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5 Oportunidades para Empresários do Varejo em 2024

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5 Oportunidades para Empresários do Varejo em 2024
Criado em 20 FEV. 2024
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O varejo está em constante mudança, e com essas mudanças também surgem desafios a serem superados ano após ano, afinal, o comportamento dos consumidores se adapta às mudanças na economia mundial e muda conforme novas tendências vão surgindo.

 

Juntamente dos desafios, também surgem oportunidades novas e únicas para que os varejistas aproveitem e se tornem as novas referências do mercado, e hoje nós vamos explorar quais são esses desafios e oportunidades que serão responsáveis por nortear as ações dos empresários e definir quem terá sucesso em 2024, vamos lá?

 

1. Entendendo e Conquistando Consumidores Restritos

 

De acordo com o levantamento da NielsenIQ´s Consumer Outlook 2024, 4 em cada 10 consumidores têm a esperança de finalizarem o ano em uma posição financeira melhor do que no início, além de estarem com as suas economias em equilíbrio, e para tal, essas pessoas abraçam cada vez mais estratégias com o propósito de aumentarem suas rendas e diminuírem seus gastos. Essas ações incluem aproveitar mais promoções em lojas, cupons de desconto, comprar das marcas próprias dos varejistas (o que costuma ser mais barato do que marcas muito consolidadas), e até mesmo considerar buscar novas lojas com preços mais atrativos.

 

É importante que os empresários do ramo do varejo saibam que as empresas cuja premissa é oferecer o melhor custo-benefício são responsáveis por 70% do crescimento do mercado, apesar de possuírem menos da metade do market-share. O melhor caminho para os varejistas é, em qualquer segmento, buscar oferecer a melhor proposta de valor a um preço próximo ao que o consumidor tem buscado, a fim de conquistá-los.

 

Confira algumas das estratégias de economia mais adotadas pelo público e que podem ser exploradas:


  1. Adquirir certos itens em grandes quantidades para manter em estoque quando estes estão em promoção;
  2. Usar cupons de desconto;
  3. Procurar lojas com preços mais atrativos;
  4. Comprar das marcas dos próprios varejistas;
  5. Comprar somente itens essenciais;
  6. Comprar somente itens em promoção;
  7. Comprar de marcas mais econômicas;
  8. Utilizar pontos de fidelidade nas lojas que os oferecem.

 

2.  Equilibrando Valor e Volume

 

O preço pago por alimentos segue influenciando a mentalidade do consumidor de forma contínua. Para cada $100 gastos em 2019, hoje são gastos aproximadamente $132.

 

Nos últimos anos, os varejistas vêm sofrendo com a queda no volume de vendas, afinal, os consumidores estão gastando 32% mais, porém comprando menos itens. Então qual a estratégia que os empresários devem considerar para recuperar o volume e assegurar o crescimento de longo-termo? Promoções.

 

Aliada ao fato de que 49% das pessoas questionadas pelo levantamento da NielsenIQ costumam comprar em grandes quantidades quando há promoções, essa estratégia pode favorecer o aumento do volume de vendas desde que executada de forma inteligente e que não comprometa os custos da operação.

 

3. Vá Até Onde o Consumidor Está

 

O ambiente altamente competitivo do varejo requer alta eficiência operacional, agilidade e escalabilidade, de modo a oferecer uma experiência do cliente cada vez mais positiva, e tendo isso em vista, apenas uma estratégia de comércio unificada e que integra todos os dados de produtos e compradores coletados pelos varejistas em uma só plataforma pode ajudá-los a alcançar esse objetivo.

 

O comércio unificado é responsável por aprimorar a experiência do cliente tanto em plataformas online quanto físicas, tornando-a mais consistente em todos os canais. Desse modo, os empresários têm uma visão ampliada do negócio concentrada em um só lugar e com isso, vem a possibilidade de tomar decisões baseadas nesses dados integrados, como gestão de inventário, precificação, realização de promoções e ofertas e monitoramento do engajamento do consumidor, permitindo a hiper personalização de serviços.

 

4. Dominando a Omnicanalidade




Os consumidores de 2024 tendem a buscar uma experiência fluída, sem muitos obstáculos e intuitiva entre os canais de venda, mas muitos varejistas ainda têm dificuldades para integrar a experiência online e offline. Essa experiência integrada é chamada de Omnicanalidade, que significa todos os canais.

 

Os empresários devem voltar seus esforços para unificar os canais físicos e digitais, utilizando tecnologias que permitam visualizar dados de vendas, estoque e outras métricas de performance em todas as plataformas, afinal, não se pode controlar o que não podemos ver. A experiência do cliente deve ter qualidade elevada e igual em todos os canais, tanto no atendimento, na logística, na percepção do marketing, entre outros fatores, tudo de forma padronizada.

 

Os dados de comportamento dos clientes devem ser coletados como forma de identificar tendências e entender as diferenças de performance entre os canais de venda. O espaço no estoque online é teoricamente infinito, contudo, o levantamento dos dados certos será crucial para entender como e o que o cliente realmente quer comprar.

 

Um exemplo claro de Omnicanalidade é quando um cliente verifica o preço de um produto pela internet, e opta por comprá-lo em uma loja física da mesma marca, uma vez que o preço e o produto são os mesmos.

 

5. Abraçando a Inteligência Artificial e a Democratização de Dados

 

A Inteligência Artificial é um tópico que segue em alta atualmente, sendo uma das principais pautas abordadas em diversos eventos de tendências, incluindo a NRF Big Show do início deste ano.

 

No varejo, o principal desafio de todos os empresários é aliar o uso da inteligência artificial com a coleta de dados assertivos, uma vez que a I.A e os dados atualizados em uma única plataforma serão capazes de, em conjunto, fornecer os insumos necessários para a tomada de decisão mais ágil e correta.

 

Um ponto crítico é sempre dispor de dados com o maior nível de detalhes possível por meio das pesquisas mencionadas anteriormente, e que todos esses dados estejam agregados no mesmo lugar, de modo a tornar a experiência com a I.A mais eficiente.

 

As oportunidades do varejo em 2024 têm forte apelo à coleta e armazenamento de dados, integração entre canais e utilização de inteligência artificial. O cuidado com a experiência do cliente em todos os canais de venda, a análise do comportamento do consumidor para tomada de decisões e a preocupação com a qualidade e quantidade dos dados coletados serão medidas que, se executadas de maneira estruturada e com cautela, farão com que os varejistas tenham muito destaque a médio e longo prazo. Fique de olho nos próximos artigos e mantenha-se atualizado(a) em relação às próximas tendências do mercado!

 

Obrigado e até logo.

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Felipe Faganelli E Silva
Tenho 24 anos, sou formado em marketing e tenho grande paixão pelo mundo digital e novas tecnologias. Faço parte do time da Comunidade Sebrae e dedico meu tempo a produzir conteúdo e ajudar outros empreendedores a impulsionarem os seus negócios por meio de estratégias validadas!favorite_outline Seguir Perfil
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