O varejo está em constante mudança, e com essas mudanças também surgem desafios a serem superados ano após ano, afinal, o comportamento dos consumidores se adapta às mudanças na economia mundial e muda conforme novas tendências vão surgindo.
Juntamente dos desafios, também surgem oportunidades novas e únicas para que os varejistas aproveitem e se tornem as novas referências do mercado, e hoje nós vamos explorar quais são esses desafios e oportunidades que serão responsáveis por nortear as ações dos empresários e definir quem terá sucesso em 2024, vamos lá?
1. Entendendo e Conquistando Consumidores Restritos
De acordo com o levantamento da NielsenIQ´s Consumer Outlook 2024, 4 em cada 10 consumidores têm a esperança de finalizarem o ano em uma posição financeira melhor do que no início, além de estarem com as suas economias em equilíbrio, e para tal, essas pessoas abraçam cada vez mais estratégias com o propósito de aumentarem suas rendas e diminuírem seus gastos. Essas ações incluem aproveitar mais promoções em lojas, cupons de desconto, comprar das marcas próprias dos varejistas (o que costuma ser mais barato do que marcas muito consolidadas), e até mesmo considerar buscar novas lojas com preços mais atrativos.
É importante que os empresários do ramo do varejo saibam que as empresas cuja premissa é oferecer o melhor custo-benefício são responsáveis por 70% do crescimento do mercado, apesar de possuírem menos da metade do market-share. O melhor caminho para os varejistas é, em qualquer segmento, buscar oferecer a melhor proposta de valor a um preço próximo ao que o consumidor tem buscado, a fim de conquistá-los.
Confira algumas das estratégias de economia mais adotadas pelo público e que podem ser exploradas:
2. Equilibrando Valor e Volume
O preço pago por alimentos segue influenciando a mentalidade do consumidor de forma contínua. Para cada $100 gastos em 2019, hoje são gastos aproximadamente $132.
Nos últimos anos, os varejistas vêm sofrendo com a queda no volume de vendas, afinal, os consumidores estão gastando 32% mais, porém comprando menos itens. Então qual a estratégia que os empresários devem considerar para recuperar o volume e assegurar o crescimento de longo-termo? Promoções.
Aliada ao fato de que 49% das pessoas questionadas pelo levantamento da NielsenIQ costumam comprar em grandes quantidades quando há promoções, essa estratégia pode favorecer o aumento do volume de vendas desde que executada de forma inteligente e que não comprometa os custos da operação.
3. Vá Até Onde o Consumidor Está
O ambiente altamente competitivo do varejo requer alta eficiência operacional, agilidade e escalabilidade, de modo a oferecer uma experiência do cliente cada vez mais positiva, e tendo isso em vista, apenas uma estratégia de comércio unificada e que integra todos os dados de produtos e compradores coletados pelos varejistas em uma só plataforma pode ajudá-los a alcançar esse objetivo.
O comércio unificado é responsável por aprimorar a experiência do cliente tanto em plataformas online quanto físicas, tornando-a mais consistente em todos os canais. Desse modo, os empresários têm uma visão ampliada do negócio concentrada em um só lugar e com isso, vem a possibilidade de tomar decisões baseadas nesses dados integrados, como gestão de inventário, precificação, realização de promoções e ofertas e monitoramento do engajamento do consumidor, permitindo a hiper personalização de serviços.
4. Dominando a Omnicanalidade