Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightNovos Negócioskeyboard_arrow_rightArtigos

5 Passos para começar o seu negócio imediatamente

avatar ADRIANA SCHIAVON GONCALVES
Adriana Schiavon Goncalvesfavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt2
5 Passos para começar o seu negócio imediatamente
2 pessoas curtiram esse artigo
Criado em 07 OUT. 2021
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Começar um negócio não é tão fácil como parece. E são muitas as pessoas que me perguntam, quais são os passos a seguir para empreender ou iniciar um empreendimento. Algumas já fizeram um Canvas ou algum tipo de planejamento. Outras, já tem uma ideia de negócio, mas não sabem como começar. E ainda existem aquelas que desejam empreender mas não sabem que tipo de negócio querem abrir.

Mas calma! Para todos esses casos existe uma resposta.

Elaborei alguns passos simples para quem quer começar no mundo do empreendedorismo com dicas práticas e sem enrolação:


1. A Ideia

Se você já tem uma ideia, ótimo!!!

Pule para o tópico 2, A proposta de valor. Se você ainda não tem, vou te ajudar com isso.

Confira abaixo algumas dicas:

  • Pense naquilo que você gosta de fazer, nos seus valores e naquilo que você acredita. Não vale a pena fazer o que você não gosta, não acredita ou pior, fazer algo que conflita com os seus princípios. Vou dar um exemplo: Eu sou vegetariana. Não faria sentido para mim, abrir um açougue ou uma churrascaria. Mas, se eu investisse em um restaurante vegetariano, por exemplo, seria muito melhor!
  • Pesquise tendências de mercado para inspirar você nas suas ideias.
  • Pesquise a concorrência. Dificilmente você vai conseguir fazer algo com concorrência zero. Mas, menos concorrência facilita.
  • Invista em conhecimento a respeito da sua ideia. Pesquise, faça cursos, corra atrás da informação.
  • Conheça o site Ideias de Negócio Sebrae: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ideias ele pode te ajudar nessa hora.

2. A Proposta de Valor

Você já tem uma ideia. Mas saiba que isso não é o suficiente. A sua ideia de negócio deve ser um diferencial, uma oportunidade, ou ainda resolver um problema, uma dor que o seu potencial cliente tenha.

Para facilitar, existe uma ferramenta chamada Canvas da Proposta de Valor, que ajuda a fazer essa definição. Disponibilizamos um e-book gratuito. Para acessar, basta responder à uma pesquisa extremamente rápida (leva menos de 30 segundos) a respeito de um curso que o Sebrae pretende lançar:

https://www.sebraepr.com.br/servicos/comece-do-zero-com-pouco-dinheiro/

3. Um planejamento rápido

Eu sei que todos nós queremos facilidades. Mas, não dá para fazer nada bem feito e sem perder dinheiro, sem ter um mínimo de planejamento. Para estruturar suas ideias, deixar tudo mais visual e facilitar esse planejamento, o Sebrae disponibiliza a ferramenta Sebrae Canvas. É só preencher os campos indicados que em pouco tempo você terá um modelo de negócios pronto.

Além de auto explicativa, a ferramenta é gratuita. Basta se logar ou se cadastrar: www.sebraecanvas.com

4. O dinheiro

Quanto você pretende investir? Quanto você precisa vender para lucrar? Qual é o seu ponto de equilíbrio, isto é, quanto você precisa vender para empatar ou pagar os seus gastos? São muitas perguntas, não é mesmo? Mas a boa notícia é que, também temos uma ferramenta para fazer esses cálculos. E sim, ela também é gratuita. Basta acessar: https://www.sebraepr.com.br/viabilidade

5. A Validação

Se você quer correr menos riscos e economizar, antes de sair fazendo ou abrindo empresa, recomendo que você valide a sua ideia de negócio. Faça pesquisas e analise com o seu público.

Dica de Ouro:

Por fim, quero te contar uma novidade. Muito em breve o Sebrae vai lançar um curso digital muito especial para te ajudar em toda essa jornada. Você vai saber como começar do zero e com pouco dinheiro. Mas antes, nós queremos ouvir a sua opinião. Nós também validamos as nossas ideias. Responda à nossa pesquisa rápida (leva menos de 30 segundos) e nos ajude a oferecer produtos e serviços cada vez melhores para você.

E no final, você ainda ganha o e-book Canvas da Proposta de Valor: https://www.sebraepr.com.br/servicos/comece-do-zero-com-pouco-dinheiro/

Obrigada e sucesso!

avatar ADRIANA SCHIAVON GONCALVES
Adriana Schiavon Goncalves
Consultora - Sebrae/PRfavorite_outline Seguir Perfil
capa Novos Negócios
Novos Negócios
people 5314 participantes
Um espaço aberto para trocas de experiências sobre novos negócios. Se você já tem uma ideia de negócio, ou ainda não sabe por onde começar, este é o lugar certo! Aqui, você encontra conteúdos para te ajudar a ter sucesso nesta jornada empreendedora ¿¿
fixo
Em alta
Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
16 ago. 2022Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
Sebrae em Dados - Salões de Beleza
15 out. 2022Sebrae em Dados - Salões de Beleza
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?