Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightMulheres Empreendedoras keyboard_arrow_rightArtigos

5 lições da Capitã Marvel para se tornar um Super Profissional

avatar ANDRESSA THAIS PEREIRA GONCALVES
Andressa Thais Pereira Goncalvesfavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
5 lições da Capitã Marvel para se tornar um Super Profissional
Criado em 27 ABR. 2020
text_decreaseformat_color_texttext_increase

 

      É um pássaro? É um avião? Não, é o Super Man!, tenho certeza que você já ouviu esta frase não é mesmo? Com o passar dos anos os Super Heróis tem ficado cada vez mais famosos, saindo dos quadrinhos e ganhando espaço nos cinemas. Eles nos trazem lições valiosas de vida como ajudar ao próximo, proteger quem amamos, correr riscos calculados, entre outros, afinal, como diria Tio Ben, Com grandes poderes vem grandes responsabilidades.

      Mas, o que a mais nova heroína das telonas pode nos ensinar para sermos Super Profissionais?

      Quem já assistiu o filme (e quem não assistiu fica um spoiler) pode perceber que ele mostra a busca da personagem Carol Danvers pela sua identidade, ela quer saber quem realmente é. Isso é uma jornada que vários profissionais passam ou passaram em algum momento da vida, afinal, descobrir quem somos e o que queremos não é uma tarefa fácil. O ápice é que, após retornar para o planeta Terra, a heroína descobre quem realmente é, lembra de todo o seu passado e assim ela alcança o seu verdadeiro potencial, então se transforma em Capitã Marvel, a maior heroína do universo Marvel.

      Muito bem, agora que você sabe brevemente o que aconteceu no filme, vamos as lições que ele traz para sua vida profissional:

 

Lição 1: Ignorar quem só diz não

      No filme, várias vezes Carol Danvers é colocada para baixo, seja por seus colegas de exército que zombam por ela não conseguir realizar os exercícios ou por seu pai, que diz que ela não pode participar de brincadeiras consideradas masculinas.

      Quantas vezes, em sua carreira, pessoas disseram não para os seus sonhos? Quantas vezes você ouviu que não iria conseguir? Mas, nossa heroína não deu ouvidos para ninguém que desacreditou do seu potencial, seguiu em frente e ultrapassou todos os seus limites, mostrando que é capaz de chegar aonde quiser.

 

Lição 2: Inteligência emocional para tomar decisões

      No início do filme, Carol aponta que seu ponto fraco são as emoções e que, encontrando um equilíbrio, será uma grande guerreira. Como profissional, é preciso conhecer suas emoções e saber controla-las sempre que necessário, entender o que te deixa nervoso ou com raiva e saber controlar esse sentimento pode evitar que acabe descontando em alguém que não merece, por exemplo. Este conhecimento chamamos de Inteligência Emocional e só é possível desenvolver olhando para si mesmo e percebendo seus pontos fortes, como a melhor amiga de Carol fez ao encontrar com ela na Terra. Lembre-se, você escolhe como reagir as situações, controle e use as emoções a seu favor e não contra você.

 

Lição 3: Analisar as situações

      Após descobrir seu potencial, a heroína percebe que pode fazer muito mais do que estava fazendo até então, logo, se torna a protetora de várias galáxias, sendo assim, ela não pode mais pensar apenas em si mesma, porque precisa proteger vários outros seres. No trabalho não é diferente, sempre que recebe-se um novo projeto ou desafio é preciso analisar não somente os benefícios como também as responsabilidades implícitas, é necessário cuidar de todos em sua equipe e do bem estar dos mesmos.

 

Lição 4: Transparência

      Em um determinado momento do filme o Comandante Skrull, até então inimigo de Danvers (foi atrás dele que ela voltou para a Terra) se revela como uma vítima e não como vilão, e pede que ela ajude seu povo e sua família para que os Kree não os aprisionem. Podemos perceber que a transparência é fundamental para o desenrolar da trama e nas organizações não é diferente, é preciso ser transparente com sua equipe sobre as expectativas e alcance das metas, ainda que a perspectiva não seja animadora, isso irá gerar confiança entre a equipe e, principalmente, em você como líder.

 

Lição 5: Intuição

      Como citado anteriormente, Carol veio para a Terra atrás de um Skrull, o que não mencionei é que esta raça de alienígenas pode adquirir a aparência de qualquer pessoa que tenha visto. Se seu inimigo pode ser qualquer pessoa como reconhece-lo? Danvers passa por isso durante o filme e para descobrir em meio a várias pessoas quem é o Skrull olha atentamente nos olhos de cada uma, até encontra-lo como uma senhora aparentemente inofensiva. No ambiente de trabalho, quando estamos conversando com alguém, temos que ter essa atenção, olhar para a pessoas nos olhos, sem nos distrair com outras coisas, só assim vamos descobrir se a pessoa está sendo verdadeira conosco.

 

      No final do filme fica claro que a única pessoa que pode te fazer chegar em sua melhor versão é você mesmo, ainda que as pessoas tentem te fazer acreditar que seu sucesso depende de forças externas isso não é verdade, o poder está dentro de você!

 Atendimento Digital SEBRAE 
WhatsApp / Chat / Facebook / E-mail ou 0800 570 0800!

 

Referência: 

https://newtrade.com.br/carreira/as-licoes-da-capita-marvel-para-se-tornar-um-super-profissional/

avatar ANDRESSA THAIS PEREIRA GONCALVES
Andressa Thais Pereira Goncalves
Atuo há 6 anos no Sebrae/PR, há 4 na área de Turismo, sou bacharel em Administração de Empresas e pós-graduada em Marketing Estratégico Digital e em Gestão Estratégica de Projetos. Posso ajudar sua empresa?favorite_outline Seguir Perfil
capa Mulheres Empreendedoras
Mulheres Empreendedoras
people 1771 participantes
Somos uma comunidade de mulheres empreendedoras, que lutam diariamente para superar as dificuldades e chegarmos onde queremos! Somos fortes e empoderadas.
fixo
Em alta
Empreender é sobre Crescer e Contribuir
20 out. 2022Empreender é sobre Crescer e Contribuir
Seja a Influenciadora do seu negócio!
10 ago. 2022Seja a Influenciadora do seu negócio!