejamento estratégico

A gestão financeira eficiente requer um bom planejamento estratégico adequado às necessidades de sua empresa, e mais, esse processo pode ser considerado a ação principal.

Ao detalhar a evolução do negócio registrando todos os passos (e números) de maneira transparente e visível, a empresa poderá saber exatamente onde está e onde quer chegar.

Portanto feche o planejamento estratégico de um investimento mensalmente, e faça uma projeção nos orçamentos anuais, assim você diminui os riscos e erros que eventualmente possam ocorrer, identificando possíveis despesas inesperadas ou desnecessárias.

5. Faça um bom controle orçamentário de seus custos

Busque trabalhar dentro do modelo de orçamento previsto, caso contrário você perderá controle de seus investimentos ou despesas futuras, projetando uma lacuna no seu planejamento.

E não se esqueça, não deixe de estimar, ou prever também as compras e vendas, já que elas são igualmente importantes.

Descreva e anote na base do orçamento e no controle dos custos todas as descrições das despesas, dividindo-os em fixos e variáveis, pois não conseguir distinguir o que é custo e o que são despesas pode acarretar prejuízos inimagináveis.

6. Não misture finanças pessoais e empresariais

Caso o empreendimento seja seu, lembre que o erro mais grave é misturar suas finanças pessoais e de sua empresa.

Imagine que você possui mais de um sócio, se todos misturarem as finanças não só o seu caixa poderá ser afetado, mas como a apuração de lucros e controle de contas.

Para que você possa controlar seus gastos, fluxo de caixa e lucro adequadamente e garantir uma boa gestão financeira é imprescindível que haja essa separação.

Para finalizar, faça uma gestão financeira eficiente tem seu sucesso baseada nos protocolos e requerimentos necessários em sua cidade e país.

Agora que já tem algumas dicas de como fazer não se esqueça: uma gestão financeira eficiente é garantida por você!

Gostou de saber como garantir uma gestão financeira eficiente?

Inspiração: Gyramais

avatar MARIANA CARVALHO GARCIA DE SOUZA
Mariana Carvalho Garcia De Souza
favorite_outline Seguir Perfil
capa Finanças e Tributos
Finanças e Tributos
people 4505 participantes
Comunidade digital que reune informações e conteúdos sobre FINANÇAS e TRIBUTOS diariamente. Participe!
fixo
Em alta
Tire dúvidas sobre: Empréstimo, Financiamento, Crédito e Fampe.
12 mai. 2020Tire dúvidas sobre: Empréstimo, Financiamento, Crédito e Fampe.
Tire dúvidas sobre: Empréstimo, Financiamento, Crédito e Fampe.
12 mai. 2020Tire dúvidas sobre: Empréstimo, Financiamento, Crédito e Fampe.
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?