Que o Marketing Digital é uma excelente ferramenta para crescer sua marca no online é um fato, mas será que sua marca está preparada para crescer se ocupar um lugar único na mente e no coração do consumidor?
Vem comigo que nesse post eu vou te mostrar 5 coisas que sua marca precisa ficar atenta antes de expandir no ambiente digital.
Tenha suas redes sociais atualizadas com as informações corretas (e completas!)
Um erro comum dentro do segmento de pequenas empresas é impulsionar algumas publicações em redes sociais, mas elas estarem com informações faltando ou links quebrados (você clica e ele não leva a página nenhuma). Pode parecer bobo, mas acontece frequentemente.
Se você é o dono de um restaurante ou uma loja de roupas, por exemplo, garanta que a localização esteja marcada corretamente em todos os posts no perfil do seu Instagram, bem como na bio e no site da sua marca. Já cansei de ser impactado por publicidade e ficar me perguntando "mas será que é em São Paulo?" ou "até que horas fica aberto? No site deles não diz" e acabar optando por outro estabelecimento.
Garanta que seu logotipo esteja em todas as publicações
Um dos grandes desafios do branding é justamente associar o nome da sua marca ao logotipo dela para se tornar facilmente reconhecível. É aquele fenômeno de ver um post e já saber de qual marca estamos falando. Este é um outro erro clássico cometido: uma hamburgueria faz um post com uma fotografia deliciosa, mas não mostra nenhum logo do restaurante. Uma vez que esse conteúdo é compartilhado numa timeline ou através de um post patrocinado sem o logo, as chances do consumidor saber que é da sua marca são bem pequenas.
A dica aqui é criar uma barrinha / moldura no post contendo sempre o logotipo (se possível) ou pelo menos o @ do seu negócio em todas publicações.
Tenha uma identidade visual marcante
Sabe quando você vê um anúncio do Itaú todo laranja e azul e você já sabe que é deles sem nem ver o logotipo? É desse tipo de identidade visual que estou falando. Antes de sair criando posts ou landing pages, garanta que você tem cores que te diferenciam dos seus concorrentes e que o consumidor, ao bater o olho, vai saber logo de cara que é você.
Caso ele ainda não te conheça, é a partir dessa construção de identidade que ele vai criando uma associação na mente. Lembre-se que essa identidade tem que estar refletida em tudo: site, redes sociais, anúncios de display, vídeos, etc.
Tenha uma mensagem clara
Segundo uma pesquisa realizada pela RedCrow Marketing em 2021, uma americano vê em média 4.000 anúncios por dia. Se trouxermos para realidade brasileira teremos um número próximo a esse. Como será que o consumidor irá lembrar de você? Por isso, minha dica aqui é você ter uma mensagem clara e objetiva em todas as suas peças de comunicação. Apenas uma ou, no máximo 2, para ser trabalhada. Quer se destacar por ter "o melhor pão de queijo vegano da região?", então trabalhe essa mensagem o máximo que der antes de partir pra próxima.
Revise os lugares onde você vai anunciar sua marca
Pode parecer bobagem, mas é muito comum ver marcas que pregam por diversidade, por exemplo, acabarem anunciando em sites na rede de display que tenham algum discurso de ódio em sua propriedade ou até contar com uma equipe de escritores que, em algum momento da vida, já tiveram histórico de atitudes racistas e/ou homofóbicas, por exemplo. E você não quer sua marca associada a isso, certo?
Logo, minha dica é que você revise todos os sites que você irá anunciar (bem como as segmentações) e negative aqueles que podem depor contra o posicionamento da sua marca. Usei um caso extremo de pautas de minorias, mas você pode negativar também segmentos que são o oposto do que sua marca vende: uma marca vegetariana anunciando em um portal de churrasco. Pode acontecer, então fique atento.
Seguindo essas 5 dicas eu tenho certeza que você terá uma marca pronta para poder expandir utilizando todas as ferramentas de marketing digital disponíveis para você. Não esqueça que a marca é o principal ativo da sua empresa (único e intransferível) então cuide bem dela para que seu consumidor consiga: compreender sua mensagem, te ache facilmente, com um visual marcante e com uma comunicação reconhecível no sites ou segmentações corretas para o que você prega.
Conte com a comunidade de Marketing Digital também para aprender mais sobre como cada ferramenta pode te ajudar a alavancar seus negócios, como também se conectar com outros membros dela para trocar figurinhas, aprendizados, erros e acertos, beleza?
Mas me conta: qual a principal dificuldade com a estratégia de branding que você enfrenta hoje no seu negócio?
Créditos:
- Imagem cedida gentilmente pela MK +2 no Unsplash