Você está com dificuldades para organizar o setor financeiro do seu negócio? Confira as dicas que listei abaixo para te ajudar a minimizar os gastos e garantir a eficiência da sua empresa!
1. Separe as contas empresariais das contas pessoais
Um erro básico e ainda assim muito comum nas pequenas empresas é confundir as finanças pessoais com as do negócio.
Por mais que a tentação seja forte, é preciso organizar, de forma rigorosa, os recursos oriundos e destinados à empresa do dinheiro que é reservado à vida pessoal. Não há como fugir a essa separação.
Empresas familiares também apresentam muito essa dificuldade afinal, família e negócio podem se confundir bastante nesse contexto. Por isso, é preciso determinar junto aos sócios os períodos e condições que devem ser observadas para a realização das retiradas, coibindo a transferência de capital da empresa para o patrimônio pessoal.
2. Conheça bem os prazos
Ter ciência de quais são as restrições de prazo, as datas de recebimento e vencimento das contas é essencial. Isso evita atrasos nas quitações e o pagamento de juros de mora.
Essa questão não deve ser ignorada, pois conhecer bem os prazos é o primeiro passo para controlar o fluxo de caixa, estabelecendo prioridades para tudo aquilo que corresponde ao longo, médio e curto prazo. Tratando-se de dívidas, por exemplo, é essencial conhecer aquelas que são de curto prazo.
Ter o controle sobre o fluxo de caixa é indispensável na rotina de toda empresa.
3. Defina um orçamento anual
Alguns investimentos podem se mostrar ótimas oportunidades. Porém, isso deve ser muito bem controlado e calculado para que não gere uma instabilidade no negócio.
Você pode contratar um novo serviço, investir em uma expansão de um setor, contratar mais pessoas ou ferramentas. Porém, o ideal é que se defina um orçamento anual para isso.
Com essa atitude você se certifica de manter um valor limite para o investimento. Essa quantia já será conhecida e pode ser aplicada sem prejudicar a saúde financeira do negócio.
4. Faça uma gestão adequada dos fornecedores
Um dos pontos que mais causa preocupação ao departamento financeiro de uma empresa é a gestão de fornecedores, principalmente quando se trata de vários deles.
Imagine uma montadora de produtos eletroeletrônicos, por exemplo. Um mesmo produto tem vários componentes e pode acontecer de cada um ser de um fornecedor distinto. Isso pode virar um caos se não for bem administrado.
Não só o setor financeiro pode ser impactado por problemas no fornecimento, mas toda a empresa, seja por atrasos ou má qualidade. Por isso, é muito importante fazer uma análise bem completa das instituições parceiras, mantendo um bom relacionamento e gestão.
5. Negocie boas condições de pagamento
Mais do que simplesmente ter uma boa gestão das organizações que fazem negócios com você, é importante conquistar boas condições de pagamento. Ajustar prazos, negociar valores e parcelamentos pode evitar que sua empresa tenha que descapitalizar um valor significativo de uma só vez ou que pague juros excessivos.
Avalie quais são as melhores opções para o seu setor financeiro, analisando todas as transações envolvidas, e procure fornecedores de qualidade que possam atender as necessidades.
Portanto, vimos que para organizar as finanças da empresa é preciso ter muita atenção com diferentes pontos. Fizemos um levantamento dos principais para que você aplique no seu negócio e mantenha uma boa organização do setor financeiro.
Nunca se esqueça de que essas ações contribuem com o seu negócio e podem garantir não só lucratividade dele, mas também uma longa vida!
E aí, gostou da publicação?