Ter sua empresa formalizada e regularizada é muito importante para o sucesso do seu negócio.
O CNPJ comprova a existência da sua empresa perante à Receita Federal Brasileira e demais órgãos governamentais.
Você pode realizar serviços ou negociar produtos sem possuir CNPJ, mas assim será considerado um trabalhador informal ou autônomo e sua tributação será diferenciada, inclusive os seus rendimentos sem incidência de impostos serão sempre limitados. Isso mesmo, a partir de determinado valor você começa a pagar imposto pelo que receber.
Então, quais vantagens eu tenho se formalizar meu negócio?
1. Regularização perante a Receita Federal e Emissão de Nota fiscal
Na maior parte dos casos, dependendo da atividade exercida pela sua empresa (e de alguns outros fatores), você pagará menos impostos sendo uma pessoa jurídica.
Além dessa enorme vantagem tenha em mente o seguinte: Quem abre uma empresa quer que ela cresça, certo?
Em regra, seus rendimentos tendem a aumentar com o passar do tempo, portanto, ter um CNPJ no início vai facilitar bastante esse processo.
E tendo um CNPJ ativo você poderá emitir a nota fiscal para seus clientes.
2. Demonstração de profissionalismo e seriedade para o seu público e parceiros
Ter uma empresa legalizada e que honre com as obrigações tributárias demonstra credibilidade para os consumidores do seu produto ou serviço.
Se coloque no lugar, por exemplo, de uma empresa grande que pretende divulgar seus produtos através da famosa publi na sua rede social principal.
Essa empresa provavelmente sentirá mais confiança no seu trabalho se você demonstrar sua condição de pessoa jurídica, de forma que prove que sua rede social é uma fonte de renda oficial, portanto, você merece uma remuneração justa pelo seu serviço.
3.Facilitação de crédito
Determinadas instituições financeiras facilitam alguns serviços para micro e pequenas empresas, como fornecimento de cartões de créditos, empréstimos com juros menores do que os fornecidos à pessoas físicas e prazo prolongado para pagamento.
A maioria das instituições de crédito possuem linhas de crédito especificas para pessoa jurídica.
O Microempreendedor Individual (MEI) também tem uma série de oportunidades de crédito nesse sentido.
4. Conseguir fornecedores
Alguns fornecedores simplesmente NÃO realizam transações com empreendedores informais. Inclusive, se a sua empresa envolve mercadorias (como uma loja online, por exemplo), ter um fornecedor fixo e confiável vai te ajudar!
Me conta nos comentários se você vê mais algum a vantagem.
Se precisar de orientação do Sebrae, segue o canal de contato
0800 570 0800 de segunda a sexta das 8h às 20h