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4 Passos para validar uma ideia

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4 Passos para validar uma ideia
Criado em 28 AGO. 2019
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Hoje vamos falar de Validação. O que é a validação de um negócio e para que isso serve?

Um negócio, uma oportunidade, começa sempre com uma boa ideia não é mesmo? Mas como validar essa ideia, saber se realmente ela é executável, antes de realizar altos investimentos.

Validação: É uma etapa decisiva para o futuro do negócio. É nessa fase onde o empreendedor decide se continua ou não no desenvolvimento do seu projeto. Basicamente um teste (na prática) de aceitação do seu produto ou serviço, com o usuário; pois quem valida sua ideia é o consumidor/cliente.

A Validação serve para evitar desperdício de tempo, esforço e recursos. Ela vai indicar se a sua ideia de negócio pode funcionar no mundo real.

Legal, não é mesmo, mitigar os riscos e tomar decisões mais assertivas.

Então como validar?

Passo 1: Primeiramente pesquise no mercado se mais alguém já teve essa ideia. Se sim ou se não, essa etapa é importante para você verificar se é um segmento muito concorrido e/ou se existe mercado a ser explorado. Já pense em possíveis diferenciais em seu produto/serviço.

Passo 2: Consulte pessoas (que seja um público potencial dentro do seu segmento) para coletar um bom feedback. Ele deve ser honesto suficiente para realmente dizer se sua ideia pode ser boa mesmo não só para você, mas para um segmento de clientes. Afinal você precisa ver se existe demanda para o seu produto ou serviço. Pense: Que problema você resolve para seu público???

Passo 3: Mantenha sua mente aberta. Sempre esteja disposto a ouvir e aceitar críticas dos entrevistados. A opinião de um cliente vale ouro mesmo. Com ela, você pode promover melhorias no seu produto ou serviço, e assim conquistar e fidelizar cada vez mais.

Passo 4: Defina pontos principais do seu modelo de negócio. Aahhh!!! Chegou a hora de utilizar aquela velha e clássica ferramenta que você já conhece, o Business Model Canvas.

Com o Canvas você responde quatro questões chave para seu modelo de negócio:

  1. Como?
  2. O que?
  3. Para quem?
  4. Quanto?

Agora você já sabe se sua ideia é viável e exequível.  O sucesso vai depender de n fatores é claro, mas se você validou, encontrou um bom modelo de negócio e tem uma equipe engajada e com um conjunto de competências, você certamente estará a um passo à frente.

Uma última dica importantíssima. Não deixe de utilizar o Diagrama de Eric Ries (Lean Startup) e ficar de olho nas tendências. Possivelmente você terá que fazer ajustes (pivotagem) nos seus planos no decorrer da sua trajetória (faz parte). E esse ciclo deve ser contínuo e infinito. Bora lá!!!!

 

Que lição podemos tirar disso tudo?

Não se lança de cara um produto ou serviço final no mercado, sem antes testar. Primeiro monte um protótipo, teste e comece pequeno, mas pensando GRANDE, e aos poucos vai aprimorando, certo!?

Boa Sorte em seus negócios e por hoje é só!!!

Um abraço

Déborah Marques 

 

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Deborah Vieira Marques
Curiosa, criativa e entusiasta | Graduada em Economia pela UFPR | Ps-graduada em MBA Gesto Empresarial pela UP | Customer Success | Redatora web.favorite_outline Seguir Perfil
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