Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightVarejo keyboard_arrow_rightArtigos

4 motivos para não realizar controle de estoque no Excel.

avatar RENATA HELLY JACON
Renata Helly Jaconfavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
4 motivos para não realizar controle de estoque no Excel.
Criado em
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Se você é dono de uma empresa, com certeza já pensou: qual a melhor forma de organizar a gestão do meu patrimônio? Porém, uma coisa podemos te dizer: não controle sua planilha do Excel.


Existem várias razões pelas quais você não deve administrar seu negócio dessa maneira e, para que você saiba as razões pelas quais você não deve executá-lo, escrevi este artigo.


Sem parecer um parceiro, o Excel muitas vezes não é a melhor forma de organizar sua empresa. Isso acontece por vários motivos, mas o principal é que as planilhas estão desatualizadas.


Em geral, as planilhas do Excel foram e, de certa forma, ainda são as companheiras da empresa. Mas, você já parou para pensar o quanto isso pode ser útil?


Uma planilha pode ser útil durante o planejamento, explicando alguns cálculos, mas nem sempre.


Atualmente, existem softwares que podem fazer o trabalho de uma planilha Excel e ir além, fornecendo informações, técnicas, um banco de dados confiável e muito mais.


Enquanto isso, eu apenas dei motivos para você usar a planilha para outros fins, não foi?


No entanto, gostaria de saber quais são os 4 motivos pelos quais você não deve usar o Excel na hora de gerenciar seu estoque?

Então continue lendo abaixo :)


Agora que você já ouviu falar quando é importante usar o Excel, vamos ao que interessa.

4 motivos para não usar o Excel para gerenciar estoque.


Risco de perda de dados

O primeiro motivo é o que vai fazer você pensar nas planilhas do Excel: o risco de perda de dados.


Imagine, você tem uma enorme tabela de Excel, com mais de 10.000 linhas que você e seus funcionários precisam alimentar todos os dias, pois faz parte do controle de estoque.


Um belo dia, quando um de seus funcionários estava trocando uma planilha, a luz no local onde sua empresa está localizada se apagou e quando voltou, você e seus funcionários não tinham certeza do quanto isso afetou a planilha.


Pense na quantidade de trabalho e esforço perdido agora, seria melhor ter esses dados online, certo? Assim, esses dados serão atualizados a cada segundo e se a luz se apagar não haverá acidentes.


Reduzir a produtividade

Dessa forma, podemos falar do segundo motivo: o uso de planilhas do Excel prejudica a produtividade. Mas como? Você deve estar se perguntando.


Por não estar conectado a uma rede de Internet, o Excel não integra os dados da empresa. Portanto, você precisa de várias planilhas disponíveis no sistema para poder gerenciar sua empresa.


Então, se você está vendendo, há pelo menos duas tabelas que você precisa preencher: a tabela financeira da empresa e a planilha de controle de estoque.


Além disso, como essas planilhas não são automatizadas, elas precisam ser atualizadas de determinadas formas, o que atrapalha a produtividade do trabalho, pois se ocorrer um erro, todos os dados podem ser perturbados.


Por isso, por medo de trocar a planilha de forma errada, muitos trabalhadores evitam preencher a mesma imediatamente, o que mostra uma diminuição na produtividade.


Falta de confiabilidade das informações

A próxima razão é esta: falta de confiabilidade das informações. Você não entendeu? Então pense comigo.


As planilhas do Excel, por serem altamente personalizáveis, possuem algumas fórmulas que podem fornecer informações valiosas, certo?


Como essas fórmulas e configurações são feitas por humanos, às vezes podem apresentar erros ou podem não ser otimizadas ao longo do tempo.


Ou seja, desde que quem preparou a planilha o tenha feito corretamente, um erro de quem digitou os dados pode atrapalhar o controle de sua planilha e, consequentemente, os dados inseridos em suas linhas não são mais válidos.


Com isso, surge uma série de dúvidas: o controle de estoque que fiz até agora está correto, ou houve algum erro no caminho?


Aumentos de custo

Por fim, temos o último motivo para não fazermos o controle de estoque no Excel: aumento de custos.


Embora essas planilhas sejam gratuitas, cuidar de alguém ou de um grupo, alimentar essas tabelas pode sair muito caro para a empresa e poder fazer tudo isso de forma automatizada e sem riscos, parece ser o melhor.


Então, agora que você entende porque não usar o Excel para gerenciar o estoque da sua empresa, que tal entender qual a melhor solução para se livrar dessa ferramenta? Leia abaixo.


Qual é a melhor solução?


Agora que você entende que fazer um controle de estoque em Excel pode ser perigoso, você deve se perguntar: mas qual é a melhor solução? Você pode nos deixar explicar!


O Excel nem sempre foi perigoso para os empreendedores, pelo contrário, por muito tempo suas funções foram muito úteis e economizaram muito tempo. Porém, o tempo passou e agora temos ferramentas mais modernas e rápidas que essa planilha.


Por isso, a melhor solução para você que não quer mais controlar o estoque da sua empresa usando o Excel é contratar um software que preste esse tipo de serviço.


Atualmente, existem diversas ferramentas que atuam como banco de dados e fornecem insights e conclusões incríveis sobre o seu negócio. vhsys é uma delas. Vale a pena conferir.

avatar RENATA HELLY JACON
Renata Helly Jacon
Empreendedora, formada em Marketing, Redatora e Analista de SEO Jr. Escrever sempre foi uma parte importante da sua personalidade, encontrei na redação a possibilidade de levar conhecimento para empreendedores, como eu.favorite_outline Seguir Perfil
capa Varejo
Varejo
people 3847 participantes
Um local criado para oferecer ao EMPRESÁRIO DO VAREJO conteúdos relevantes e atualizados, tendências, cursos e interação com atores do ecossistema, gerando conhecimento e networking.
fixo
Em alta
Canvas de Vendas: uma ferramenta simples, visual e prática para a sua empresa
09 nov. 2021Canvas de Vendas: uma ferramenta simples, visual e prática para a sua empresa
Como a automação industrial impacta nossas vidas
09 ago. 2021Como a automação industrial impacta nossas vidas
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?