Vender seus produtos diretamente aos clientes pode ser um modelo de negócios lucrativo. Mas algumas empresas têm problemas com marketing e todo o trabalho necessário para encontrar e manter clientes. Se você se encontrar nesta situação, considere vender no atacado para varejistas. Ao vender no atacado, você não precisa se preocupar em gerenciar um grande número de consumidores individuais. Você poderá vender mais produtos de uma vez para um número menor de clientes. No entanto, vender produtos para varejistas coloca seu negócio diante do vasto público de clientes que os distribuidores atacadistas já têm a sua disposição. É aqui que entram em jogo a pesquisa de mercado, o conhecimento dos compradores atacadistas e o poder de persuasão. Com persistência, imaginação e a estratégia certa, você pode tornar essa alternativa em realidade. Vamos lá? 1. Configure uma vitrine Para começar a vender no atacado, você precisa de uma plataforma exclusiva em que os varejistas possam comprar seus produtos sem que os consumidores espreitem ou façam pedidos. Para fazer isso, você deve configurar uma vitrine protegida por senha. Isso permite que varejistas legítimos acessem sua loja usando sua senha de lojista, vejam seus produtos com desconto e façam pedidos em grandes quantidades, além de proteger sua empresa de pedidos não aprovados. Você pode configurar facilmente uma loja protegida por senha na plataforma Shopify, por exemplo. Essa alternativa é ideal se você já vende para o varejo no Shopify ou se deseja criar um site independente e autônomo. Como alternativa, você pode usar um mercado atacadista como a Jet, para ajudar a impulsionar sua nova operação de atacado. Ao contrário de construir um site independente, você pode simplesmente fazer upload de imagens nele e suas páginas de produtos serão criadas para você; os pagamentos são integrados à plataforma. Um dos principais benefícios da venda no atacado é que, diferentemente do varejo convencional, você nem sempre precisa de um grande grupo de clientes para escalar. No entanto, é uma boa ideia fazer parceria com empresas complementares no mercado escolhido. Eles podem recomendar sua empresa a seus clientes (certifique-se de retribuir o favor), o que pode ajudá-lo a obter mais exposição e vendas. Encontrar as marcas de atacado certas para fazer parceria requer alguma pesquisa. Você precisará encontrar empresas em potencial que possam complementar sua oferta e buscar ideias sobre como trabalhar em conjunto de maneira mutuamente benéfica. Uma das melhores maneiras de conseguir novas oportunidades de atacado e até mesmo parcerias colaborativas é fazer networking em feiras. O networking é uma ferramenta fantástica para qualquer comerciante especialmente para aqueles que planejam vender no atacado. Quando você participa de feiras locais do seu setor, você está cercado por pessoas que compram e vendem produtos relacionados ao seu portfólio. Hoje existem feiras especializadas disponíveis para praticamente todos os setores, desde roupas e acessórios esportivos até ferramentas de tecnologia e comunicação. Para garantir que você não desperdice tempo e dinheiro em muitas viagens, faça sua pesquisa para descobrir quais feiras são mais propensas a atrair seu público. Você também pode considerar procurar feiras virtuais e eventos semelhantes se quiser economizar dinheiro na contratação de um estande físico. 4. Descrição e imagens perfeitas Se você quiser causar uma boa impressão nos compradores, certifique-se de tirar imagens de alta qualidade de seus produtos. Isso pode ser feito com um plano de fundo e iluminação simples (a iluminação natural funciona melhor para a maioria dos produtos) para garantir que os varejistas possam ver facilmente os detalhes mais finos de seus itens. E as descrições dos produtos? Incluir uma história é uma das melhores maneiras de envolver os compradores. Use as linhas iniciais para criar uma narrativa sobre como seu produto irá melhorar a vida dos clientes. Os atacadistas certamente perceberão que o produto será benéfico para seu público. Você pode incluir as especificações técnicas, como tamanho do produto e país de origem, posteriormente na descrição. 5. Incentive as compras Incentivos e ofertas não são apenas para os consumidores. As empresas também gostam de saber que estão fazendo um bom negócio. É por isso que a maioria dos atacadistas sempre oferece um desconto maior para seus clientes com base no volume de produtos que compram. Se você começou a rastrear varejistas que possam estar interessados em seus produtos, poderá aumentar suas chances de conversão com incentivos. Uma opção comum é oferecer descontos ou ofertas maiores para o primeiro pedido de um cliente. Outros incentivos podem incluir: Definir requisitos mínimos de pedidos baixos para que as empresas possam começar com uma compra menor; Oferecer frete grátis quando alguém pede um valor definido (em um local específico); Fornecer uma variedade de condições de pagamento, incluindo custos de assinatura mensal; Disponibilizar ofertas de pacotes quando as pessoas compram certos itens em massa juntos; Oferecer aos clientes amostras grátis e testadores. Alguns atacadistas podem até oferecer serviços semelhantes ao dropshipping, em que as empresas anunciam produtos em seu site e depois confiam no fornecedor atacadista para entregar o item ao cliente final. Criar um negócio de atacado é diferente de começar um negócio de varejo, e seguir nossas dicas pode fazer seu negócio decolar! Gostou do conteúdo? Caso queira acessar mais dicas e experiências que podem te ajudar na sua jornada empreendedora, participe da comunidade Mulheres Empreendedoras! Até mais! Acea2. Faça parceria com marcas complementares
3. Participe de feiras comerciais