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5 Dicas para aumentar suas vendas

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5 Dicas para aumentar suas vendas
1 pessoa curtiu esse artigo
Criado em 20 JAN. 2022
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Em tempos de crise, é necessário se reinventar. Lojistas, em meio às incertezas, buscam descobrir como aumentar as vendas para manter a sustentabilidade do negócio.

Entretanto, são muitos os que esquecem que há passos básicos que podem ser revisados e aprimorados a qualquer momento e não somente em períodos de instabilidade econômica.

Aqui trago 5 dicas para você e a última é a mais importante, não deixe de ler até o final!

1.  Conheça seu público e o comportamento de compra

Quando falamos do seu cliente, você deve saber quais são as suas preferências, gostos, renda média, estado civil, etc. Em caso de vendas consultivas, a qualificação de leads é uma ação importante para entender suas necessidades. Nesse processo de qualificação, é possível captar muitas informações que também são uma constante do seu público-alvo.

Importante traçar um perfil do seu consumidor. Saber quem é, quantos anos tem, o que gosta de fazer, onde mora. Saber quais os produtos e hábitos que eles consomem e entender o que você poderá promover para satisfazer o seu público.

Importante ouvi-lo, escutá-lo e oferecer o que ele deseja e não o que você tem. Aqui cabe entender a Jornada do Consumidor onde você conseguirá analisar cada passo do seu cliente até o momento decisivo da compra.

Além de determinar o perfil do seu público, outra dica poderosa para aumentar as vendas é acompanhar o comportamento de compra do seu consumidor. Hoje em dia, tudo é muito dinâmico, inclusive, a maneira como os consumidores mudam de opinião.

Pense como as pessoas faziam compras há cinco, dez anos, hoje é igual? Atualmente, milhões de consumidores usam o celular para pesquisar, adquirir produtos, serviços e ainda para reclamar de alguma experiência de compra negativa.

2.  Aposte no marketing digital

Muitas empresas negligenciam o marketing. Mas hoje o marketing é importante para as pequenas empresas.

Se você ainda não começou a investir em marketing, você pode ficar para trás em relação a sua concorrência. Considere expandir seus esforços de marketing, quer através do aumento de seus investimentos já existentes ou através da implementação de novas ações de marketing.

As campanhas de alto impacto e curto prazo tendem a ser particularmente eficazes nessa época do ano, e então você pode investir nas redes sociais, envio de email marketing e anúncios no Google. Não esqueça de entregar sempre conteúdo para o seu público, seja autoridade dentro do seu nicho de mercado.

Algumas táticas que você pode começar hoje mesmo:

Redes Sociais: são um excelente canal, por possuírem um enorme volume de pessoas que as usam, pelos recursos que fornecem às empresas para atração, engajamento e até vendas diretas para pessoas interessadas na sua marca.

Marketing de Conteúdo: produza conteúdos que auxiliem nas dúvidas dos seus consumidores e potenciais clientes. Uma forma de atrair pessoa interessadas e de engajar ainda mais os seus seguidores.

E-mail Marketing: uma das formas que apresenta melhor taxa de conversão no Marketing Digital. Aqui você consegue manter o relacionamento com seus possíveis clientes e fazê-los lembrar da sua marca o tempo todo.

3.  Aposte no relacionamento com o cliente

Atrair e conquistar novos clientes é muito importante e satisfatório, mas investir nos consumidores que já são seus clientes é muito importante para manter a alta conversão de vendas.

Afinal, quem é seu cliente, já foi conquistado, sendo muito mais fácil fazer com que ele adquira o seu produto ou serviço novamente e melhor ainda, indique para outras pessoas.

Claro que para isso acontecer, é preciso disponibilizar qualidade, bom atendimento, mas também exige que você crie uma relação com ele.

Faça ele se sentir importante e você verá que o seu cliente se tornará fiel a sua marca.

Lembre de celebrar o aniversário com uma mensagem, um cupom de desconto, um email com algumas informações de conteúdo que ele possa se interessar, mantenha sempre o contato com ele.

A experiência do usuário nunca esteve tão em alta como agora, pois as empresas estão cada vez mais conscientes de que precisam focar seus esforços em seus clientes e não em um produto ou serviço.

Podemos notar essa mudança de comportamento com a vinda de startups e empresas que pelo simples fato de colocarem seus clientes em primeiro lugar , revolucionaram a forma de comunicação e trabalho, como algumas Startups que pensaram na usabilidade dos seus clientes e revolucionaram seus mercados.         

4.  Emocionar para vender

Usar a emoção é uma das melhores estratégias para aumentar as vendas. O êxito de uma abordagem está diretamente relacionada com o que é dito e também com a forma como é dito. Ter um discurso de vendas emocionante engaja e captura a atenção do cliente, mantendo a conversa na direção certa.

Use gatilhos mentais de autoridade falando sobre sua empresa, os benefícios de sua solução, os clientes com quem trabalhou, as razões pelas quais seu prospect deve comprar com você. Mas não deixe de falar sobre ele e sobre como o seu serviço poderá fazê-lo se sentir e quais problemas irá resolver.

Gerar rapport é essencial para engajar o prospect. É fato, emoção vende, basta identificar os momentos certos durante a conversa para usá-la a seu favor.

Vou te dar alguns exemplos da técnica de RAPPORT para você começar a executar agora mesmo:

  • Contato visual

Mantenha sua atenção no cliente, demonstre alegria e interesse em atendê-lo. Faz sentido não? Nada mais chato do que ir em um estabelecimento e sentir que a pessoa que está lhe atendendo está de má vontade não é?

  • Fale devagar

Falar devagar também é importante. A sua calma ao falar irá demonstrar autoconfiança e deixar o cliente mais confortável.

  • Comunicação verbal

Evite gírias e linguagem técnica com o cliente, seja o mais claro possível . Parta sempre do pressuposto que seu cliente é leigo no assunto e que não conhece os termos do seu negócio.

  • Nunca entre em assuntos controversos

Seja imparcial em relação à política, futebol, religião, aborto, etc. Evite qualquer indisposição com cliente por abordar tais assuntos.

  • Ouça mais do que fala

SEMPRE escute seu cliente, entenda o que ele está buscando (a dor do cliente). Somente escutando é que você conseguirá entregar a solução que ele está procurando.

  • Parafraseie

Parafrasear é basicamente repetir o que o cliente diz. Fazer isso mostra que você se importa com as preocupações, desejos e sonhos do cliente.

  • Não bajule

Nunca demonstre emoção ou surpresa em excesso. Se o cliente contar que possui um helicóptero, um iate, é amigo de uma celebridade, trate isso da forma mais natural possível.

  • Mantenha a linguagem corporal e o diálogo em sincronia

Umas das melhores técnicas é a do espelhamento: sem exageros, tente repetir movimentos e também palavras, termos que seu cliente esteja adotando. Pode parecer bastante estranho de início, mas é a forma mais eficiente e profunda de rapport.

5. Participe da Feira do Empreendedor

O Sebrae preparou mais uma edição da Feira do Empreendedor. 100% online e gratuita com inúmeros assuntos, desde como aumentar suas vendas, como abrir sua empresa até como fazer para inovar.

Serão 14 jornadas e acontecerá entre os dias 23 a 27 de Outubro. Inscreva-se agora! Basta clicar neste link.

O cliente é seu ponto central. Estabeleça suas metas, planejamentos com foco no cliente e obterá sucesso nas suas vendas.

Precisa de ajuda? Fale com o Sebrae e tire suas dúvidas!

Você pode deixar o seu comentário aqui, ligar para 0800 570 0800 ou nos chamar no WhatsApp clicando aqui.

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