Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightVarejo keyboard_arrow_rightArtigos

5 dicas para Controlar as Finanças do Salão de Beleza

avatar MARIANA CARVALHO GARCIA DE SOUZA
Mariana Carvalho Garcia De Souzafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
5 dicas para Controlar as Finanças do Salão de Beleza
Criado em 14 MAI. 2020
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Em tempos de incertezas econômicas e crise devido a pandemia do Coronavírus, a gestão financeira, que já era importante, se tornou essencial.

Neste post, preparei 5 dicas para você conseguir controlar as finanças do seu Salão de Beleza. 

Emporium Da Beleza GIF - EmporiumDaBeleza GIFs

 

1. Controle o Dinheiro

Se você não souber o quanto entra no caixa e o quanto precisa sair, não saberá se o salão de beleza está efetivamente dando lucro ou prejuízo. 

Planilhas são ótimas opções para controlar tudo que acontece entre o faturamento e as contas a pagar e identificar o movimento que o seu dinheiro faz para desenvolver o negócio.

Diferencie as formas de pagamento mais usadas para fornecedores e também para recebimento dos clientes, como cheques, boletos, cartão e quais contas operam essa movimentação para saber onde o dinheiro entra e sai.

Tenha na ponta do lápis todas as tarifas deduzidas de serviços, como conta-corrente, operadora da máquina de cartão, água, luz, telefone e internet.

Acompanhe os custos para saber se as cobranças estão de acordo com a contratação e se houve algum aumento ou cobrança indevida, que pode acontecer.

 

2. Estude seu Mercado

Conheça o ramo de beleza e estética e entenda como é o movimento deste mercado para não ser pego de surpresa, principalmente agora. 

Estude tendências para o mercado em períodos de crise e na retomada da mesma. É importante compreender o ritmo do seu ramo de atuação para planejar as finanças e saber quando investir e quando poupar.

Ter essas informações de forma clara permitem traçar um planejamento de curto e médio prazo para o negócio.

 

3. Evite Desperdícios

Se até agora você não tinha um controle dos produtos, esse é o momento ideal para começar. Evitar desperdícios é um grande passo em momentos de crise.

O controle de uso dos produtos e ferramentas é essencial para que se gaste apenas o necessário ao atender os clientes e realizar procedimentos.

Shampoo, condicionador, água, produtos ligados na tomada. Tudo pode ser dosado e usado conforme a necessidade. Preste atenção no uso de seus equipamentos e veja a diferença na hora de pagar as contas e repor o estoque.

 

4. Controle seu Estoque

Para evitar compras sem necessidade e desfalque de produtos, tenha sempre o controle de estoque atualizado.

É interessante que alguém seja responsável pela verificação dos produtos e controle de uso dos mesmos para saber quando pedir ao fornecedor e qual a quantidade ideal.

Muitos empresários pecam por não dar atenção ao estoque e nem percebem que o seu dinheiro vai embora porque prateleiras estão cheias ou com mercadoria mal usada.

Compre o produto necessário na quantidade essencial e veja a diferença. Isso também vale para os produtos à venda no salão; invista conforme a demanda e interesse da clientela.

 

5. Treine sua Equipe

Nenhuma das dicas anteriores será efetivamente boa se você não tiver profissionais bem preparados para colaborar com o crescimento do salão e melhor uso de suas finanças.

No treinamento de iniciação de sua equipe, ensine-os sobre o estoque, uso de produtos e qual a melhor forma de economizar e ainda otimizar um serviço.

Suas técnicas devem beneficiar os próprios profissionais que trabalharão para essa economia e bom uso dos recursos. Mostre como usufruir deste trabalho bem pensado pode ser melhor para execução de procedimentos e o atendimento final e sua equipe participará da sua proposta.

Agora é arregaçar as mangas e planejar as finanças do salão para maior controle de recursos e aumentar as chances de um investimento mais significativo para seu salão de beleza!

E aí, gostou da publicação?

Conta para a gente o que achou nos comentários e continue nos acompanhando 

Se você ainda não faz parte da Comunidade de Salão de Beleza, não perca tempo e vem participar com a gente!

O Sebrae está com atendimento 100% digital neste período. Mesmo de casa, vamos orientar você com relação a sua empresa.

Nos acione através dos seguintes canais:

 WhatsApp / Chat / Facebook / E-mail 

avatar MARIANA CARVALHO GARCIA DE SOUZA
Mariana Carvalho Garcia De Souza
favorite_outline Seguir Perfil
capa Varejo
Varejo
people 3803 participantes
Um local criado para oferecer ao EMPRESÁRIO DO VAREJO conteúdos relevantes e atualizados, tendências, cursos e interação com atores do ecossistema, gerando conhecimento e networking.
fixo
Em alta
Canvas de Vendas: uma ferramenta simples, visual e prática para a sua empresa
09 nov. 2021Canvas de Vendas: uma ferramenta simples, visual e prática para a sua empresa
Como a automação industrial impacta nossas vidas
09 ago. 2021Como a automação industrial impacta nossas vidas
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?