Gerenciar uma empresa tem seus desafios, e em tempos de crise essa tarefa não está sendo fácil para muitas empresas.
A cada dia que passa, o perigo do coronavírus e da previsão de crise econônica se tornam maiores, e isso ameaça a sobrevivência do seu negócio.
Para auxiliar a gestão financeira da sua empresa neste período, vou te ensinar 4 passos para equilibrar suas finanças.
Etapa 1: Levantamento de Dados
Para ter embasamento nas decisões que a empresa precisará tomar, na primeira etapa, é necessário fazer um levantamento das despesas previstas para os próximos três meses.
Se possível separamento os gastos por tipo de despesa como: aluguel, funcionários, energia, fornecedor, entre outros.
Além das despesas é importante levantar a estrutura de receitas previstas para os próximos três meses, para verificarmos a possibilidade de caixa.
Etapa 2: Definição de Prioridades
Após conhecer toda a estrutura de despesas a pagar nos próximos meses, fica mais fácil tomar decisões financeiras, priorizando, por exemplo, despesas com maior impacto nos negócios (matéria prima, aluguel, etc).
Etapa 3: Estratégias e Ações
Conhecemento todas as despesas e receitas e elencando as prioridades fica mais fácil para o empresário tomar decisões. A cada uma das ações definidas, exemplos abaixo, colocar período, resultado esperado e um responsável pela ação.
Estratégias para redução de custos:
Renegociação e prazos: negocie com os fornecedores um aumento nos prazos de pagamento, procure renegociar dívidas com instituições financeiras buscando aumentar o prazo de pagamento e/ou adequar o valor pago mensalmente de acordo com seu novo faturamento. Evite adquirir novas despesas que são sejam extremamente necessárias para a continuidade dos seus negócios.
Estratégias para aumentar o seu faturamento:
Início de vendas ou otimização de vendas digitais. Promoção de produtos que estão a muito tempo em estoque. Disponibilização de entrega de produtos para não perder clientes. Ampliar e diversificar as formas de pagamento. Aumente as estratégias de divulgação da sua empresa em redes sociais. Pense em um novo produto ou serviço para ser vendido durante a crise.
Etapa 4: Monitoramento
Acompanhar as estratégias definidas para ver se estão trazendo os resultados esperados. Nesta etapa é ideal manter atualizado o Fluxo de Caixa, acompanhando as receitas e despesas futuras para ver se as previsões estão acontecendo conforme o previsto.
Você precisa de ajuda para sua empresa? O Sebrae PR esta atendendo 100% de forma online e gratuita. Mesmo de casa, vamos orientar você, com relação a sua empresa. Nos acione através dos seguintes canais: WhatsApp / Chat / Facebook / E-mail
Curta, comente e compartilhe para que outros empresários possam equilibrar suas finanças durante a crise.