Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightVida de MEIkeyboard_arrow_rightArtigos

5 dicas para eliminar gastos durante a Covid-19.

avatar RODRIGO FEYERABEND
Rodrigo Feyerabendfavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
5 dicas para eliminar gastos durante a Covid-19.
Criado em 11 MAI. 2020
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Eliminar gastos com planejamento nem sempre é uma tarefa fácil, ainda mais em um momento tão delicado com o qual estamos vivendo diante da pandemia do Covid-19.

A necessidade do isolamento social imposto pelo Covid-19 tem causado perdas expressivas no volume de vendas ou no fechamento provisório das portas de muitas empresas, afetando assim diretamente o seu fluxo de caixa. Diante desse cenário, a maior preocupação dos empresários de pequenos negócios é como manter a saúde financeira de sua empresa, cortando gastos com planejamento, o que não é uma tarefa tão simples como se parece ou imagina.

Para lhe ajudar, vou compartilhar 5 dicas de consultores especialistas em finanças e negócios aqui do Sebrae

1ª dica: Dívidas

Renegociar é a palavra do momento. Caso tenha contas pendentes esse é o momento oportuno para entrar em contato com os credores e negociar novas condições. O Governo Federal tomou algumas medidas para ajudar os pequenos negócios durante a pandemia do Covid-19. Algumas delas foram a prorrogação do pagamento dos boletos DAS referente aos meses de março, abril e maio que ficaram com seus vencimentos para os meses de outubro, novembro e dezembro, respectivamente, a prorrogação do prazo de entrega da DASN (declaração anual do MEI) que normalmente é até o dia 31/05 e foi para 30/06, além da ampliação do acesso ao crédito e criação do auxílio emergencial. Além disso, instituições financeiras aumentaram por mais 60 dias o prazo para o pagamento de dívidas e empréstimos para micro e pequenas empresas. Ou seja, mais tempo para sua empresa organizar suas despesas.

2ª dica: Produtos

Reavaliar o estoque também é uma boa forma de reduzir gastos. Analise quais produtos são mais vendidos e aqueles que tem saído menos, assim você irá entender quais produtos devem ser mantidos e quais estão precisando ser renovados, pois não estão gerando receita para a sua empresa. Então, mantenha os produtos que realmente fazem a diferença no seu caixa. Lembre-se que um estoque variado funciona muito bem quando o consumidor tem um maior poder de compra ou quando está disposto a conhecer novos produtos, o que não acontece durante um período de crise.

3ª dica: Redes sociais

Estar nas redes sociais hoje é o novo normal e imprescindível para as empresas estarem mais presentes, porém é muito importante acompanhar se as ações feitas estão dando o retorno esperado. Se o investimento nas redes sociais não estiver prosperando, a orientação é cortar esse investimento. Invista em outras estratégias gratuitas como publicações diárias, relacionamento direto com cliente com respostas personalizadas e otimização dos posts com palavras mais buscadas no Google. Lembre que estamos em um momento em que o detalhe faz toda a diferença. Então trabalhe em busca de maior qualidade invés de quantidade.

4ª dica: Bancos diversos

Você possui várias contas bancárias em bancos diversos?

Avalie se isso está valendo a pena, pois todos os bancos cobram taxas, e na maioria das vezes elas são despesas que podem ser facilmente cortadas. A sugestão é que você se relacione com um ou dois bancos, o que facilita o seu acompanhamento em relação as taxas e tarifas cobradas, evitando gastos desnecessários que não estão trazendo nenhum benefício para sua empresa. Os bancos digitais apresentam boas vantagens nesse sentido. Além de taxas reduzidas ou nulas, esses bancos são seguros e oferecem diversos canais de atendimento para seus clientes.

5ª dica: Investimentos

Você possui algum tipo de investimento aplicado? Se a resposta for sim, verifique qual o seu grau de risco (conservador, moderado ou arrojado) e o impacto que ele tem sobre a saúde financeira de sua empresa. Reforço que não estou dizendo que não devemos pensar em aplicações, mas sim, em uma criação de reserva para futuras emergências.  

E aí, gostou da publicação?

Conta para a gente o que achou nos comentários e continue nos acompanhando

Se você ainda não faz parte da Comunidade Vida de MEI, não perca tempo e vem participar com a gente!

O Sebrae está com atendimento 100% digital neste período. Mesmo de casa, vamos orientar você com relação a sua empresa.

Nos acione através dos seguintes canais:

WhatsApp / Chat / Facebook / E-mail

avatar RODRIGO FEYERABEND
Rodrigo Feyerabend
Administrador, Gestor de projeto e Consultor do Sebrae/PR.favorite_outline Seguir Perfil
capa Vida de MEI
Vida de MEI
people 7385 participantes
O espaço dedicado exclusivamente aos Microempreendedores Individuais. Aqui você encontra conteúdo para ajudar quem já é MEI na solução dos problemas, e também para guiar todos aqueles que estão pensando em se formalizar. Seja bem vindo!
fixo
Em alta
Inscrição Estadual MEI - Paraná
24 nov. 2022Inscrição Estadual MEI - Paraná
VENDAS NA INTERNET: Como trabalhar sendo afiliado
09 nov. 2021VENDAS NA INTERNET: Como trabalhar sendo afiliado
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?