Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightDo Campo à Mesakeyboard_arrow_rightArtigos

5G: por que a nova tecnologia vai revolucionar o agronegócio?

avatar FLAVIA DE SIQUEIRA VIANA
Flavia De Siqueira Vianafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
5G: por que a nova tecnologia vai revolucionar o agronegócio?
Criado em 26 SET. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Muito tem se falado sobre a chegada do 5G. A nova tecnologia promete revolucionar a forma como nos conectamos à internet.


A principal mudança em comparação às gerações de redes móveis e de banda larga anteriores (4G e 4,5G, por exemplo) é que a quinta geração (portanto, 5G) permite ligar e navegar na internet a partir de qualquer lugar. Essa nova rede sem fio será mais rápida e mais poderosa do que nunca, sendo capaz de suportar um grande número de usuários.


Estamos diante de mais uma revolução tecnológica, que vai impactar os diversos setores da sociedade. No Brasil, um dos maiores produtores agrícolas do mundo, a expectativa é de que o 5G desempenhe um papel importante para a agricultura.


No último índice, o setor foi responsável por 27% do Produto Interno Bruto (PIB). Em poucos anos, o país se tornou um proeminente exportador de commodities, e muito disso tem a ver com inovação e tecnologia aplicadas ao campo.


Uma pesquisa da Embrapa, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, constatou que há pouco tempo, nos idos de 1900, a atividade agrícola era primitiva, constituída de um trabalho braçal. Máquinas agrícolas eram exceção, plantações de soja, que são hoje a base da nossa agricultura, eram raras.


O cenário mudou na medida em que os avanços tecnológicos foram incorporados ao setor agrícola, e beneficiou até a produção de whey protein nacional.


Sabemos, por exemplo, que nas propriedades rurais, que ficam nos rincões deste país de dimensões continentais, a infraestrutura de internet é precária. A comunicação é prejudicada e mesmo o acesso à informação é comprometido. Mais especificamente, maquinário e softwares que necessitam de conexão sem fio não conseguem funcionar propriamente.


O uso de novas tecnologias pode ajudar os agricultores a diminuir os custos, tanto de mão de obra quanto de produção. Como já mencionado, o 5G é essencial para trazer à tona esses benefícios, como, por exemplo, aumentar a produtividade e garantir a utilização adequada dos recursos, por meio da agricultura de precisão.


A transferência de dados em tempo real da rede 5G também pode tornar a tomada de decisão rápida e orientada por dados em tempo real.


Outro ponto importante, a agricultura de precisão envolve máquinas agrícolas com Inteligência Artificial (IA). Os agricultores recebem atualizações rápidas sobre vários riscos ambientais e doenças que assolam as plantações através de aplicativos. Ao mesmo tempo, o monitoramento contínuo das fazendas que utilizam maquinário com IA pode ajudar os agricultores a identificar os riscos desde o início.


E você, já sabia desses benefícios com o 5g?

avatar FLAVIA DE SIQUEIRA VIANA
Flavia De Siqueira Viana
favorite_outline Seguir Perfil
capa Do Campo à Mesa
Do Campo à Mesa
people 1661 participantes
Você produtor, empresário, técnico e curioso do setor de agronegócios, alimentos e bebidas é nosso convidado especial para fazer parte desse espaço para quem busca conhecimentos sobre tecnologias, inovações, tendências, legislações, ou seja, novidades para o setor/segmento de agronegócios/alimentos e bebidas. Participe! Acesse, escreva e compartilhe artigos, entrevistas, vídeos e orientações.
fixo
Em alta
Dispara pedido de recuperação judicial por produtor rural
07 fev. 2024Dispara pedido de recuperação judicial por produtor rural
Como o ERP pode ajudar no setor de alimentos
29 mar. 2023Como o ERP pode ajudar no setor de alimentos
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?