Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightMulheres Empreendedoras keyboard_arrow_rightArtigos

5 principais motivos que levam as mulheres a empreender

avatar ACEA EVGUENI RATCHEVA
Acea Evgueni Ratchevafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt1
5 principais motivos que levam as mulheres a empreender
1 pessoa curtiu esse artigo
Criado em 08 JUN. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase

SafeValue must use [property]=binding:

De acordo com pesquisas realizadas pelo Sebrae sobre o Perfil da mulher empreendedora no Brasil'', estima-se que para 66% das entrevistadas, o empreendedorismo é uma forma de trabalhar com o que gostam e para 34% empreender é a realização de um sonho. Mas por trás destas constatações existem muitos outros motivos que levam as mulheres a empreender! Vamos conhecê-los?

1. Desejo de independência

Muitas mulheres veem o empreendedorismo como uma fonte de empoderamento e autonomia. Para muitas delas, a necessidade de se distanciar das instituições hierárquicas'' as levam ao empreendedorismo, bem como a flexibilidade para trabalhar em projetos que lhe interessam e da forma que desejam.

Além desse desejo de independência, que muitas vezes resulta em querer controlar o que elas representam e seus resultados, também surge a necessidade de administrar seu próprio tempo e horário.

Como proprietária de uma empresa, você administra o cronograma definindo seu próprio horário e criando um equilíbrio ideal entre trabalho e vida pessoal. Você tem a liberdade de fazer acontecer em seus próprios termos. Embora possa demorar um pouco para descobrir sua agenda perfeita, você ainda é a responsável e pode fazer as mudanças necessárias para viver sua vida da maneira que deseja.


2. Disposição para fazer algo significativo

O empreendedorismo é visto por muitas mulheres como uma forma de se engajar em algo que faz sentido para elas. Na maioria das vezes, trata-se de ajudar a sociedade ou preencher uma necessidade não atendida em seu ambiente.

Quando se trata de abrir caminho no mundo dos negócios, pensamos imediatamente em visionários como Mark Zuckerberg, Bill Gates ou Elon Musk. Essas pessoas retratam uma forma de pensar inovadora e diferenciada, além de novas oportunidades de negócios. No entanto, é muito difícil para as mulheres aspirantes se relacionarem com os fundadores mencionados quando  o índice  de desigualdade de gênero representa 49,2% da perda no desenvolvimento humano. É por isso que precisamos ter mais exemplos de mulheres empreendedoras que mostrem claramente que o mundo é seu, e que você pode fazer o que quiser, com sucesso. 

Lembre-se de que as mulheres devem se sentir empoderadas para apenas brilhar e ser quem sempre sonharam ser!


3. A oportunidade de construir algo para si mesma

Uma grande quantidade de energia é usada para criar e construir algo que é todo seu, sabendo que isso é trabalho para você, e não para outra pessoa. Há um sentimento de orgulho que você tem como proprietária de uma empresa, porque o empreendedorismo não tem limites. Não importa qual seja sua formação, educação ou nível de experiência, você pode ter sucesso como empresária com a fórmula certa.

Você pode criar um ambiente excelente para transformar seus sonhos em realidade. As empreendedoras podem desenvolver um negócio que faz a diferença e ajuda a reduzir a desigualdade de gênero. Quando você chegar a um ponto em que pode começar a contratar pessoas para expandir o negócio, você se tornará uma líder e começará a ter um impacto direto na vida das pessoas.

4. Procurando uma renda melhor

Uma motivação para as mulheres seguirem uma carreira no empreendedorismo é o desejo de melhores oportunidades econômicas. Essa motivação geralmente ocorre quando elas estão desempregadas ou procurando uma fonte de renda complementar.

5. Para seguir sua paixão e crescer

As mulheres são eficientes e inteligentes. Elas também são conhecidas por sua ética de trabalho liderada pelo coração, que lhes permite construir, sustentar e desenvolver uma equipe e negócios de alto desempenho. Elas possuem alguns dos traços mais vitais para o crescimento de um negócio de sucesso, como ternura, afeto e empatia. Empreendedores sem essas características não podem atingir a sabedoria e obter insights de diferentes aspectos necessários para criar um negócio. 

Além disso, as mulheres têm motivos impressionantes para iniciar um negócio e inspirar outras pessoas a acreditar em suas habilidades empreendedoras.

Por fim, deixamos esta reflexão:

Quando pensamos em mudar o mundo, a única maneira de fazê-lo deve ser seguindo seus sonhos. Se um dos seus objetivos é se tornar uma empreendedora, você está no caminho certo para fazer a diferença!


E você, o que a motivou a entrar no mundo do empreendedorismo? Deixe seu comentário!


(see http://g.co/ng/security#xss)

avatar ACEA EVGUENI RATCHEVA
Acea Evgueni Ratcheva
Mãe do Arthur | Head da comunidade Mulheres Empreendedoras | Especialista em Marketing Empresarial e Marketing Intelligence | Consultora no Sebrae Paraná | Empresária do segmento infantilfavorite_outline Seguir Perfil
capa Mulheres Empreendedoras
Mulheres Empreendedoras
people 1771 participantes
Somos uma comunidade de mulheres empreendedoras, que lutam diariamente para superar as dificuldades e chegarmos onde queremos! Somos fortes e empoderadas.
fixo
Em alta
Empreender é sobre Crescer e Contribuir
20 out. 2022Empreender é sobre Crescer e Contribuir
Seja a Influenciadora do seu negócio!
10 ago. 2022Seja a Influenciadora do seu negócio!
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?