Foto de Steve Johnson por Unsplash Embora uma parte das pessoas pense que inteligências artificiais tornam o trabalho robótico, a verdade é que tudo depende da maneira como novas tecnologias são implementadas pelos negócios! Lançado em 2004 pela Petrobrás, o Robô Ed foi o primeiro contato de muitos com os chamados chatbots. De maneira resumida, a ferramenta permitia que os usuários conversassem com o robô sobre os mais variados assuntos, recebendo respostas de acordo com a tecnologia da época. Naturalmente, é impossível comparar a inteligência artificial do Robô Ed com o que temos hoje em dia, mas ele serve como um lembrete de que as IA podem ser colocadas a favor de marcas. No caso do Ed, a marca era a Petrobrás, mas ferramentas dessa natureza podem ser usadas em qualquer área. O processo de vendas pela internet pode ser repetitivo em alguns momentos, de modo que as IA surgem para facilitar essa parte do trabalho. A conversa eventualmente será direcionada a um humano, mas etapas iniciais podem perfeitamente ser conduzidas pelas inteligências artificiais. Áreas como a venda de serviços de cotação de seguro automotivo online, por exemplo, tem muito a agregar com o uso das IA, desde que a sua inserção seja feita de maneira adequada. Não à toa, algumas das maiores empresas do ramo já se valem da tecnologia, trazendo conveniência e segurança aos seus clientes. Marcas como a SeguroAuto.org, Smartia, Youse Seguros, Konkero e Minuto Seguros estão entre as principais fornecedoras de seguros pela internet. As principais qualidades dessas plataformas têm relação direta com os valores associados ao uso das IA, como segurança e um atendimento rápido. A presença nas redes sociais é um dos pilares dos negócios online modernos. Afinal, é possível aumentar o tráfego do site com as mídias sociais. E isso não significa somente ter um perfil nestes espaços, muito menos usá-los exclusivamente para divulgação. O objetivo é desenvolver conteúdo informativo e relevante para o público-alvo que busca alcançar. Para essa tarefa, inteligências artificiais como o ChatGPT podem ser extremamente úteis. A ideia não é que a ferramenta crie os textos para a sua marca, mas que ela sirva como inspiração, oferecendo um norte. Quando usada da maneira adequada, os resultados enriquecem os conteúdos escritos. O uso de imagens alheias para publicações na internet é um assunto delicado. Para pessoas comuns, em seus perfis pessoais, pode não existir problema em utilizar fotografias sem autorização ou os devidos créditos, mas um negócio online não deve jamais engajar nesse tipo de conduta na internet. As inteligências artificiais mais uma vez surgem como uma solução. Seja através da assinatura de um software que crie imagens originais utilizando IA ou mesmo ferramentas que oferecem o serviço de maneira gratuita, você consegue fotografias completamente legais para enriquecer as postagens. A análise de dados talvez seja um dos usos mais antigos das inteligências artificiais, e por um bom motivo! A partir de informações inseridas em softwares a respeito de feedbacks de clientes, por exemplo, é possível compreender como o negócio é visto pelo público-alvo e melhorar a partir disso. Nesse sentido, as inteligências artificiais adquirem uma faceta mais técnica, demonstrando na prática a sua utilidade em todo tipo de tarefa. Naturalmente, os resultados obtidos só poderão ser transformados em mudanças com a iniciativa humana, o que demonstra o poder de parceria das IA. Essa dica tem um pouco do que foi abordado no primeiro item da lista: a substituição do esforço humano em atividades que não requerem o pensamento crítico. Isto é: se uma tarefa pode ser feita de maneira automática, sem que requeira o pensamento, ela pode ser deixada nas mãos das IA. Adotar esse tipo de solução permite que o negócio online economize capital humano. O tempo que um colaborador passaria enviando mensagens automáticas, por exemplo, pode ser realocado para interações significativas com clientes, o que resulta em uma relação estreita entre marca e público.1 Automatização de etapas nos processos de venda
2 Inspiração para conteúdos informativos
3 Desenvolvimento de imagens originais
4 Análise de dados
5 Economia de capital humano e recursos