Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightDia a dia do Empresáriokeyboard_arrow_rightArtigos

5 maneiras de usar a IA a favor do seu negócio online

avatar FABIANA FERREIRA DO NASCIMENTO SILVA
Fabiana Ferreira Do Nascimento Silvafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt2
5 maneiras de usar a IA a favor do seu negócio online
2 pessoas curtiram esse artigo
Criado em 15 AGO. 2023
text_decreaseformat_color_texttext_increase


Foto de Steve Johnson por Unsplash 


Embora uma parte das pessoas pense que inteligências artificiais tornam o trabalho robótico, a verdade é que tudo depende da maneira como novas tecnologias são implementadas pelos negócios!


Lançado em 2004 pela Petrobrás, o Robô Ed foi o primeiro contato de muitos com os chamados chatbots. De maneira resumida, a ferramenta permitia que os usuários conversassem com o robô sobre os mais variados assuntos, recebendo respostas de acordo com a tecnologia da época.


Naturalmente, é impossível comparar a inteligência artificial do Robô Ed com o que temos hoje em dia, mas ele serve como um lembrete de que as IA podem ser colocadas a favor de marcas. No caso do Ed, a marca era a Petrobrás, mas ferramentas dessa natureza podem ser usadas em qualquer área.


1 Automatização de etapas nos processos de venda 


O processo de vendas pela internet pode ser repetitivo em alguns momentos, de modo que as IA surgem para facilitar essa parte do trabalho. A conversa eventualmente será direcionada a um humano, mas etapas iniciais podem perfeitamente ser conduzidas pelas inteligências artificiais.


Áreas como a venda de serviços de cotação de seguro automotivo online, por exemplo, tem muito a agregar com o uso das IA, desde que a sua inserção seja feita de maneira adequada. Não à toa, algumas das maiores empresas do ramo já se valem da tecnologia, trazendo conveniência e segurança aos seus clientes.


Marcas como a SeguroAuto.org, Smartia, Youse Seguros, Konkero e Minuto Seguros estão entre as principais fornecedoras de seguros pela internet. As principais qualidades dessas plataformas têm relação direta com os valores associados ao uso das IA, como segurança e um atendimento rápido.


2 Inspiração para conteúdos informativos


A presença nas redes sociais é um dos pilares dos negócios online modernos. Afinal, é possível aumentar o tráfego do site com as mídias sociais.


E isso não significa somente ter um perfil nestes espaços, muito menos usá-los exclusivamente para divulgação. O objetivo é desenvolver conteúdo informativo e relevante para o público-alvo que busca alcançar.


Para essa tarefa, inteligências artificiais como o ChatGPT podem ser extremamente úteis. A ideia não é que a ferramenta crie os textos para a sua marca, mas que ela sirva como inspiração, oferecendo um norte. Quando usada da maneira adequada, os resultados enriquecem os conteúdos escritos.


3 Desenvolvimento de imagens originais 


O uso de imagens alheias para publicações na internet é um assunto delicado. Para pessoas comuns, em seus perfis pessoais, pode não existir problema em utilizar fotografias sem autorização ou os devidos créditos, mas um negócio online não deve jamais engajar nesse tipo de conduta na internet.


As inteligências artificiais mais uma vez surgem como uma solução. Seja através da assinatura de um software que crie imagens originais utilizando IA ou mesmo ferramentas que oferecem o serviço de maneira gratuita, você consegue fotografias completamente legais para enriquecer as postagens.


4 Análise de dados


A análise de dados talvez seja um dos usos mais antigos das inteligências artificiais, e por um bom motivo! A partir de informações inseridas em softwares a respeito de feedbacks de clientes, por exemplo, é possível compreender como o negócio é visto pelo público-alvo e melhorar a partir disso.


Nesse sentido, as inteligências artificiais adquirem uma faceta mais técnica, demonstrando na prática a sua utilidade em todo tipo de tarefa. Naturalmente, os resultados obtidos só poderão ser transformados em mudanças com a iniciativa humana, o que demonstra o poder de parceria das IA.


5 Economia de capital humano e recursos 


Essa dica tem um pouco do que foi abordado no primeiro item da lista: a substituição do esforço humano em atividades que não requerem o pensamento crítico. Isto é: se uma tarefa pode ser feita de maneira automática, sem que requeira o pensamento, ela pode ser deixada nas mãos das IA.


Adotar esse tipo de solução permite que o negócio online economize capital humano. O tempo que um colaborador passaria enviando mensagens automáticas, por exemplo, pode ser realocado para interações significativas com clientes, o que resulta em uma relação estreita entre marca e público.

avatar FABIANA FERREIRA DO NASCIMENTO SILVA
Fabiana Ferreira Do Nascimento Silva
favorite_outline Seguir Perfil
capa Dia a dia do Empresário
Dia a dia do Empresário
people 930 participantes
Comunidade digital que reúne conteúdo prático sobre o DIA A DIA DO EMPRESÁRIO de Micro e Pequena Empresa.
fixo
Em alta
4 pequenos negócios rurais lucrativos para 2023
14 dez. 20224 pequenos negócios rurais lucrativos para 2023
Guarulhos se destaca na geração de empregos no Brasil
03 nov. 2023Guarulhos se destaca na geração de empregos no Brasil
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?