Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightMarketing Digitalkeyboard_arrow_rightArtigos

5 dicas para converter mais com vídeos no YouTube

avatar DENILSON MARCOS NEPOMUCENO
Denilson Marcos Nepomucenofavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
5 dicas para converter mais com vídeos no YouTube
Criado em 19 JAN. 2021
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Não é novidade que vídeos no YouTube tem um grande potencial de conversão. Muito se deve ao seu extenso alcance, possibilidade de compartilhamento em diferentes redes sociais e plataformas, e principalmente pelo seu fácil consumo.

Porém, para alcançar um grande número de acessos e converter leads em vendas, é preciso muito mais do que abordar assuntos relevantes para sua persona. 

É preciso estar atento a pequenos detalhes que moldam toda a experiência do usuário. E é exatamente aí que você conquista a sua persona.

Se você ainda tem dúvidas sobre investir em vídeos e como você pode otimizar o alcance e melhorar a experiência do seu público-alvo, venha conhecer detalhes deste formato de conteúdo.

Benefícios de investir em vídeos 

Antes de mais nada, vale lembrar que vídeos são altamente otimizados para os mecanismos de busca do Google e indexados no caso dos vídeos do YouTube. 

Isso quer dizer que devido a otimização SEO, o seu vídeo pode ser mostrado na primeira página de pesquisa do Google. 

Já a indexação permite que o seu vídeo seja oferecido para uma gama de usuários que estejam assistindo vídeos semelhantes ao seu. Parece pouco, mas não é.

Por meio de uma ou mais de uma combinação de palavras-chave e tags, que são palavras que se relacionam com o tema do seu conteúdo audiovisual, você pode levar o seu vídeo para centenas de usuários. Isso cria engajamento com o seu conteúdo e aumenta a interação. 

Sem falar que vídeos são as mídias com maior interatividade, dinamismo e facilidade de se compartilhar, o que aumenta ainda mais as chances de viralizar. 

Especialmente, quando há grande número de compartilhamentos, visualizações, curtidas e comentários.

Ainda na questão de métricas que a sua estratégia de marketing pode alcançar, é importante ressaltar dois pontos importantes na produção de vídeo:

#1 Comunicação assertiva

Os usuários de vídeos geralmente esperam conteúdos apresentados de forma mais dinâmica, sem rodeios e direto ao ponto. 

Por isso, é muito importante apresentar uma comunicação mais assertiva de frente à câmera. Seja honesto, objetivo e direto ao abordar um assunto. 

Desta forma você estará se certificando que o seu público não abandone o vídeo antes do final e ainda colabore para uma boa experiência do seu público.

#2 Conteúdo de fácil consumo

O fácil consumo dos vídeos é o que faz deles tão populares. A possibilidade de assistir em qualquer lugar e a qualquer hora é com certeza uma de suas possibilidades mais atrativas.

Aposte em vídeos de pouca duração. Aqui qualidade não traduz quantidade. 

O recomendado é que ele não ultrapasse 10 minutos, fazendo com que o seu conteúdo prevaleça, sendo de fácil consumo sem perder relevância.

5 Dicas Para Aumentar Sua Conversão Com Vídeos

Uma boa estratégia de SEO pode alavancar os acessos aos seus vídeos, mas há outros detalhes que devem ser levados em consideração ao trazer o seu conteúdo ao YouTube, principalmente aquelas que colaboram com a experiência do usuário. 

#1 Conheça seu público

Conhecer o seu público é a parte mais importante para definir o foco do seu vídeo, uma vez que este conteúdo será direcionado para ele. 

Alinhar os interesses do seu público é importante para o seu negócio em diversas questões relacionadas à estratégia de marketing. 

Mais do que conhecer o seu público, é de bom tom ter desenhado a sua persona.

Essa ação vai auxiliar em diversas decisões relacionadas ao seu produto, serviço ou conteúdo de texto ou vídeo.

#2 Selecione temas relevantes para seu mercado

O seu cliente está inserido em seu mercado. Logo, os assuntos que são pertinentes ao seu segmento de negócio muito provavelmente são relevantes para a sua persona. 

Com isso ter uma persona bem definida é importante na hora de produzir um conteúdo, bem como, estar por dentro das tendências do seu negócio.

Fique atento aos assuntos que estão em alta e que merecem a atenção neste momento. 

E se possível, converse com outros profissionais para trazer outros pontos de vista de um mesmo assunto, isso pode enriquecer ainda mais os seus vídeos.

#3 Foque em qualidade

A qualidade do vídeo conta e muito na hora de levar conteúdo para o seu público. 

Mesmo que você conte com uma câmera profissional ou um smartphone de última geração, é sempre recomendado contar com editores para transformar seu vídeo em uma super mídia de conversão.

Atualmente existe uma gama de editores de vídeos para se fazer uma edição inteligente e deixar o seu conteúdo ainda mais interessante, atraindo a atenção do seu público e prendê-lo dentro do vídeo. 

A escolha do programa vai depender da sua finalidade, habilidade e demanda.

#4 Escreva um bom roteiro com boas CTAs

Ligar a câmera e sair falando sobre qualquer assunto pode ser um sucesso, mas às vezes pode ser um desastre total. 

Por isso, se tratando do seu negócio, é importante fazer um roteiro muito bem pensado e estruturado. 

Além de criar um roteiro criativo e dinâmico, conte também com técnicas de Call To Actions (CTAs), que motive ações. 

Colocadas em pontos estratégicos e usadas de forma inteligente, o seu vídeo pode vir a converter mais do que você imagina.

No YouTube é possível deixar disponível cards no vídeo, que são botões na tela para o usuário clicar e ser direcionado para outros vídeos ou páginas.

É uma boa estratégia para incitar a ação sem necessariamente deixar o usuário se sentir forçado.

#5 Busque estratégias para reter os seus clientes

A versatilidade de vídeos não está apenas em converter a sua persona em clientes ou em vendas, mas também serve para manter os seus clientes convertidos. 

Quanto mais conteúdo você produzir, mais temas abordar, maiores serão as chances de conversão e caminhar para uma maior taxa de retenção de clientes. 

Lembre-se que um cliente antigo já conhece sua marca. Então, foque em produzir conteúdo para este público, trazendo novidades sobre a sua marca, produto ou serviço.

Embora muitos empreendedores optem por e-mail marketing e outras formas de prospecção de clientes mais convencionais, isso não deve limitar a busca por inovação e investimento no digital. 

Ter uma visão mais ampla sobre o seu negócio consiste em olhar para outros direcionamentos no marketing.

avatar DENILSON MARCOS NEPOMUCENO
Denilson Marcos Nepomuceno
favorite_outline Seguir Perfil
capa Marketing Digital
Marketing Digital
people 2891 participantes
A comunidade tem como objetivo trazer o melhor das práticas de marketing digital e entregar conteúdos que ajudem a todos que participam da Comunidade Sebrae a melhorar o seu negócio e inspirar novas ideias na área de Marketing Digital!
fixo
Em alta
Quanto investir em tráfego pago
01 nov. 2022Quanto investir em tráfego pago
A Comunidade Sebrae mudou! Leia e entenda.
19 out. 2023A Comunidade Sebrae mudou! Leia e entenda.